Ajuda Urgente!!

Bom dia!

Bom como alguns sabem eu encaminhei meus documentos pra Portugal(Lisboa) e me encaminharam uma carta dizendo o seguinte sobre minha certidao de inteiro teor.

Nos termos do nº 8, do artº 37º, do Decreto-Lei nº 237-A/06, de 14 de Dezembro, que aprovou o Regulamento da Nacionalidade Portuguesa deverá V.Exa. apresentar certidão devidamente legalizada pelas autoridades competentes (Consulado Geral de Portugal no Brasil) nos termos do citado artigo em conjugação com o artigo 540º do Código de Processo Civil.

Nos termos do nº 3, do artº 37º, do Decreto-Lei 237-A/06, de 14 de Dezembro, que aprovou o Regulamento da Nacionalidade Portuguesa, as certidões destinadas a instruir processos de atribuição de nacionalidade portuguesa devem ser de cópia integral e emitidas por fotocópias do assento, pelo que solicitamos que seja remetida certidão de nascimento que preencha os requisitos do referido preceito legal.
 Tratando-se de certidão proveniente do Brasil será aceite, para o efeito, certidão de "INTEIRO TEOR".
 Quanto ao prazo da notificação, consideram-se 20 dias uteis a que acrescem 30 dias.

 

Não sei o que faltou, mas gostaria que pudessem me ajudar, ja tirei outra certidao de inteiro teor e encaminhei pro itamaraty.

em seguida é só mandar pro consulado portugues?

e outra será que eles prorrogam este prazo, porque no itamaraty é rápido mas no consulado não sei.

E pelo que me lembro fiz todo esse processo, será que eles irão aceitar? ou será que falta alguma coisa?

Obrigada desde já!

Comentários

  • Fanny,
    Certidao de nascimento em Inteiro Teor com a firma do escrevente que a emitiu reconhecida.
    Logo envie para o Itamaraty ou a um escritorio do mesmo na cidade que voce more. Em Sao Paulo atendem por correio em outros estados ha que investigar.
    Logo, envie ao consulado portugues para legalizacao. Em SP é pelo correio. Se for o seu caso veja no site do consulado os requisitos.
    Quanto ao prazo, lhe deram 50 dias, acho que é mais que suficiente se voce comecou imediatamente. Caso tenha problemas para cumpri-lo, peca uma extensao do prazo. Eles geramente concordam.
  • Fanny

    Caso o cartorio não tenha a firma do escrevente, eles mesmo do cartorio podem solicitar a firma e com urgência. Lembro que qdo precisei reconhecer a minha certidão, sendo esta de SP e u morando em SC, fui até o cartorio e expliquei para oque se destinava e que precisava desse reconhecimento com urgência. O cartorio de SP mandou por fax e o cartorio de SC reconheceu a firma na hora. Não se preocupe, vai dar tudo certo!!! Boa sorte.
  • Pessoal eu encaminhei pro itamaraty primeiro, a unica coisa que não entedi direito é (com a firma do escrevente que a emitiu reconhecida) vou no cartório? tem algum especifico?
    obrigada mais uma vez
  • reconhecimento da firma

    O Que segnifica isto? Pelo Que entendi e reconhecer assinatura de alguem .podiam explicar bem isto .queria saber se a sinatura do declaranti da certidao ou da conservatoria ou a minha assinatura?
  • Quando emitiram a sua certidão em inteiro teor o escrevente assinou ela, mas não reconheceu firma da assinatura dele, é só vc voltar la reconhecer firma da assinatura dele, é simples rápido e barato.
  • imagejoao neto:
    O Que segnifica isto? Pelo Que entendi e reconhecer assinatura de alguem .podiam explicar bem isto .queria saber se a sinatura do declaranti da certidao ou da conservatoria ou a minha assinatura?


    João

    Toda a certidão emitida num cartorio, foi OBRIGATORIAMENTE assinada ou pelo escrevente ou pelo notario. Qdo pede-se firma reconhecida na certidão é SEMPRE  de uma dessas 2 pessoas, entendeu?

    Vc so pode reconhecer a SUA firma em documentos que VOCE mesmo assinou. No caso de pedidos de cidadania por atribuição, vc devera reconhecer a SUA assinatura no modelo 1C.

  • Esse reconhecimento de firma do escrevente é também chamado de sinal público, geralmente é feito em um segundo cartório. Toda certidão que solicitava para envio a Lisboa ou ao Porto, eu já passava em outro cartório de registro civil e pedia o sinal público, depois enviava para o Itamaraty, quando se tratava de certidão de nascimento, e por último no consulado. 
    Esse sinal público me ajudou algumas vezes, pois solicitei algumas certidões do Mato Grosso  e como eu moro no Paraná, pude fazer o sinal público aqui e enviar para o consulado de Curitiba.
  • [APAGADO]
  • ok entao preciso reconhecer firma da assinaturo do escrevente? agora o modelo 1C ja foi enviado juntamente com todos os outro documentos em dezembro, será que preciso fazer novamente o  modelo 1C, pois a unica coisa que me informaram que estava errada era a certidão!
  • Deve mandar somente a certidao da forma como eles pediram e a carta que recebeu com o numero do processo, assim como eles indicam.
  • Gente como eu havia dito acima, eu encaminhei primeiro ao itamaraty, tem problema eu ir agora no cartorio reconhecer a assinatura da escrevente? 
  • Denise o meu problema com relação a carta é que eles só me falaram que a certidao nao estava devidamente legalizada, entao tirei outra, ja mandei pro itamaraty e ja chegou. agora eu preciso reconhecei firma da assinatura da escrevente e depois mando pro consulado brasileiro e depois pra lisboa?
  • Normalmente ao tirar a certidao esta ja tem que vir com a firma do escrevente reconhecida.
    Dai manda-se ao Itamaraty e a continuacao ao consulado de Portugal para legalizacao.

  • Bom vou levar no cartorio e ver, e em seguida mando pro itamaraty!
  • bom até agora obrigada!


  • Fany, liga no cartório, e pede pra te informarem onde este escrevente tem firma aberta e vai até lá e reconhece é só isso, aconteceu comigo tbm......é tranquilo nada pra se preocupar.....
  • imageFanny cardoso:
    Gente como eu havia dito acima, eu encaminhei primeiro ao itamaraty, tem problema eu ir agora no cartorio reconhecer a assinatura da escrevente? 
    Nao tem problema pq tb fiz isso e foi aceito e ja tenho a cidadania. Mas depois do itamaraty nao esqueca de mandar para o consulado. Nao demora nao. Eu fiz com a certidao original para evitar problema.
  • Tem que ser a certidao original!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.