Cidadania por Bisavô

Olá, pessoal!

Uma amiga gostaria de ter a cidadania portuguesa e vou ajudá-la com o processo. Como já tirei a minha há algum tempo, tenho algumas dúvidas, pois não me lembro de todos os detalhes e meu caso era mais simples que o dela.

Ela é bisneta de português. A linhagem é:
Bisavô > Avó > Pai > Minha amiga
(todos se casaram, exceto minha amiga)

Imagino que o primeiro passo seja fazer a transcrição do casamento e do óbito do português (no caso, o bisavô), para então solicitar a cidadania por atribuição da avó dela, correto?

- 1a dúvida: é necessário que a certidão de nascimento do português seja recente ou o Consulado de São Paulo (ela fará o processo por São Paulo) aceita uma cópia antiga, visto que eles devem ter como checar os dados do português? Em caso negativo, como se faz para solicitar a certidão de nascimento do português (tem de ser pelo site portal do cidadão?)? 

- 2a dúvida: quais são as transcrições necessárias?
--> bisavô português: deve-se fazer alguma averbação na certidão de casamento ou óbito (casou-se e morreu no Brasil)?
--> bisavó brasileira: deve-se averbar o casamento e o óbito somente na certidão de nascimento, correto? É necessário fazer mais alguma transcrição em outra certidão além da de nascimento?

- 3a dúvida: a avó dela se divorciou. Seria possível omitir essa informação e fazer apenas a transcrição do casamento e do óbito do ex-marido, como se ela nunca tivesse se divorciado e fosse viúva? Será que o Consulado pode encrencar com isso? Minha amiga não gostaria de mexer na questão de divórcio porque o custo ficaria muito alto, visto que a avó dela teria de se divorciar em Portugal também para que então o pai da minha amiga tirasse a cidadania.

Como sempre, muito obrigada pela ajuda!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.