Transcrição de casamento e atribuição de filho de 3 anos - posso enviar para o ACP?

Boa tarde,
fiz o processo da minha Mae, meu e do meu irmão pelo ACP. E foi tudo ótimo por lá. Como todos os documentos foram enviados para o ACP, gostaria de fazer o processo do meu filho de 3 anos também por la. Gostaria de fazer a transcrição do meu casamento para te–lo averbado, e o cartão cidadão estar atualizado, apesar de eu não ter alterado meu nome.

1. Posso enviar o pedido de transcrição juntamente com o pedido de atribuição do meu filho de 3 anos para o ACP?
2. Se não pude no ACP, existe algum lugar que eu possa enviar os dois pedidos conjuntamente ?
3. Tenho agendado o cartão de cidadão para final de maio no consulado do RJ - devo ir em junho/julho para Portugal (viagem curta), consigo tudo antes?
4. Consigo estes documentos de volta, posteriormente?

Desde já agradeço a atenção.

Comentários

  • Envie os dois processos para Tondela. ACP não faz transcrição. Provavelmente se fizer pedido do CC em maio, ele pode não estar pronto em junho porque depende de prazos de entrega ...
  • oi @amandacorreia, obrigada. Voce fez por lá? quanto tempo demorou sua transcrição e a atribuição de filho(s) menor(es)?
  • @Andréa ainda estou aguardando ser concluido o meu processo que está em ACP. Mas assim que sair o meu assento irei e viar para Tondela, obtive a informação de um forista que leva uns 40 dias transcrição+atribuição de menores
  • @amandacorreia, fiz o processo da minha mãe, meu e do meu irmão no ACP. Gostei muito de fazer por lá.
    Acredito que no ACP não precisaria transcrever o meu casamento para atribuição do meu filho. Mas como iremos para Portugal em Breve, será melhor ter o casamento averbado, para fins de reagrupamento familiar do meu esposo. Enviarei hoje para Tondela. Obrigada.
  • amandacorreiaamandacorreia Member
    editado April 2018
    @Andréa Para atribuição do seu filho é obrigatória a transcrição de casamento. Só não seria necessária se fosse o pai português e declarante na certidão de nascimento dele, ai nesse caso vc enviaria para ACP.

    Também enviei o processo do meu pai para ACP e foi super rápido, mas no caso de nossos filhos o melhor é Tondela justamente por aceitar recdber a transcrição junto, o que já ajuda a economizar no envio.
  • ACP não faz transcrição de casamento.
  • @amandacorreia, como fiz o processo da minha Mae (dupla nacionalidade) no ACP, e enviei os documentos de casamento e nascimento do meu pai também, eles fizeram meu processo sem necessidade da transcrição de casamento, e no meu caso, foi meu pai, brasileiro, que me registrou; Eles avaliam cada caso e com os documentos enviados.
  • @Andréa Não sei o que pode ter acontecido no seu caso, mas a informação que tenho através do forúm é que sendo a mãe portuguesa e o pai brasileiro se faz necessária a transcrição. @VladPen poderia confirmar pq é mais experiente...
  • editado April 2018
    @Amandacorreia sim, sendo a mãe a portuguesa ou ambos portugueses, é obrigatória a transcrição de casamento.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.