PReciso de ajudaaaa!!

Oi pessoal luso decendentes!!
Eu preciso tirar cidadania e estou nas seguintes condições.
Meu avô materno é português nascido na ilha da madeira e tem todos os documentos.
- minha mãe precisa tirar antes de eu tirar?

Começamos eu e minha a mãe a fazer o processo e vimos 2 possibilidades
-pelo consulado aqui no Brasil
- diretamente com Portugal

como faço? o que preciso?
Estamos vendo o tempo passar e estamos com medo do dinheiro, como mandar e tudo mais!!!

Abraço a todos!

Luiz

Comentários

• Luiz

Sua mãe não precisa tirar a nacionalidade antes de você.Você já tem o direito de ser português. PORÉM, de avô p/ neto é considerado NATURALIZAÇÃO, o processo demora em torno de 7,8 meses e você não poderá transmitir sua nacionalidade a filhos maiores de idade (e, em teoria, segundo a constituição brasileira, você desta forma não teria o direito de portar dupla cidadania, mas na prática isso não pega). Agora, de pai p/ filho é o caso de ATRIBUIÇÃO, o processo leva de 3 a 4 meses e a transmissão de nacionalidade é irrestrita p/ seu descendentes. Sendo assim, sua mãe primeiro e depois você.

Você pode fazer "direto em Portugal" através dos correios aqui e, se não me engano, o próprio consulado brasileiro tem nos recomendado fazer deste modo. É como eu venho fazendo o meu e do meu pai (que já está em analise em Portugal), tudo, tudo saiu em torno de 850 reais ( o do meu pai ).

Para saber o que você precisa, primeiro tem que nos dizer quem aparece como declarante na certidão de nascimento sua e na da sua mãe.

Um abraço
  • fala Kadinho!

Fala Kadinho!!

Então, acho melhor fazer o da minha mãe primeiro né? no final até é mais rápido não? se demora 3 meses... primeiro o da minah mãe e depois o meu? fica 6 emses no total?
    Na certidão da minha mãe o meu avô(português) é o declarante, mas na minha certidão é o meu pai (que não é português). Como faço?

Abraço
  • Luiz, vc já pode iniciar imediatamente o processo de atribuição da sua mãe. Vc tem uma certidão antiga do seu avô português? se vc tiver todos os dados é só preencher o formuláriuo 1C (veja o guia de ajuda) e juntar os documentos legalizados (certidão de nascimento de inteiro teor e cópia do RG ou passaporte de sua mãe).

Quando chegar a sua vez, como não foi sua mãe a declarante do seu nascimento, vc precisará fazer a transcrição do casamento de seus pais em Portugal. Vc tem algum conhecido em Portugal? A transcrição tb pode ser feita através do consulado. Isso só pode ser feito depois que sua mão já for portuguesa.

Os dois processos de atribuição (da sua mãe e o seu) vc faz direto com a CRC, mandando tudo por Sedex pra Lisboa. E o consulado vc usa apenas pra fazer as legalizações.

Se tiver dúvidas, vá perguntando!
  • Luiz

A partir de agora então foque no caso da sua mãe (mas já vá agilizando sua documentação tb). O caso da sua mãe é igualzinho ao do meu pai, e eu tenho um tópico onde me ensinam como fazer, passo a passo, então sugiro que você leia-o inteiro que voce fica totalmente informado a respeito (pq eu acho que faço todas as perguntas possiveis nele, rs). Mas se ainda sim tiver alguma dúvida mande p/ cá.

esse é o link:

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=31227596&tid=5320101270010819485&na=1&nst=1

Já posteriormente, no seu caso, acredito que você precisará fazer uma transição de casamento, eu não sei direito como funciona mas o pessoal todo da comunidade sabe, é coisa bem corriqueira em processos de nacionalidade, então fique tranquilo que quando chegar essa hora você saberá como fazer.
  • LEGAL!

Ok! Deixa eu ver se entendi.

- primeiro: Minha mãe
    Mandar certidão de nascimento de inteiro teor+ RG ou passaporte + 1C preenchido
    - segundo: eu
    Mandar a mesma coisa+ transcrição de casamento da minha mãe

3 Dúvidas:

1 - Todos os documentos tem que ser legalizados pelo consulado e pelo Itamaraty?(todos digo Certidão, RG e 1C) ou só a certidão?
    2 - Quando minha mãe tirar a cidadania eles já não vão transcrever o casamento dela? porque na certidão de inteiro teor já consta que ele casou e separou eu tudo mais...
    3 - A certidão do meu avô não é a antiga, é uma nova que a gente pediu agora por Portugal, que já está chegando por correio.

Lara e Kadinho!! VAleu muito pela ajuda!!!
    abração e tudo de bom!!!
  • Luiz,

1 - Todos os documentos tem que ser legalizados pelo consulado e pelo Itamaraty?(todos digo Certidão, RG e 1C) ou só a certidão?

TODOS OS DOCUMENTOS ( RG, Certidao e 1C ) DEVEM SER LEGALIZADOS NO CONSULADO, APENAS A CERTIDAO DE NASCIMENTO DEVE SER LEGALIZADA NO ITAMARATY.

2 - Quando minha mãe tirar a cidadania eles já não vão transcrever o casamento dela? porque na certidão de inteiro teor já consta que ele casou e separou eu tudo mais...

A TRANSCRICAO DE CASAMENTO EH UM PROCESSO A PARTE, MESMO QUE NA CERTIDAO VENHA ANOTADO, ELES NAO IRAO FAZER NADA, APENAS REGISTRA-LA COMO PORTUGUESA AINDA COM NOME DO NASCIMENTO, E TODOS OS OUTROS ACONTECIMENTOS ( CASAMENTO, DIVORCIO, ETC ) DEVERAO SER FEITOS PROCESSOS SEPARADOS.

3 - A certidão do meu avô não é a antiga, é uma nova que a gente pediu agora por Portugal, que já está chegando por correio.

OK. NAO PRECISA ENVIAR A CERTIDAO ORIGINAL, BASTA ANOTAR OS DADOS ( numero e ano do assento, freguesia, concelho, data de nascimento, conservatoria ) NO FORMULARIO 1C E ENVIAR UMA COPIA SIMPLES DA CERTIDAO.
  • Luiz,
    Lembrando que o formulário 1C deve ser assinado presencialmente no consulado.
    Você mora em que cidade?
  • OI!!

Oi Cibele e Denise!!! Muito Obrigado por tudo!!!
    Então, eu moro em São Paulo.
    Mas e esse lance que a Lara comentou que é melhor mandar a certidão junto pra agilizar o processo? Não é melhor mandar junto?

Eu estou com outra dúvida, vi que se foi meu avô(portuga) o declarante na certidão de nascimento de minha mãe, não precisa a transcrição do casamento, certo? Mas a a gente mandou e voltou, falou que precisava, foi pelo consulado, mas chegou a ir a portugal, eles alegaram que no livro de portugal não tinha e tal... mas como é o meu vô o declarante...estranho não?

e esse processo de averbar o casamento da minhã mãe faço depois que ela for portuguesa já? precisa averbar o divórcio depois também? demora muito? tem tópicos aqui explicando como fazer?

Abraço e beijo a todos!
    muito obrigado por tudo!!
  • Lara!

Ah Esqueci de responder uams perguntas da Lara!
    1- Eu tenho dois conhecidos em Portugal...
    2- tem como fazer a transcrição pelo consulado? Eles não ficam enrolando que nem fazem com as outras coisas?
  • Se eu for pra portugal faço isso mais rápido??

Se eu for pra portugal faço isso mais rápido?? quanto tempo?
  • Luiz,

ir a Portugal ou enviar pelo correio, o tempo sera o mesmo, a media para atribuicao esta de 3 a 4 meses, apenas a a transcricao vale a pena fazer em PT, sai em uma semana, atraves do Consulado pode levar ate dois meses.
  • kadinho

tava lendo as mensagens que o kadinho deixou o link e ele não precisou assinar presencialmente o 1C no consulado, apenas mandaou tudo autentucado. e assinado presencialmente no cartório...
    posso fazer isso?

Ouvi dizer que o consulado está fechado para pedidos pra filho até 26 de janeiro, alguém confirma isso? Se estiver fechado tem como pelo menos conseguir os selos de autenticação do consulado?

abraços
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.