Ajuda com documentos para o processo

Boa tarde!
Gostaria de ajuda, estou indo para Portugal em Junho e gostaria de fazer o processo de nacionalidade por lá.
Vcs poderiam me dar uma ajuda com a relação de documentos que devo levar e a comarca que aceite dar entrada presencialmente mais tranquila?
Sou casada, filha de mãe portuguesa e possuo os docs abaixo:
* certidão de nascimento (inteiro teor /apostilada/ reprográfica)
* cópia da carteira de identidade (autenticada e apostilada)
* Formulário 1 c
Desde já agradeço qualquer ajuda.

Comentários

  • @Ivy,

    você precisa transcrever o casamento de seus pais antes de pedir sua nacionalidade.
    Já fez isso?

    Faltou o seguinte:
    se vc mudou de nome ao casar, deve verificar se o casamento está averbado na sua certidão de nascimento reprográfica. Se estiver, não precisa de mais nada. Se não estiver, terá que levar também a sua certidão de casamento de inteiro teor (algumas conservatórias pedem que seja apostilada).
    E levar os 175 euros para pagamento.
  • IvyIvy Member
    @marcia
    O casamento dos meus pais está transcrito sim.
    Tenho que tirar a certidão de casamento de inteiro teor e apostilada então.
    Uma pergunta, já tirei os documentos acima a mais de 1 ano (estava tentando fazer pelo consulado do RJ, mas impossível marcar), tem alguma restrição de data? Pq por aqui pede que seja tirada no máximo 6 meses.

    Precisa de algum documento da minha mãe ou por sistema e minha certidão de nascimento conseguem ver?

    Muitíssimo obrigada pela ajuda
  • @Ivy,

    o ideal é que as certidões tenham menos de 6 meses de emissão.
    Algumas conservatórias aceitam as que foram emitidas a mais de 1 ano, desde que apostiladas com menos de 6 meses depois que emitidas.

    Vc pode levar cópia simples da certidão portuguesa da sua mãe (assento de nascimento), ou apenas o número do assento. Quanto à sua certidão de nascimento, tem que ser reprográfica (original), apostilada.
  • IvyIvy Member
    @marcia
    Entendi. Muito obrigada!
    Só mais uma pergunta: Você saberia me informar em quais conservatórias eu posso entregar os documentos pessoalmente?
  • @Ivy,

    pode entregar nas que têm balcão de nacionalidade. Algumas precisam de agendamento.
    Algumas: 3a do Porto, ACP, Tondela, Braga.
  • IvyIvy Member
    @marcia
    Surgiu outra duvida, no caso do formulário 1c, eu preciso reconhecer firma por autenticidade aqui no Brasil (precisa apostilar?) ou posso levar preenchido e deixar para assinar em uma conservatória?
  • @Yvy se vc vai entregar pessoalmente pode preencher e assinar na frente do atendente na Conservatória.
  • IvyIvy Member
    @vladPen
    Obrigada!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.