Sou neto de portugues

ola todos da comunidadee!

entao estou com muita duvida como posso tirar minha nacionalidade, eu so neto de portugues( ja faleceu) , e minha mae ( viva) , tava olhando os topicos da comunidade , e vi que minha mae tem que tirar primeiro que eu, para eu ter possibilidade para tirar a nacionalidade , so que nao sei por onde começar , quais sao os documentos que tenho que entregar ? quais sao os primeiros passo que tenho quer fazer??

voces daki da comunidade podem me ajudar???

grato desde ja!

Comentários

• 1º passo, se tu não tem os dados do seu avô é conseguir a certidão de nascimento dele
  • jorge fangueiro

entao eu tenho o bilhete de identificaçao dele , onde obtem onde ele nasceu ( freguesia , conselho)

ai eu consigo no site do portal do cidadao ne? a certidao de nascimento dele , pois o unico documento que obtenho em maos sao o bilhete de identificaçao , certidao de casamento dele .
  • ola

a primeira coisa que recomendamos seria localizar a certidao de nascimento do portugues da tua familia( seu avo), vc podera solicita-la via portal do cidadao, ja que vc possui os dados dele,
    ai vc pedira uma certidao de inteiro teor do nascimento de tua mae, nela vc verificara quem foi o declarante do nascimento dela, se foi teu avo o caminho sera mais rapido.
    de posse dessas duas certidoes(ou dados delas ) vc conseguira ver qual melhor caminho para vc dar entrada nos processos.
    ai sim vc veria quais possibilidades se encaixam melhor ao teu caso,
    e os documentos especificos de cada um deles.
    ba sorte
  • Henriiick, já te passaram os dados iniciais. Sim, com conselho e freguesia vc consegue facilmente tirar a certidão de seu avô pelo portal do cidadão, vc precisa tb da data de nascimento e dos nome completo de seus bisavós.

Depois fala pra gente quem declarou o nascimento de sua mãe e quem declarou o seu nascimento.

Recomendamos sempre fazer os processos por atribuição, passando a nacionalidade de geração a geração.

No guia de ajuda tem o link pro formulário 1C de atribuição, é só vc baixar e imprimir colorido em casa e preencher, primeiro vai o processo da sua mãe, depois o seu.

Qq dúvida é só perguntar!
  • Lara, Carlos e jorge .
    muitoo obrigado msm pela ajuda ;

entao eu ja estou solicitando a certidao de nascimento do meu avo pelo site do portal do cidadao

ai tbm ja vo ver de conseguir a certidao de nascimento de inteiro teor da minha mae no cartorio onde ela nasceu . para ver quem declaro o nascimento dela , ai eu queria saber se tem que pedir uma certidao de nascimento de inteiro teor minha?

pode deixa assim que eu obter os dados que eu tenho que pegar , ja aviso voces!

ahh entendi ,entao eu vo fazer esse processo de atribuiçao , eu via muito essa palavra so que nao sabia o que era !

e ja vou imprimir esse formulario para minha mae preencher ,a i depois eu ja faço o meu

no caso queria saber no caso minha mae envia o dela primeiro , e eu depois certo? no caso a gente pode fazer as documentaçao juntos? para fica pronto antes de mandar?

Muito obrigadoo pela atençaoo e ajuda!
  • o primeiro processo sera o de atribuicao de tua mae, em seguida muito provavelmente vc tera que fazer a transcricao do casamento de teus pais ( raramente e a mae que declara o nascimento )e so ai vc fara o teu processo,
    o tempo de processo varia de acordo com o local que vc escolher para dar entrada, nos recomendamos dar entrada diretamente por portugal(pessoalmente ou por correio) nos parece ser mais rapido.
    o processo de atribuicao demora em media 3 a 4 meses, ja a transcricao se for direto por portugal e quase imediata (de uma semana a um mes dependendo da cr)
    vc podera pedir uma certidao de inteiro teor de teu nascimento se tiver certeza que vc dara inicio no teu processo em menos de um ano e/ou fazer a legalizacao delas no itamarati e consulado antes de vencer o tempo de validade dela ( ou seja pode fazer juntos se quiser).
    boa sorte
  • ahh entendi carlos, e no caso voce pode me explicar como eu posso fazer transcricao do casamento dos meus pais???

tipo eu pretendo fazer pelo correio pra dar entrada no processo de atribuiçao .

entao no caso eu vo querer fazer a atribuiçao este ano mesmo,porque pretendo estudar fora ai eu ja tendo a naturalizaçao seria melhor pra mim

ahh entendii ,
    e entao ai vo querer fazer junto com o processo da minha mae , antes de enviar porque ja ficaria tudo pronto , ai quando saisse o processo da minha mae , eu ja enviaria,ai ja agilizava pelo menos um pouco.

muitoo obrigadooo!
  • Henriiick

primeiro espera chegar a certidão do teu avô, pois as vezes podem ocorrer algumna divergencia quanto aos nomes, por exemplo o nome do teu avô estar escrito errado na certidão de tua mãe, muitas vezes acontece isso, ai pode acontecer de ter que retificar, confere na certidão da tua mãe os dados dele, nome, local de nascimento, as vezes pode haver algum erro, se tiver tudo certinho ai beleza a coisa flui rapido.
  • Henriiick, vc só poderá fazer a transcrição do casamento de seus pais em Portugal quando sua mãe já for portuguesa. Daí vc pode fazer a transcrição direto em Portugal (pessoalmente ou através de uma procuração) ou então através do consulado no Brasil.

Nós temos um tópico aqui em que o pessoal que está em Portugal se oferece pra ajudar com transcrições de casamento. Se vc não tiver nenhum conhecido em Portugal, pode tentar conseguir que alguém da comu te ajude em Portugal quando chegar a hora.
  • jorge.

entao eu entendi , pq tenho certas duvidas ainda com o nome do meu avo , eu acho que pode ter outro sobrenome talz, mas vou esperar a certidao chegar pra eu ver mesmo , ai no caso quando chegar aqui eu ja aviso

lara

ahh entendi , e acabei de ver esse topico que voce mencionou , entao ai no caso eu procurar alguem que possa fazer isso para mim , pq nao tenho nenhum conhecido que mora la

ahh estou com duvida no site do portal do cidadao
    tipo como eu peço a certidao ?
    tem tres tipos: copia integral , narrativa e modelo internacional

e tbm na parte do envio
    q tem essas opçoes:

Correio normal
    Correio registado simples ,
    Correio azul,
    Correio registado em mão,
    Cobrança postal,
    Correio registado em mão c/aviso de recepção
    Cobrança postal c/aviso de recepção

qual destas opçoes eu tenho que colocar?

eu fiquei com certa duvida pois eu vi uma nota que tinha em baixo sobre manda para o estrangeiro .

voces podem me ajudar?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.