Certidão de Nascimento diferente da Certidão de Casamento do nubente Estrangeiro (nome do pai)

Estou com a seguinte situação:

Minha mãe, com naturalidade portuguesa recente, está com Assento Civil emitido com o nome de solteira.
Ela é casada com meu pai, que é brasileiro.

Faremos o pedido da Transcrição do Casamento por Ponta Delgada.

Ocorre que na Certidão de Casamento do meu pai consta o nome do meu Avô Paterno, enquanto que na Certidão de Nascimento do meu pai NÃO consta o nome do meu Avô Paterno.

Estou com receio de ter problemas no momento da Transcrição, ou para a retirada do Cartão de Residência do meu pai ou mesmo a Naturalidade Portuguesa dele.

Acham que posso ter problemas em alguma dessas fases??
Alguma dica?

Comentários

• @Creed

Poderá ter problemas sim. É preciso que você justifique essa divergência.
  • CreedCreed Member
    @Mariza

A justificativa é que o Cartório onde ela registrou o Casamento não verificou devidamente os dados da Certidão de Nascimento, tendo incluído o nome do pai do nubente estrangeiro, sem constar do nascimento.
    Acha que essa justificativa é suficiente ou eu precisaria ter que corrigir a Certidão de Casamento para transcrever?
    Essa correção pode demorar mais de ano... =/

E sobre a justificativa, em que campo da Solicitação de Transcrição para Ponta Delgada eu poderia inserir?

Muito obrigado pela resposta!

• @Creed

Se o acréscimo do nome na certidão de casamento foi erro do cartório você terá que pedir a retificação. Atualmente não há muita burocracia para erros administrativos. Se a pessoa fosse padrasto seria mais fácil para justificar.

O nome que apareceu na certidão de casamento consta como avô na certidão de nascimento dos filhos?
  • CreedCreed Member
    @Mariza

De fato o nome do pai dele era esse, mas não foi registrado na Certidão de Nascimento.
    Foi inserido diretamente na Certidão de Casamento.

Esse nome do pai também apareceu como avô na Certidão de Nascimento dos filhos, mas não seriam afetados por se tratar de descendentes de Judeus Sefarditas.
    Não será necessário apresentar a Certidão de Casamento para comprovar a Naturalidade dos filhos, que inclusive já deve sair neste semestre (foi pedida no ano passado).
  • CreedCreed Member
    @Mariza

Ocorre também que o Pai do nubente estrangeiro desapareceu assim que ele era recém-nascido e não foi casado com a Mãe do nubente estrangeiro.

Isso tudo impediria a comprovação da paternidade.
  • @Creed

Você precisa justificar o nome que surgiu no registro de casamento com esse relato que você acabou de fazer. A verdade é o caminho certo e mais curto.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.