Vejam minha história

Sou bisneta de português e já tentei obter a cidadania 1X. Comecei, claro,por minha avó, a filha do portugues. Eu tenho todos os documentos necessários do meu bisavô, até ja tinha solicitado a CRC de portugal, e já havia recebido tbm, a certidão dele com data de menos de 6 meses. O empecilho é que minha bisavó, brasileira, esposa do bisavô portugues, não tinha nenhum documento. Eles se casaram apenas no religioso (tenho a copia da folha do livro da igreja), mas ela não tinha rg, nem certidão de nascimento, nada que comprove que algum dia ela existiu sobre a face da terra. Ou melhor, ela tem o registro de casamento religioso e a certidão de óbito. Daí nao consegui fazer + nada.
Por favor, se alguem souber de alguma forma de obter a cidadania sem estes documentos, por favor, me ajudem. De preferencia um método rápido pq minha vozinha ja tá bem idosa...

Comentários

• Clara

Seu bisavo eh o Portugues e vc tem todos os documentos dele. Sua avo eh a brasileira que vai pedir a atribuicao da nacionalidade Portuguesa.
    1 pergunta- Ela esta viva? Foi seu bisavo portugues q declarou no nascimento de sua avo?
    2 pergunta- Vc tem os documentos dela? Certidao de nascimento de inteiro teor e RG?
    Se sim vc nao precisara dos documentos de sua bisavo brasileira.

abrs. qualquer duvida continue postando.
    Fatima
  • Exatamente, Fatima.
    Minha avó está viva e tenho todos os documentos dela, mas não sei dizer se foi meu bisavô quem declarou o nascimento dela, isso eu preciso verificar.
    Por favor, me passe as dicas de como fazer isso sem os documentos da minha bisavó.
    Obrigada!!
  • clara

tu verifica na certidão de nascimento da tua vó ,geralmente diz assim; FOI DECLARANTE o pai ou a mãe
  • Verifiquei a certidão de nascimento de minha avó e quem declarou seu nascimento realmente foi o pai dela (o português).
    E agora, o que devo fazer? Abro um processo junto a embaixada de portugal ou tenho que entrar em contato direto com o CRC de portugal?
    Por favor, me passem todas as dicas.
    Obrigada
  • Clara,
    Como o seu bisavo é o declarante da sua avó as coisas se facilitam. Sua avo deve solicitar a nacionalidade por ATRIBUICAO. Caso voce deseje fazer seu processo via correio deve reunir os seguintes documentos:
    1- certidao de nascimento da sua avó em inteiro teor, autenticada no Itamaraty e legalizada no consulado da sua regiao.
    2- cópia autenticada do RG dela legalizada no consulado.
    3- formulário 1C assinado presencialmente no consulado.
    Deve anotar os dados da certidao do bisavo no formulario 1C e mandar uma copia simples da mesma junto com os demais documentos. Guarde a que tem, pois la na CRC eles se encarregarao de conseguir uma nova certidao.
    Uma vez juntados esses documentos va ao correio, pague 175 euros em um vale chamado dinheiro certo, anote o numero do mesmo no 1C, junte uma copia do recibo aos demais documentos, guarde uma copia pra voce e envie tudo por SEDEX Mundi ao endereco que aparece no formulario 1C.
    Se todos os documentos estao corretos, o prazo para que sua avo tenha sua nacionalidade é 3 a 4 meses. Nesse periodo voce poderia ir vendo a documentacao do que segue, ou seja, sua mae ou pai. Quem foi o declarante, para ver se tem que transcrever casamento dos avos, é o primeiro passo.
    Voce esta em que cidade do Brasil?
    Va com calma e bem programada para que logo, logo, voce tenha a sua.
    Abaixo o link donde pode encontrar o formulario 1C. Recomenda-se tambem que leia a Guia de Ajuda da Comunidade, onde encontrara informacao muito util.
    Boa Sorte!

DECLARAÇÃO PARA ATRIBUIÇÃO-IMPRESSO MOD 1C
    Postado pela Sandra.
    [http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para/downloadFile/file/Mod._1C_ci.pdf?nocache=1199877671.25]
  • Ah! e se voce quiser fazer pelo consulado tambem pode, mas eles pedirao a transcricao de casamento dos bisavos e como voce mencionou que nao tem os documentos, penso que é melhor fazer diretamente na CRC.
  • Denise, muito obrigada pela suas informações! Vou proceder conforme suas orientações. Sou de Goiânia - Go. Vou postando aki o andamento do processo e qq dúvida tbm. Mais uma vez, muito obrigada mesmo.
    Tenha um excelente ano novo!
  • Só mais uma coisinha... o que seria essa "certidão de nascimento de inteiro teor[b/]"? É a certidão comum mesmo?
  • Nao, a certidao de inteiro teor nao eh a certidao comum, ela tem mais informacoes.
  • Va ao cartório e solicite uma certidao em inteiro teor. Eles sabem o que é. Alguns cartórios fazem diretamente, mas outros tem que pedir autorizacao para um juiz e as vezes demora um pouco mais. Informe-se no cartório correspondente.
    A certidao deverá ser enviada ao Itamaraty. Entre no site do mre e veja como enviar. O servico é gratuito.
  • ok, obrigada Cibele e Denise!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.