validade da certidao de nascimento

pessoal estou tirando a minha cidadania acontece que estou com a certidão de nascimento do meu pai filho de portugues com a data de expediçao de 21/05/2009 e esta mesma certidão esta com a chancela do ministerio das relaçoes exteriores com data de 08/06/2009, bem pergunto esta certidão de nascimento ainda é valida ou tem um periodo de validade para poder envia-la para obter a cidadania? tenho que tirar outra certidao de nascimento ou posso enviar esta mesmo??? abracao a todos

Comentários

• Guto,

Espera mais pessoas aqui da comunidade te responder. Mas, que eu saiba as certidoes sao válidas durante 6(seis) meses!!! Boa sorte
  • Guto

Olá, antes o prazo para fazer todas as autenticacões era mesmo de seis meses, agora é de um ano. E lembre-se que depois de autenticadas (cartório, MRE-Itamaraty) ela não perdem mais a validade! Abs e boa sorte!!
  • Dependendo do Consulado, eles legalizam certidoes emitidas em ate 6 meses ou um ano, depois de legalizadas nao perdem a validade.

Manda logo enquanto eh tempo, ainda nao deu 6 meses.
  • certeza??

pessoal voces tem certeza mesmo que ela vale por 1 ano?? pois ja estou com todo o processo montado e meu medo é PAGAR e o processo e ser indeferido por causa da validade da certidão de nascimento do meu pai, gostaria que se certifica-se desta informação seria muito útil para mim pois caso tenha mesmo validade de 6 meses precisarei pedir outra certidão e posteriormente chancelar no MRE novamente, caso seje por 1 ano a validade a que tenho aki se enquadra perfeitamente pois a certidão dja esta chancelada pelo MRE, muitas pessoas me disseram que vale por 1 ao mas queria me certificar disto para que meu processo nao seje indeferido por causa disto.
  • Guto,

aonde voce esta ?

Seu processo nao vai ser indeferido se a sua certidao estiver legalizada pelo Consulado, pra CRC nao importa quando foi emitida, mas sim se tem o selo consular, quem decide se legaliza certidoes com ate 6 meses ou 1 ano de emissao eh o Consulado, o de Sp legaliza ateh um ano depois de emitida, o do Rio nao sei, de Salvador ateh 6 meses, entao se informa na sua area.
  • sp

estou em são paulo entao posso levar ao consulado que eles legalizam ? ja esta com a chancela do MRE agora qual o proximo passo?? grato
  • Guto,

voce esta fazendo o processo de atribuicao do seu pai ou o seu de naturalizaco ?
  • meu pai

entao eu sou neto de portuga, estou fazendo primeiro o do meu pai para posteriormente fazer o meu, me falaram que esta seria a maneira mais facil me corrija se eu estiver errado . a unica coisa inconveniente é que terei que desembolsar PAGAR 2 vezes uma para cidadania de meu pai e a outra para mim correto?? qual proximo passo to com a certidao do meu pai ja com chancela do MRE mas com a data do mes de junho de 2009. grato
  • Guto,

eh muito mais simples e rapido fazer por atribuicao, tem mesmo o inconveniente de pagar duas taxas, mas eh a melhor opcao.

Para o Consulado, voce precisa enviar a certidao de nascimento do seu pai e uma copia autenticada do RG dele, no site tem as informacoes de envio, entra na parte de legalizacoes que eles orientam, depois voce tem que ligar la e marcar um dia para seu pai assinar o formulario 1C.

Com os documentos prontos, devidamente legalizados eh so enviar pra CRC, tem que fazer o pagamento de 175 euros no correio atraves de vale postal chamado dinheiro certo, coloca o numero do vale no formulario, e pronto, envia por sedex mundi que chega em 3 dias uteis.

So fazendo um check point da documentacao a ser enviada:
    1. Formulario 1C
    2. Certidao de nascimento do seu pai
    3. Copias autenticada do RG
    4. Certidao de nascimento portuguesa do seu avo.
  • Quando fiz a minha atribuicao, eu tinha aqui em Londres minha certidao com 8 meses desde a emissao, entao liguei (em 2006) para Lisboa e me disseram que apos o carimbo do consulado nao teria mais esse prazo de validade (que era na epoca de 6 meses).
    Ressalto que mandei para Sao Paulo legalizar e ela tinha mais de 6 meses, acho que isso depende de quem recebe essa certidao, sugiro que voce ligue no consulado e peca informacao e lembre-se de perguntar o nome da pessoa que esta te dando a informacao.
  • ultimas duvidas

ok entao primeiramente pelo que entendi para o processo de atribuição deverei enviar para o consulado portugues em são paulo os seguintes documentos :

certidão de nascimento do meu pai ORIGINAL ja com selo do MRE
    certidão de nascimento do meu avô português CÓPIA SIMPLES
    xerox autenticada do RG do meu pai
    formulário 1C preenchido correto?

Mas não entendi uma coisa , como que vou enviar o formulário 1C preenchido sendo que no site do consulado portugês fala que meu pai tem que assinar este formulário 1C na presença de um funcionário do cartório?

Outra coisa vi a seguinte tabela de legalização :

A.1) e deseja receber os documentos no seu endereço:
    a) Uma legalização : R$ 60,00
    b) Duas legalizações : R$ 90,28
    c) Três legalizações : R$ 120,55
    d) Quatro legalizações: R$ 150,83
    e) Cinco legalizações : R$ 181,11
    (para cada legalização adicional, ir somando R$ 30,28 ao valor acima)

AI PERGUNTO QUANTO QUE VOU GASTAR, QUANTAS LEGALIZAÇÕES TEREI QUE FAZER??? Desculpem minha ignorancia mas não entendi mesmo.

Ùltima pergunta referente ao assunto abaixo :
    E pode enviar os documentos que quer legalizar, e o cheque por correio registado.

Pergunto , eles só aceitam cheque? e se não possuo cheque não posso pagar em dinheiro? não tem outra forma de pagamento??

Grato a todos voces e espero que finalizem estas últimas duvidas que possuo.
  • GUTO

vc vai preencher a caneta o formulário 1C, no espaço referente a assinatura, deixe em branco, devera ser preenchido em horario marcado no Consulado, na presença de um funcionário do consulado.

Vc pagará duas legalizaçoes (b) Duas legalizações : R$ 90,28. A certidao de inteiro teor de seu pai e RG autenticado

Lembre-se, RG autenticado tambem deverá ser reconhecido pelo MRE, além da certidao de nascimento.

No consulado de SP eles incentivam o pagamento por cheque, eles pedem que evite enviar por vale postal. Depende do seu consulado, ligue e informe-se.

Vc vai gastar
    182, 5 euros (pago nos correios, via DINHEIRO CERTO), + 30 reais de taxa + 0,75% do valor enviado
    Sedex MUNDI
    90,28 reais para o consulado legalizar

O formulário deve ser impresso frente e verso (colorido)

Acho que suas dúvidas foram respondidas.
    boa sorte
  • apenas um pequeno comentário!

somente as certidões de nascimento brasileiras precisam passar pelo Itamaraty/MRE (e depois pelo consulado).

a xerox do RG ou passaporte precisa ser autenticada em cartório e legalizada no consulado depois.
  • Oi Lara,

verdade!!!

agora q vi, reconheci a copia do RG autenticado no MRE tambem

meu pai vai assinar nesta quinta-feira no consulado

Acho q nao tem problema?

Aff, to até fazendo coisas a mais
  • Guto,
    Não entendi algo: Você vai fazer o processo pelo consulado ou vai mandar por correio a Portugal.
    Se vai mandar por correio a Portugal primeiro tem que enviar os documentos que a Lara disse (certidão em inteiro teor do seu pai e cópia do RG ou do passaporte autenticada) ao Consulado para legalização. Lembrando que a certidão deve passar primeiro pelo EMRE (escritorio do Itamaraty em São Paulo).
    Envie os 2 documentos acima por SEDEX ao Consulado com o cheque para pagar as legalizações.
    Preencha o formulário 1C e ligue para o Consulado para marcar hora para o seu pai assinar na frente do funcionário.
    Quando já tiver tudo pronto, coloque em um envelope e escreva o endereço que está no formulário 1C. Vá a uma agencia do correio que tenha o serviço de dinheiro certo e pague o equivalente a 175 euros. Anote o número do recibo no formulário 1C. Coloque uma cópia do recibo dentro do envelope e guarde uma cópia com você. Envie o envelope por SEDEX. O correio pode pedir o número do CPF do seu pai, assim que vá preparado.
  • Atencao !!!!!

O vale postal deve ser de 175 EUROS.
  • certo

entao pelo que eu entendi não preciso reconhecer o RG dele no MRE correto?? apenas a certidão original reconhecida pelo MRE correto?? bem outra coisa estou em SP e queria saber se meu pai precisa ir no consulado assinar na presença de um funcionário pois li aqui nos tópicos que meu pai pode assinar o formulario 1c no cartorio com firma reconhecida por autenticidade e posteriormente este documento eu mesmo envio ao consulado para ser legalizado é isso mesmo?? grato a todos!!
  • Guto,
    Leia o que lhe escrevi acima. Ele tem que ir, agora já não estão aceitando com firma reconhecida no cartório.
    Você pode também ligar ou mandar um e-mail para o Consulado para confirmar.
    Conte-nos depois o que eles te digam.
    Boa Sorte.
  • 1- Certidão de nascimento em inteiro teor - autenticar no ERESP (Itamaraty SP) e legalizar no consulado

2- Cópia RG ou cópia passaporte autenticada - legalizar no consulado

3- Formulário 1C - assinar no Consulado

Na guia de ajuda da comunidade você encontra o link do formulário e o do ERESP.
  • ah tah

ahh tahh pensei que ainda era possivel reconhecer firma da assinatura noformulario 1c em cartorio e depois envia-la ao consulado mas viq ue tenho que ir pessoalmente correto?
  • Sim. Tem que ir assinar na frente do funcionário consular. Tem que marcar hora. Ligue para o Consulado.
  • ultima duvida

Tenho uma ultima duvida, hoje liguei lá no consulado portugues em SP para tirar as duvidas e la me informaram que tenho que fazer a transcrição do casamento do meu AVO PORTUGUES, sera que preciso mesmo fazer isso?? pois estou fazendo o processo por atribuição e meu avo foi declarante do registro do meu pai e meu pai foi declarante do meu registro, me digam o que vem a ser a transcrição do casamento e para que serve? tenho mesmo que passar por esta etapa ou não?? nao entendi NADA!!! grato a todos
  • Guto,

se voce vai enviar o processo pelo correio, nao precisa da transcricao, se fosse fazer pelo consulado, teria que transcrever o casamento antes de iniciar o processo, quando ligar, diga apenas que quer marcar horario para assinar o formulario.
  • entendi

ahh tahh entendi independente de eu marcar o horario para assinatura do formulario 1C eu ja posso enviar os documentos para a legalização do consulado ou não?? re capitulando tenho que enviar para ser legalizado no consulado os seguintes docs :

certidão de nascimento de inteiro teor do meu pai com selo do MRE
    cópia autenticada do RG do meu pai
    A SEREM LEGALIZADOS SERIAM SÓ ESTES DOIS DOCUMENTOS MESMO??

a principio seriam estes dois documentos que independente do formulário 1 C ja posso enviar para serem legalizados ou tenho que primeiro ir com meu pai ao consulado assinar o formulario?
  • Guto,
    Pode mandar os 2 documentos para legalizar e marque para ir assinar o 1C. Uma coisa é independente da outra.
  • ok

ok então são somente estes dois documentos a serem legalizados correto???
    certidao de nascimento
    e xerox autenticada do rg correto?
  • olá
    só uma pergunta simples
    faz 2 meses que o pedido de atribuiçao de meu pai está na CRC
    posso deixar o formulário 1C já assinado, pelo consulado de SP??? mesmo que demore mais uns 3-4 meses para sair a do meu pai

obrigada
    bjs
  • Pode sim, desta forma as coisas já ficam adiantadas e assim que sair o processo vc manda bala.

boa sorte
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.