Duvidas Atribuição Avós Portugueses para filhos e descendentes. Sem Consulado

Luis AmericoLuis Americo Member
editado April 2018 em Processos de Atribuição
Com licença pessoal.

Meu Pai é filho de Portugueses (pai e mãe). Meu pai nasceu no Brasil e não tem a cidadania portuguesa, agora vamos tirar a cidadania para meu pai e depois eu entro com pedido de cidadania pelo meu pai.
Obs.: Meus avós são falecidos e vieram casados de Portugal (nasceram em Portugal em 1905).
- Eu sei o lugar onde meus avos nasceram, freguesia, concelho e distrito.
- Eu consegui localizar o Registo de Baptismo dos meus avós em um arquivo distrital.
DUVIDAS???
- O registo de Batismo esta em imagem fotográfica de um livro, esta com letras com escrita antiga difícil de descifrar e não possui numero de assento, ou seja é um Livro de Registo de Batismo Paroquial, tem a capa com o ano1905 e os registros de Batimos eram numerados em ordem conforme o batismo referente ao ano de 1905 (Ex: Capa ano 1905 / N1 Bastimo de Fulano, N2 Batismo de Ciclano, N3 Batismo de Beltrano, N4 meu avô... etc).
1 - Será que uma cópia impresa simples da pagina do livro onde esta registrado o Batimo de meu avô serve como comprovante de assento dos progenitores a ser enviado junto com o Formulário 1C ? Ou tenho que solicitar uma Certidão de Narrativa de Nascimento?
2 - Meus avós vieram casados de Portugal. Tenho que fazer transcrição de casamento?
3 - Preciso fazer a transcrição de Óbito do meu avós?
4 -

Conto com a ajuda de vocês. Obrigado.


Comentários

  • @LuisAmerico

    1-Terá q solicitar uma copia narrativa certificada.

    2-não precisa.Verifique se consta averbado esse casamento na certidão de nascimento ou envie a copia da certidão de casamento ( se tiver)

    3- Não precisa
  • Obrigado @Vlad Pen
    Pode me informar tambem:
    O formulário 1c tem que ser assinado no consulado ou pode ser assinado em um cartório na minha cidade mesmo?
    Em algum momento vou ter que comparecer pessoalmente no consulado português?
    Vou ter que enviar os documentos para Itamaraty para validação?
  • @LuisAmerico o formulário vc preenche e a assinatura tem q ser reconhecida por autenticidade em cartório. Não precisa ir nem no consulado e nem Itamaraty.
  • Luis AmericoLuis Americo Member
    editado April 2018
    @VladPen / ou outros que podem ajudar.

    Comprovante de assento dos progenitores:
    Eu sei o local de nascimento, a respectiva data e Conservatória de Registro onde encontra arquivado o Livro de Baptismo dos meus avós (Esta arquivado no Arquivo distrital de Castelo Branco).

    Duvida??
    - Seu eu preencher os campos do Quadro 2 do Formulário 1C com as informações necessária.
    Sera que fica Dispensado a apresentação de uma Cópia de Narrativa Certificada?

    Veja abaixo - Situação de Dispensa - Retirado do site do INR.
    http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/docs-comuns/situacoes-de-dispensa-de/

    Situações de dispensa de certidão de registo:
    - Os interessados estão dispensados de apresentar certidão de registo, quando o mesmo se encontre arquivado na Conservatória dos Registos Centrais ou, não sendo esse o caso, se indicarem os elementos que o permitam identificar designadamente:
    - Se se tratar de registo nascimento, o local de nascimento, a respectiva data e, se for do seu conhecimento, a Conservatória do Registo Civil Português onde o mesmo se encontra arquivado e o respectivo número e ano;
  • @LuizAmerico é dispensado a apresentação do assento de nascimento quando estes estão informatizados no Sistema do IRN e podem ser acessado pelas conservatórias. Assentos anteriores a 1911 q se encontram nos Arquivos Distritais normalmente não estão informatizados e diante disso é necessário apresentar uma cópia original certificada pelo Arquivo Distrital.
  • @VladPen / ou outros que podem me ajudar.
    Já solicitei a carta de narrativa de batismo certificada dos meus avós para anexar ao formulário 1C. Eu solicitei as dos dois porque ainda não sei em qual vou dar entra como progenitor do meu pai. Efetuei o pagamento por cartão de credito e só estou esperando a confirmação de pagamento de lá. Ficou 30 euros.

    Meus avós são casados em Portugal. Meu vô chegou no Brasil em 1939 e minha vó veio depois em 1941 e aqui viveram até a morte.
    No registro (imagem) que encontrei arquivados na conservadoria distrital dos batismo de 1905 e 1906 dos meus avós não consta informações de casamento, ou seja eu acredito que na Carta de Narrativa de Batismo de ambos não vai vim informações de casamento.

    Sera que vou ter que fazer transcrição de casamento e óbito?
  • @LuisAmerico vc tem alguma certidão q comprove esse casamento. Se no assento de nascimento não constar esse casamento, talvez terá q fazer a transcrição de casamento.
  • Talvez seja possível buscar a certidão de casamento de alguma forma... (Civil Online, talvez? ou na Conservatória da região que eles moravam -- possivelmente a mesma em que nasceram)
  • Luis AmericoLuis Americo Member
    editado April 2018
    Com certeza o casamento foi após o ano 1920.
    Vou pesquisar aqui no forum um link onde explica como achar o certidão de casamento.
    Do óbito não precisa?
  • Fazendo por uma Conservatória em Portugal não é obrigatório transcrever o óbito.
  • Opa beleza.
    Então eu acho bom eu entrar em contato com uma conservatória do região onde meus avos se casarão e solicitar uma cópia do certificado de casamento né?
  • Se estiver digitalizado CREIO que só precise do número do assento informatizado...

    Antes de tentar na Conservatória, pode tentar isso, não sei se vai funcionar, mas tenta mandar um email para rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt e passe os dados completos dos seus avós (nome, data de nascimento, filiação) e do casamento (não sei se eles fazem "busca" ou se tem que dizer local e data exatos). O máximo que pode acontecer é não funcionar...
  • Luis AmericoLuis Americo Member
    editado April 2018
    @jhmelman @VladPen
    Já tive resposta da conservatória, me passaram as informações da certidão de casamento dos meus avós, numero de assento e ano.
    Preciso solicitar uma cópia ou essas informações já basta?
  • Pedir você pode pedir, mas vai ter custo. O que você pode fazer também é imprimir o email de resposta da Conservatória e listar como documento anexo no formulário 1c algo como "Email CRC XXX c/ info casamento assento XXX/20??".
    As certidões necessárias são tiradas pela CRC que recebe o pedido...
  • @jhmelman

    Opa que bom
  • @jhmeilman / @Vlad Pen / Outros.

    Obrigado estão me ajudando muito.

    No meu caso agora é aguardar a carta de narrativa do batismo/assento/nascimento dos meus avós chegar.
    Eu já tenho um e-mail respondido pela conservatória de Portugal com as informações de casamento dos meus avos.
    Assim que a carta de narrativa chegar vou juntar com os documentos do meu pai e Formulário 1C e dar entrada no processo.
    ??Duvida: Posso enviar junto os documentos necessários da minha mãe para já fazer a transcrição de casamento dos meus pais.
  • @Luis, espere atribuição ser concluida, depois vc faz a transcrição de casamento
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.