Atribuição para filho de português com pai falecido no Brasil
guigon
Member
Pessoal,
Meu avô é filho de português e estou com algumas dúvidas em relação a documentação para conseguir a nacionalidade dele via correio. O pai (português original) de meu avô casou-se no Brasil com uma portuguesa e ambos(português e portuguesa) são falecidos, já dei uma grande pesquisada pelo fórum e gostaria de confirmar se essas são as documentações necessárias para a atribuição de nacionalidade de meu avô
Obs.:
- O declarante da certidão de nascimento de meu avô é o português original
- Não possuo ainda a certidão de nascimento do português original em mãos, mas tenho as seguintes informações:
- Número, ano e local do assento
Documentos:
- Certidão de nascimento de inteiro teor reprográfica apostilada do interessado
- Cópia devidamente autenticada do documento de identificação do interessado (RG atualizado), e apostilada.
- Modelo 1C preenchido e assinado, e assinatura reconhecida por autenticidade em cartório.
- Informar o número / ano e local do assento no formulário (Não há necessidade então de enviar a certidão de nascimento do português?)
- Vale postal no valor de 175 euros para o IRN com o endereço da conservatória escolhida
Duvidas:
1 - A documentação está correta?
2 - Há necessidade de transcrição de casamento dos portugueses?
3 - Há necessidade de transcrição de óbito do pai(português original) de meu avô?
4 - Após reunir esses docs é só enviar para uma conservatória via correio?
Meu avô é filho de português e estou com algumas dúvidas em relação a documentação para conseguir a nacionalidade dele via correio. O pai (português original) de meu avô casou-se no Brasil com uma portuguesa e ambos(português e portuguesa) são falecidos, já dei uma grande pesquisada pelo fórum e gostaria de confirmar se essas são as documentações necessárias para a atribuição de nacionalidade de meu avô
Obs.:
- O declarante da certidão de nascimento de meu avô é o português original
- Não possuo ainda a certidão de nascimento do português original em mãos, mas tenho as seguintes informações:
- Número, ano e local do assento
Documentos:
- Certidão de nascimento de inteiro teor reprográfica apostilada do interessado
- Cópia devidamente autenticada do documento de identificação do interessado (RG atualizado), e apostilada.
- Modelo 1C preenchido e assinado, e assinatura reconhecida por autenticidade em cartório.
- Informar o número / ano e local do assento no formulário (Não há necessidade então de enviar a certidão de nascimento do português?)
- Vale postal no valor de 175 euros para o IRN com o endereço da conservatória escolhida
Duvidas:
1 - A documentação está correta?
2 - Há necessidade de transcrição de casamento dos portugueses?
3 - Há necessidade de transcrição de óbito do pai(português original) de meu avô?
4 - Após reunir esses docs é só enviar para uma conservatória via correio?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest
Se somente o seu bisavô fosse portugues(e sua bisavó brasileira) e declarante do nascimento do(a) filho(a) não precisaria transcrever o casamento fazendo o processo pelo ACP
Mas, como ambos eram portugueses e casados no Brasil,precisa transcrever
O ACP não faz transcrição de casamento
O RG com menos de 10 anos de emissão
Então envie o processo da seu avó para o ACP
Assento de nascimento do seu bisavô
Certidão de nascimento(do seu avô) de inteiro teor reprográfica apostilada (apostila de Haia feita em cartório)
Xerox autenticada e apostilada do RG ou passaporte que contenha a filiação
Formulário 1 C com firma reconhecida por autenticidade
Vale postal no valor de 175 Euros
Formulário 1 C
http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para1654/downloadFile/attachedFile_1_f0/Artigo_1-C_cheque.pdf?nocache=1455794359.46
Endereços para envio do VALE POSTAL:
(Finalidade: Manutenção de Residente)
• IRN, IP
Rua Visconde de Setubal, nº 328
4200-498 – Porto
Endereços para envio dos DOCUMENTOS:
• Arquivo Central do Porto
Rua Visconde de Setubal, nº 328
4200-498 – Porto
Sempre melhor mandar uma cópia simples
Seu bisavô nasceu em que ano?
Sendo uma certidão de 1898, vc terá que mandar a original e não a cópia