Divergencia entre nome de solteira e casada

Bom dia pessoal!

Vou dar entrada na transcrição de casamento dos meus bisavós (Ambos Portugueses,mas se casarm no Brasil), porém percebi a seguinte divergencia:
Nome dos meus Bisavós: Guilherme Teixeira e Margarida Barbosa da Rocha (Nome de solteira). Quando solicitei a certidão de casamento deles (Digitada), veio informando que ela continua a usar o mesmo nome. Porém, na certidão de nascimento da minha avó , o nome da mãe dela ( minha bisavó) está Margarida Barbosa Teixeira (como se ela tivesse alterado o nome após o casamento) e na Certtidão de óbito da minha Bisavó também consta Margarida Barbosa Teixeira. Mandei email para o cartório ( pois o cartório fica em São Paulo e moro em Recife) e eles informaram que não tinha erro na certidão de casamento.
Minha dúvida é a seguinte: Se eu fizer a transcrição do casamento deles, o nome da bisavó ficará com o memso nome de solteira. Porém, quando for dar entarda no processo de cidadania da minha avó, o nome da mãe na certidão dela estará como casada.... Olha que confusão... Alguém tem alguma luz de como resolver isso?? Como os dois são Portugueses, eu poderia dar entrada pela parte do pai ( meu bisavô) onde não teve alteração do nome?? Ou seria melhor tentar resolver com o cartório de São Paulo antes da transcrição?? Obrigada.

Comentários

• @tacianana
    Na ocasião da atribuição de sua avó escreva uma justificativa dizendo que na certidão de casamento diz que o nome continuaria como o de solteira, um constume português, mas na realidade não foi o que ocorreu, pois no Brasil é comum que a mulher adquira sobrenome do marido, observa-se isso nos registros de filhos e de óbito.

Mas, após a transcrição vc enviará apenas o assento do bisavô junto aos documentos da avó. A divergência perderá a importância.
  • Que ótimo!
    Muito obrigada!!
  • @tacianana

Em tempo: Envie o processo de sua avó diretamente a uma Conservatória em Portugal. Os Consulados não aceitam nem vírgula fora do lugar.
  • taciananatacianana Member
    editado May 2018
    @Mariza Guerra

Me surgiu uma dúvida sobre o preenchimento do formulário sobre essa divergência no nome da minha bisavó (devido a adotar o nome do marido após o casamento, mas não está dizendo na certidão de casamento essa alteração) em relação ao preenchimento do formulário, eu preencho que ela alterou o nome após o casamento? Ou deixo em branco já que na certidão de casamento não indica essa alteração? Se preencher que ela alterou o nome, devo mandar a cartinha explicando e a certidão de óbito para comprovar? E essa certidão tem que ser apostilada também??

Se deixar em branco e não mandar nada.Quando for solicitar a atribuição da minha avó, mesmo indicando o meu avô ( que não tem divergência), não irá atrapalhar, já que na certidão de nascimento dela tem o nome da mãe diferente?

Outra dúvida, quem assinou o formulário foi minha avó (filha dos Portugueses), a identidade dela está bem antiga (mais de 10 anos) tem algum problema? ou é melhor fazer uma identidade nova para mandar a cópia?

Mais uma vez, muito obrigada!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.