socorro! problemas no processo

Bom, minha familia esta no processo de atribuição de nacionalidade a alguns anos, eu nao estava envolvido nisso e agora quero resolver o mais breve possivel, o processo de atribuição da minha mae e da minha tia sao 16xxx/08 ( isso mesmo , ja tem mais de 1 ano e meio do processo e nada!!) , ocorreu os seguintes fatos,

1- o CRC nos enviou uma carta dizendo q nos , " por lapso" esquecemos de enviar a certidao de nascimento da minha mae ( tudo bem , !!) , ja reenviamos
2- o sobrenome do meu avo ( brasileiro ) é lelles , so que minha mae foi registrada como lelles e minha tia com lelis e eles enviaram um email pedindo explicações , esse ano no mes de setembro , nos enviamos os documentos q eles pediram e nao nos responderam mais, o processo da minha mãe , cujo nome é identico do meu avo , tbm sera prejudicado? "Foi apresentada certidão de nascimento, da qual consta que V.Exª se identifica com o nome "Rita de Cassia Canário Lelis" e seu pai com o nome de "Wilson Lelis" sendo que da certidão d e nascimento de sua irmã, Maria Celeste Canário Lelles, (Proc.16584/08) bem como no averbamento de casamento, exarado à margem do registo de nascimento de sua mãe, consta que seu pai se identifica com o apelido "Lelles"." ( texto do email q recebemos.)

bem por enquanto é isso, se alguem puder me ajudar ficaria muita grato, tenho outras duvidas a respeito da minha atribuição , mas deixa pra outro capitulo

Comentários

• Luan,

as certidoes da sua mae, estao com os sobrenomes corretos ? A CRC mandou carta, pedindo explicacoes do sobrenome, pra sua tia ou pra sua mae ?
  • Foi a minha tia q recebeu o email dizendo q os nomes estavam errados ,e nesse email , foi sitado o processo da minha mae, conforme esta no trecho do email q postei, na certidao da minha mae consta o nome do meu avo como lelles e na certidao da minha tia consta o nome dele como lelis.
  • Eu nao vejo problemas no processo da sua mae, mesmo que tenham feito mencao, a questao eh saber quando ficara pronto, ja passou muito tempo, mas vi que voce mandou e-mail, entao resta aguardar uma resposta.
  • Eu não me conformo com esse povo que trabalhava em cartórios antigamente, fico revoltada pq escreviam tudo errado, não pediam os documentos dos pais para ler os sobre nomes e escreve-los corretamente.
    Meu tio de Arrabal foi registrado como Arrabale, porque imagina meu avô com sotaque espanhol falando o sobre nome. Por que eles não pegavam os documentos e liam para conferir? Acho que os escreventes mal sabiam ler.
  • Nossa, é uma luta isso...falei com uma moça de nome Cristina, ( razoavelmente simpatica) que me enrolou um bocado de tempo no telefone procurando o processo e ao final ficou falando que no processo nao estava com a assintatura reconhecida do consulado no formulario 1C,eu disse q tinha sido assinada no consulado geral de Salvador e ela observou a assinatura na ultima pag (??) , depois disse q a certidao q mandamos autenticada via um consulado HONORARIO( ribeirao preto ) nao tinnha validade , por fim me disse q iria encaminhar a meu processo assim mesmo e que iria ver com a Conservatora (??) se a certidao poderia ter validade e que entrasse em contato em 1 semana......sera q isso é bom ou ruim???....a sim pelo menos nao falou sobre a situação pendente com o nome do meu avo.
  • Luan,

o jeito eh esperar e ver se a conservadora aprova o processo assim, do contrario, irao te comunicar e voce tera que enviar uma nova certidao, devidamente legalizada.
  • Ola gente, o processo da minha mae foi deferido com sucesso, agora entro na outra luta , a minha, preciso de algumas informações,
    - eu consigo solicitar as certidoes de inteiro teor via net?
    - minha mae é divorciada, preciso efetuar o casamento dela com meu pai em portugal? e o divorcio tbm?

desde ja agradeço
  • as certidoes de inteiro teor podem ser pedidas por telefone, muitos cartorios aceitam pedido por telefone, voce faz deposito na conta deles e te enviam pelo correio, bem facil, mas frisa bem que quer de inteiro teor.

vai ter que fazer a transcricao de casamento primeiro, e depois entrar com seu pedido de nacionalidade, o divorcio nao precisa ser feito por enquanto, nao vai implicar no seu processo, se sua mae quer manter a situacao dela regularizada em PT, ela tera que entrar com homologacao do divorcio, e so da pra fazer com advogados.
  • Cibele

quais os doc necessario para a transcrição do casamento da minha mãe? devo fazer isso via consulado? qual consulado vc acredita ser mais rapido(?) consulado geral de salvador ou consulado honorario de Riberiao Preto-sp ?
  • certidao de nascimento portuguesa da sua mae
    certidao de nascimento de inteiro teor do sue pai, legalizada no itamaraty e consulado.
    certidao de casamento de inteiro teor, legalizada no consulado.

so isso, e eu faria pelo consulado de salvador, nunca por consulado honorario.
  • se vc quiser, tem gente aqui da comunidade, em portugal, que pode ajudar com isso.
  • Cibele

Tudo de bom pra vc, vc é muito prestativa, espero um dia poder te ajudar tbm...

grato
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.