Nao consigo encontrar.

Boa noite a todos.
Estou iniciando meu proceso do meu sogro por aquisicao, porem no assento do pai deles nao esta averbado o casamento ( pai e mae portugues)
Estou tentando achar a certidao da mae dele mas nao localizo.
Preciso realmente averbar o casamento, o declarante no nascimento do meu sogro foi o pai dele??
Caso positivo alguem consegue me ajudar.
Nome da. Mae: Maria da Conceicao Cunha
Nascimento 07/10/1908
Pai Luís Alves da Cunha
Pocos de Ferreira foi a informacao que encontrei no site itsdatabase de passaportes de emigracao para o Brasil.
Muito obrigado e boa noite

Comentários

• @alex cout o processo é atribuição e não aquisição de nacionalidade. Sendo os pais do seu sogro portugueses é preciso sim transcrever o casamento deles em Portugal.
  • Ok muito obrigado.
    Tenho o assento nascimento do pai domeu sogro mas nao encontro da mae dele.
    No livro de paco ferreira no site archeevo nao localizei o assento nascento da mae dele, alguma dica de onde procurar pq vou precisar deste assento da mae dele para transcrever o casamento correto?
    Obrigado.
  • @alex coloque todos os dados q possue da mãe do seu sogro.Quem sabe alguem aqui pode tentar ajudar a localizar.
  • Nome da. Mae: Maria da Conceicao Cunha
    Nascimento 07/10/1908
    Pai joaquim peixoto
    Mae Anna Maria ( nao tem sobrenome na identidade brasileira dela)
    Tambem nao tem a regiao
  • Liguei para o meu sogro e conversei com ele sobre o que ele se lembrava dos pais dele, e muito legal.
    - Ele me disse que achava que era de Guimaraes, bate com este registro.
    - Que eram muito pobres, bate com registro no final que diz sobre sitauçao economica,
    - E o mais interessante quado falei da data do registro que na identidade tinha outubro ele falou que mae dele comemorava aniversario em marco e nao em outubro data de nascimento que esta na identidade, e este registro e de março. Resumindo acredito que por algum motivo a data na identidade esta errada e a correta e realmente março de 1911, nao sei se nao registraram quando nasceu em 1908 e registraram somente em 1911 ou algum outro motivo.
    Mas agora e pedir este registro e providenciar a correção da data de nascimento na certidao de casamento.
    Muito obrigado.
  • Boa noite a todos.
    O cartorio nao tem mais o livro do registro do casamento e nao tem como emitir inteiro teor . Tenho uma certidao original antiga e encontrei a imagem do livro do assento de casamento no familysearch.
    As conservatorias aceitam a impressao da imagem do family search e aquele termo que sai com os dados da pesquisa para acompanhar a certidao antiga ja que o cartorio nao tem como fazer o inteiro teor da certidao de casamento para poder transcrever o casamento dos pais do meu sogro. Tenho os assentos portugueses do pai e da mae e a certidao casamento original aqui no brasil e tambem a imagem do livro e o detalhento do familysearch??
    Obrigado
  • @Alex as conservatórias exigem a certidão recente de inteiro teor apostiladas ou supressão da certidão se não for localizada.Nesse caso é preciso pagar uma taxa adicional de 100 euros.
  • Otimo, entao tem jeito.
    Obrigado
  • Agora fiquei com uma duvida.
    Meu sobrinho mora em Gaia e vai levar pessoalmente os documentos da transcricao la vai dar entrada nos documentos e pagar os 120 euros normais, esta taxa de 100 euros ja cobram no ato ou depois quando verificarem que vao pedir??
    Obrigado Vlad pelas dicas.
  • @alexcout

Sugiro que peça ao cartório um documento justificando a impossibilidade da emissão de uma certidão recente. Entretanto, através da justiça você conseguiria uma restauração da certidão, principalmente por ter documentos que irão fundamentar o pedido. Não sabemos se Gaia aceitará a certidão antiga, caso queira tentar que seja apostilada.
  • Ok obrigado Mariza
  • bonabona Member
    Gente, Boa tarde!
    Estou ajudando a uma amiga a encontrar a certidão de batismo da avó portuguesa dela. Mas a única informação que ela tem é que ela nasceu no distrito de Guarda. Seguem dados que ela tem da avó:
    Nome: Antónia Lopes
    Mãe: Josefa Lopes
    Pai: João Pires
    Data de nascimento: 24/6/1909
    no RNE dela esta que chegou ao Brasil 23/9/1911
    Ela casou no Brasil com Luiz Silveira de Souza e morreu dia 16/6/1993
    Ela já solicitou a certidão de casamento de inteiro de teor e pediu o desarquivamento do casamento também mas ainda sem noticias do cartório.
    Obrigada!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.