Sera que eu encontro uma soluçao?

Oi gente, entrei na comunidade a pouco tempo, e decidi passar o meu problema para voces apos ler algumas menssagens, pois eu vi que voces levam essa comunidade a serio.
Bom casei com uma Portuguesa na Inglaterra em 2003, acho que poderia pedir a nacionalidade Portuguesa pelo casamento.
Ja estive em contato com uma advogada em Portugal e ela me disse que nao seria possivel porque a minha esposa nao vai me ceder o passaporte dela para fazer a aplicaçao. Tendo uma filha que nasceu na Inglaterra que possui a nacionalidade Portuguesa. Mas me parece que isso nao muda em nada. Entao eu pergunto:
Alguem conhece alguma maneira de fazer o pedido de nacionalidade portuguesa? Ou se possivel me indicar um advogado que possa me ajudar? Obrigado

Comentários

• Cleber,

a nacionalidade por casamento eh possivel se morar em Portugal por tres anos e provar vinculos efetivos ( 3 anos contados do casamento, se esta casado ha mais de 3 anos, com um ano de moradia em Portugal eh possivel pedir ), pra provar vinculo, precisa de no minimo uma autorizacao de residencia portuguesa, declaracoes de impostos, etc e pra isso, precisaria que sua ex-esposa assinasse alguns papeis, mas, se isso nao eh possivel, voce pode tentar dar entrada na sua nacionalidade atraves do consulado de portugal em londres ou pelo correio, precisa ter no minimo tres anos de casamento, e basta certidao de casamento portuguesa e de nascimento da sua ex-esposa ( voce pode pedir no portal do cidadao ) e mais alguns outros documentos seus, as provas de vinculo efetivo o consulado te orienta como proceder.

Ps. nao precisa do passporte dela, nem do BI, pelo menos enviando pelos correios, eu nao tenho certeza se o consulado exige esses documentos.
  • Cleber,

voce tem visto indefinitivo na Inglaterra ?
  • Cibele

Oi Cibele, obrigado pela ajuda.
    Eu estou casado a mais de tres anos, e eu tambem acho que tenho todos os documentos necessarios para fazer o pedido menos o passaporte dela. Mas eu estive em contato com dois advogados e eles me disseram que eu precisaria do passaporte dela.
    As informaçoes que eu obtive na internet nao falam sobre a necessidade do passaporte, como voce tambem acabou de me dizer.
    Estou legal na Inglaterra mas o meu visto é de cinco anos, e para pedir a residencia é preciso do nosso passaporte. Aqui é muito mais dificil de resolver.
    Bom, terei que fazer o pedido pelo correio.
    Mais uma vez eu agradeço a ajuda,
    Obrigado.
    Cleber.
  • Cibele

Eu pensei que teria o direito da nacionalidade por estar casado a mais de tres anos e tambem por ter duas filhas Portuguesas que nasceram no Reino Unido. Achei que as duas filhas que tenho seria levada em consideraçao no meu caso.
  • Pois eh Cleber, eles nao levam muito em consideracao os filhos ( voce nao eh unico nesse barco :)), eles consideram mesmo eh a residencia no pais, mas conheco uma pessoa que conseguiu morando aqui em Londres, tem que tentar !
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.