transcrição 2 casamento

Boa noite pessoal, o meu pai já foi casado se divorcio e está casado novamente, minha duvida é tenho que fazer duas transcrição de casamento? ou somente do segundo casamento, onde o mesmo ainda se encontra casado?
Obrigada desde já.

Comentários

  • @jessicagonçalves se vc for filha do primeiro casamento e seu pai foi o declarante do seu nascimento, vc não precisa transcrever o casamento se fizer o processo por ACP do Porto
  • @vlad pen, sou filha do primeiro casamento, desculpa minha ignorância ACP do porto consigo fazer esse processo através dos correios ? mas ainda preciso fazer a transcrição do segundo ? obrigada
  • @jessicagoncalves não precisa transcrever o segundo casamento e nem o primeiro casamento se seu pai foi o declarante do seu nascimento e fizer por ACP.
  • editado April 2018
    @jessicagonçalves, seu caso é igual ao meu. Meu pai foi casado 2 vezes e faleceu. Sou filha do primeiro casamento e ele foi o declarante na minha certidão. Gastei dinheiro desnecessário no Consulado de Sp averbando todos os casamentos e óbito, por desconhecer que poderia fazer o processo diretamente pelo ACP apenas com a minha certidão de nascimento. Já tenha a cidadania há um ano.
  • @Janice Picchi, você fez o processo na APC? Eu tenho passaporte dos meu avos, bilhete de identidade feito em portugal tenho o certificado de inscrição, mas não consegui achar o numero do assento, mandei e-mail para os cartórios faz 3 dias e ninguém responde, estou quase desistindo. não sei se eu for pessoalmente em portugal se consigo dar entrada com esses documentos.
  • Maria NélidaMaria Nélida Member
    editado April 2018
    @jessicagoncalves

    Em nenhuma conservatoria vc irá conseguir com esses documentos,somente com o assento ou com o numero deste
    Vc já tentou abrir um tópico com todos os dados que vc possui do seu avó?

  • @Maria Nélida

    Eu consegui o numero do assento do meu avô, tenho todos os dados agora. Obrigada.
  • Minha irmã quer iniciar o processo também, porém ela é filha do segundo casamento e ele foi declarante da certidão dela, por ser filha do segundo casamento ela precisara fazer a transcrição de casamento? Obrigada pessoal
  • @jessicagoncalves,

    se o português foi o declarante de sua irmã, e se a mãe dela não é portuguesa, não há necessidade de transcrever este casamento. Basta enviar o processo dela para o ACP.
  • Bom dia!

    Tenho uma dúvida. Estou tirando a cidadania por atribuição pelo meu Pai que é Português. Eu fui casado, divorciado e agora estou casado novamente. Minha esposa Brasileira também foi casada, divorciada e estamos casados. Estou tentando fazer a transcrição do casamento pelo consulado de São Paulo-SP. Vejam o que me pediram:

    2ª Via (original) da Certidão de Casamento de Inteiro Teor digitada e emitida há menos de 1 ano e devidamente apostilhada, se tiverem casado no Brasil. ( Na minha certidão consta todas as averbações do outro casamento)

    Caso tenha havido pacto antenupcial e ambos os nubentes sejam portugueses, enviar 1 cópia autenticada, e devidamente apostilhada, e 1 simples do mesmo; ( acho que não é o meu caso)

    Se o outro cônjuge é brasileiro (e não tem dupla nacionalidade), enviar 2ª Via da Certidão de Nascimento emitida há menos de 1 ano (original) e devidamente apostilhada, constando da mesma o averbamento do casamento e a mudança de nome, caso tenha havido; ( a certidão dela consta todas as averbações do casamento anterior, está tudo atualizado)

    A minha dúvida é, eu preciso de algum advogado português para averbar algo? sendo que tudo isso aconteceu no Brasil antes de eu receber a atribuição?

    Aproveitando o gancho, estou indo para Portugal em fevereiro de 2019, existe uma maneira mais simples e rápida para fazer isso? Eu gostaria de viajar já com os documentos de Portugal + o passaporte português.

    Obrigado.

  • @DanielCabral

    Para transcrever o primeiro casamento não terá problemas
    Para transcrever o segundo e atual casamento,terá que homologar o divorcio em Portugal
  • Obrigado! @Maria Nélida

    "Para transcrever o segundo e atual casamento,terá que homologar o divorcio em Portugal"
    Sabe me dizer como posso fazer isso? se eu fizer o processo de transcrição conforme está pedindo no site do consulado, ele vão atualizar somente o meu primeiro casamento? ai vai constar que eu sou casado com a primeira esposa? Ou se eu faço isso quando chegar lá em Portugal.

    Bem confuso tudo isso, mas vamos até o fim! Obrigado!
  • @Daniel sempre quando for fazer algum processo ..faça direto em uma conservatória em Portugal e não pelo consulado...lembrando q vc pode fazer a homologação do divórcio na conservatória desde q faça presente junto com o cônjuge pessoalmente .
  • @DanielCabral

    Não sei como o Consulado vai fazer,mas se transcrever o segundo casamento sem transcrever o primeiro e homologar o divórcio,vc poderá ter problema sérios futuramente
    Quando se é portugues(e vc será) tem que atualizar todos os atos civis como aconteceram, cronologicamente


    Como explicou o @Vlad,vc poderá homologar o divorcio sem a necessidade de advogado desde que vc e sua ex esposa estejam presentes em Portugal e se não tiverem filhos menores de idade
  • DanielCabralDanielCabral Member
    editado June 2018
    Obrigado pelas respostas!

    Acho que vai ser impossível levar minha ex-esposa em Portugal.
    Vocês sabem me dizer como posso conseguir um advogado para resolver isso aqui do Brasil?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.