Como achar certidão de nascimento da minha bisavó?

Boa noite a todos.
Estou precisando de ajuda para achar aonde solicito cópia da certidão de nascimento da minha bisavó. Não tenho muitos dados. O unico documento que tenho em mãos é a certidão de obito dela. O nome dela é Zelinda de Moraes Viveiros (Porem o Viveiros é o sobrenome que herdou do meu bisavô Brasileiro Jacinto Rezende Viveiros). O nome de solteira não sei. Filha de Jose Valverde de Morais (Na certidão aparece o sobrenome dela Moraes e o do pai Morais) e Maria Candida Pinheiro. A unica informaçao que tenho é que ela nasceu no ano de 1895 na regiao de Trás-os-Montes e veio pro Brasil de navio quando tinha 16 anos. Somente isso que sei. Para mim parece uma missão quase impossivel achar essa certidão, gostaria muito que alguem pudesse me ajudar, pois estou querendo tirar a cidadania para minha mãe. Desde já agradeço quem puder me ajudar. Obrigado. Marcio

Comentários

  • Acredito ter encontrado 2 entradas dela pelo Porto do Rio. Uma em 1905, quando tinha 9 anos com os pais, e outra em 1911 , quando tinha 16 anos como Zelinda Valverde. Acredito que o nome de solteira era Zelinda de Moraes Valverde. Nao encontrei mais nada. Nao sei onde posso procurar. Quem puder dar qq tipo de ajuda agradeco muito. Obrigado. Marcio
  • Marcio,

    Freguesia Fornos de Pinhal, Concelho Valpaços:

    Arquivo Distrital de Vila Real
    - Código de referência
    PT/ADVRL/AC/GCVR/H-D/010/35/2109
    Registo de passaporte
    - Datas
    Vila Real, 26/05/1905

    Requerente: José Luís Valverde
    Idade: 46 anos
    Freguesia: Fornos do Pinhal
    Concelho: Valpaços
    Distrito: Vila Real
    Acompanhantes: Maria Cândida (esposa, 32 anos), Zelinda (filha, 9 anos) e António José (filho, 8 meses)
    Destino: Brasil
    - Localização
    F. 528

    *****

    Arquivo Distrital de Vila Real
    - Código de referência
    PT/ADVRL/AC/GCVR/H-D/010/39/1903 Descrição em pdf

    Registo de passaporte
    - Datas
    Vila Real, 08/07/1911

    Requerente: Zelinda Valverde
    Idade: 16 anos
    Freguesia: Fornos do Pinhal
    Concelho: Valpaços
    Distrito: Vila Real
    Destino: Brasil
    - Localização
    F. 477

    ******

    Solicite ao Arquivo Distrital de Vila Real:http://www.advrl.org.pt/servicos/certidoes.htm
  • Ola Guilherme,

    Muito obrigado pela sua ajuda. Onde vc achou essas informacoes? Sem duvida é uma grande ajuda. Tenho quase certeza que essa Zelinda é a minha bisavó. A idade e ano de chagada ao Brasil batem, assim como o nome da mae Maria Candida e o sobrenome Valverde do pai. Agora vou em busca da certidao de casamento dela com o meu bisavô brasileiro, e da certidao de nascimento portuguesa dela. Sera que vc teria alguma dica dos locais que eu poderia contactar pra tentar coseguir esses documentos? Preciso descobrir o nome de solteira dela. Muito obrigado. Marcio
  • Gostaria de uma ajuda meu avô chamava Marcos Martins, nascimento em 14/02/1863 filho de Albino Martins e Joaquina Maria, chegou no Brasil em 1989, são os dados que tenho, não tenho o local de nascimento.
    Grata

  • desculpe o erro a data da chegada no Brasil foi em 1889.
  • Pessoal, boa noite. Gostaria de agradecer mais uma vez a todos pela ajuda que obtive aqui. Hj consegui obter a certidão de nascimento da minha bisavó no consulado do Portugal na Florida. Me forneceram uma copia autenticada. So consegui localizar essa certidão graças a ajuda de algumas pessoas aqui.

    Gostaria de compartilhar de uma informação que me foi passada no mesmo consulado. Vejo que muitas pessoas estão tendo dificuldade pra pagar a taxa de cidadania através de vale postal. Pois bem, me informaram no consulado que agora ja é possível pagar essa taxa com cartão de crédito. Muito obrigado mais uma vez e boa sorte a todos.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.