PReciso de ajudaaaa!!
Oi pessoal luso decendentes!!
Eu preciso tirar cidadania e estou nas seguintes condições.
Meu avô materno é português nascido na ilha da madeira e tem todos os documentos.
- minha mãe precisa tirar antes de eu tirar?
Começamos eu e minha a mãe a fazer o processo e vimos 2 possibilidades
-pelo consulado aqui no Brasil
- diretamente com Portugal
como faço? o que preciso?
Estamos vendo o tempo passar e estamos com medo do dinheiro, como mandar e tudo mais!!!
Abraço a todos!
Luiz
Eu preciso tirar cidadania e estou nas seguintes condições.
Meu avô materno é português nascido na ilha da madeira e tem todos os documentos.
- minha mãe precisa tirar antes de eu tirar?
Começamos eu e minha a mãe a fazer o processo e vimos 2 possibilidades
-pelo consulado aqui no Brasil
- diretamente com Portugal
como faço? o que preciso?
Estamos vendo o tempo passar e estamos com medo do dinheiro, como mandar e tudo mais!!!
Abraço a todos!
Luiz
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Sua mãe não precisa tirar a nacionalidade antes de você.Você já tem o direito de ser português. PORÉM, de avô p/ neto é considerado NATURALIZAÇÃO, o processo demora em torno de 7,8 meses e você não poderá transmitir sua nacionalidade a filhos maiores de idade (e, em teoria, segundo a constituição brasileira, você desta forma não teria o direito de portar dupla cidadania, mas na prática isso não pega). Agora, de pai p/ filho é o caso de ATRIBUIÇÃO, o processo leva de 3 a 4 meses e a transmissão de nacionalidade é irrestrita p/ seu descendentes. Sendo assim, sua mãe primeiro e depois você.
Você pode fazer "direto em Portugal" através dos correios aqui e, se não me engano, o próprio consulado brasileiro tem nos recomendado fazer deste modo. É como eu venho fazendo o meu e do meu pai (que já está em analise em Portugal), tudo, tudo saiu em torno de 850 reais ( o do meu pai ).
Para saber o que você precisa, primeiro tem que nos dizer quem aparece como declarante na certidão de nascimento sua e na da sua mãe.
Um abraço
Fala Kadinho!!
Então, acho melhor fazer o da minha mãe primeiro né? no final até é mais rápido não? se demora 3 meses... primeiro o da minah mãe e depois o meu? fica 6 emses no total?
Na certidão da minha mãe o meu avô(português) é o declarante, mas na minha certidão é o meu pai (que não é português). Como faço?
Abraço
Quando chegar a sua vez, como não foi sua mãe a declarante do seu nascimento, vc precisará fazer a transcrição do casamento de seus pais em Portugal. Vc tem algum conhecido em Portugal? A transcrição tb pode ser feita através do consulado. Isso só pode ser feito depois que sua mão já for portuguesa.
Os dois processos de atribuição (da sua mãe e o seu) vc faz direto com a CRC, mandando tudo por Sedex pra Lisboa. E o consulado vc usa apenas pra fazer as legalizações.
Se tiver dúvidas, vá perguntando!
A partir de agora então foque no caso da sua mãe (mas já vá agilizando sua documentação tb). O caso da sua mãe é igualzinho ao do meu pai, e eu tenho um tópico onde me ensinam como fazer, passo a passo, então sugiro que você leia-o inteiro que voce fica totalmente informado a respeito (pq eu acho que faço todas as perguntas possiveis nele, rs). Mas se ainda sim tiver alguma dúvida mande p/ cá.
esse é o link:
http://www.orkut.com.br/Main#CommMs
Já posteriormente, no seu caso, acredito que você precisará fazer uma transição de casamento, eu não sei direito como funciona mas o pessoal todo da comunidade sabe, é coisa bem corriqueira em processos de nacionalidade, então fique tranquilo que quando chegar essa hora você saberá como fazer.
Ok! Deixa eu ver se entendi.
- primeiro: Minha mãe
Mandar certidão de nascimento de inteiro teor+ RG ou passaporte + 1C preenchido
- segundo: eu
Mandar a mesma coisa+ transcrição de casamento da minha mãe
3 Dúvidas:
1 - Todos os documentos tem que ser legalizados pelo consulado e pelo Itamaraty?(todos digo Certidão, RG e 1C) ou só a certidão?
2 - Quando minha mãe tirar a cidadania eles já não vão transcrever o casamento dela? porque na certidão de inteiro teor já consta que ele casou e separou eu tudo mais...
3 - A certidão do meu avô não é a antiga, é uma nova que a gente pediu agora por Portugal, que já está chegando por correio.
Lara e Kadinho!! VAleu muito pela ajuda!!!
abração e tudo de bom!!!
1 - Todos os documentos tem que ser legalizados pelo consulado e pelo Itamaraty?(todos digo Certidão, RG e 1C) ou só a certidão?
TODOS OS DOCUMENTOS ( RG, Certidao e 1C ) DEVEM SER LEGALIZADOS NO CONSULADO, APENAS A CERTIDAO DE NASCIMENTO DEVE SER LEGALIZADA NO ITAMARATY.
2 - Quando minha mãe tirar a cidadania eles já não vão transcrever o casamento dela? porque na certidão de inteiro teor já consta que ele casou e separou eu tudo mais...
A TRANSCRICAO DE CASAMENTO EH UM PROCESSO A PARTE, MESMO QUE NA CERTIDAO VENHA ANOTADO, ELES NAO IRAO FAZER NADA, APENAS REGISTRA-LA COMO PORTUGUESA AINDA COM NOME DO NASCIMENTO, E TODOS OS OUTROS ACONTECIMENTOS ( CASAMENTO, DIVORCIO, ETC ) DEVERAO SER FEITOS PROCESSOS SEPARADOS.
3 - A certidão do meu avô não é a antiga, é uma nova que a gente pediu agora por Portugal, que já está chegando por correio.
OK. NAO PRECISA ENVIAR A CERTIDAO ORIGINAL, BASTA ANOTAR OS DADOS ( numero e ano do assento, freguesia, concelho, data de nascimento, conservatoria ) NO FORMULARIO 1C E ENVIAR UMA COPIA SIMPLES DA CERTIDAO.
Lembrando que o formulário 1C deve ser assinado presencialmente no consulado.
Você mora em que cidade?
Oi Cibele e Denise!!! Muito Obrigado por tudo!!!
Então, eu moro em São Paulo.
Mas e esse lance que a Lara comentou que é melhor mandar a certidão junto pra agilizar o processo? Não é melhor mandar junto?
Eu estou com outra dúvida, vi que se foi meu avô(portuga) o declarante na certidão de nascimento de minha mãe, não precisa a transcrição do casamento, certo? Mas a a gente mandou e voltou, falou que precisava, foi pelo consulado, mas chegou a ir a portugal, eles alegaram que no livro de portugal não tinha e tal... mas como é o meu vô o declarante...estranho não?
e esse processo de averbar o casamento da minhã mãe faço depois que ela for portuguesa já? precisa averbar o divórcio depois também? demora muito? tem tópicos aqui explicando como fazer?
Abraço e beijo a todos!
muito obrigado por tudo!!
Ah Esqueci de responder uams perguntas da Lara!
1- Eu tenho dois conhecidos em Portugal...
2- tem como fazer a transcrição pelo consulado? Eles não ficam enrolando que nem fazem com as outras coisas?
Se eu for pra portugal faço isso mais rápido?? quanto tempo?
ir a Portugal ou enviar pelo correio, o tempo sera o mesmo, a media para atribuicao esta de 3 a 4 meses, apenas a a transcricao vale a pena fazer em PT, sai em uma semana, atraves do Consulado pode levar ate dois meses.
tava lendo as mensagens que o kadinho deixou o link e ele não precisou assinar presencialmente o 1C no consulado, apenas mandaou tudo autentucado. e assinado presencialmente no cartório...
posso fazer isso?
Ouvi dizer que o consulado está fechado para pedidos pra filho até 26 de janeiro, alguém confirma isso? Se estiver fechado tem como pelo menos conseguir os selos de autenticação do consulado?
abraços