Sobrenome da mãe do meu Bisavô está diferente

Achei em uma igreja de Matosinhos o baptismo dou meu bisavô português (1876), mas para minha surpresa, a mãe dele esta como "Emilia Rosa de Almeida". Sendo que aqui no Brasil, todos os documentos que já encontrei está como "Emilia Ramos". Vi que o avô materno do meu bisavô tem o Ramos no sobrenome (para o meu alívio).
Alguém já viu uma situação similar? Não sei nem de onde vem esse "Rosa Almeida" dela, é bem estranho....Consigo modificar isso?! Pode estar errado né? Mas acho um erro muito grotesco!!

Comentários

  • @Bogoca verifique se o "Rosa Almeida" não vem de algum antepassado.
  • Vlad, pior q não vem. Nem do pai nem da mãe. Mas o pai dela tem "Ramos".
    Preciso pedir transcrição do casamento do meu bisavô e da minha bisavó. Como o pai dela tem o "Ramos, posso justificar que ela ao vir para o Brasil adotou este sobrenome do Pai? Se sim, como justifico isso na transcrição? É por algum formulário específico?
  • @bococa essa justificativa vc faz em uma carta separada informando para a conservatória.
  • Ótimo Vlad! Uma última pergunta. O filho dela (meu bisavô), casa como Joaquim de Souza. Quando registra minha avó, ele fala que "Joaquim de Souza Ramos", inclusive passa esse "Ramos" para a esposa dele (minha bisa). Acha que essa questão, pode dar algum problema na transcrição? Ou pode dar apenas quando meu pai pedir a nacionalidade? ou não será problema se justificar com a carta também?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.