Duvida - Filho de Brasileiro Naturalizado

Ola,

Meu pai mora e trabalha legalmente em Portugal a mais de 12 anos, ele conseguindo a Natulizacao e tirando o passaporte eu tenho algum direito a cidadania?
Sou maior de idade, o que deveria fazer para me beneficiar disso?
Desde ja grato,

Leo

Comentários

• Leo,

infelizmente, você não tem direito ao reagrupamento familiar por ser maior de idade, você também não tem direito a cidadania por ser filho de naturalizado e maior de idade, pra conseguir a naturalização, só morando em PT por 6 anos.
  • Achei que tivesse alguma facilidade nesse caso! Pelo menos alguma facilidade! Andei lendo tanto que quando vc se naturaliza tem os mesmo direitos de um português nato, achei que o direito se estendia a família toda!

Pena, ele nunca fez nada por mim, achei que pelo menos uma vez na vida ele fosse me ser util!
  • leo

algum avô teu por parte de pai ou mãe é portugues?

cibele,
    uma pergunta se algum avô do léo for portugues não tem como ele pedir a naturalização direto sendo neto de portugues?
  • Nao conheco a historia da minha familia por parte de pai! Mais meu avo tem sim um sobrenome portugues!
  • Leo,
    Voce deveria investigar um pouco essas origens. Voce sabe como seu pai conseguiu a naturalizacao dele? Foi porque viveu legalmente em Portugal por mais de 6 anos ou porque tem algum ascendente portugues? Procure a informacao com calma e va escrevendo aqui.
  • gente só por desencardo de cosciencia

a naturalização transfere ao naturalizado os mesmos direitos q ele teria se tivesse optado pela atribuição????

a unica diferença é nao abrange aos filhos maiores , é isso mesmo ????

quanto mais eu leio mais duvidas surgem
  • Leo,

um português naturalizado, tem mesmo os mesmos direitos de um português nato, tens razão, a diferença é que o naturalizado não pode passar a nacionalidade para filhos maiores de idade, e para para passar para filhos menores nascidos após a naturalização, tem que ter provas de vínculo efetivo com Portugal. Filhos nascidos após a naturalização, têm direito automático e o processo é de atribuição.

p.s Pamela, espero ter respondido sua dúvida !
  • Cibele

Agora tá mais do q claro rsrsrs

se vc cobrasse um real pra cada informação q já me deu , vc já tinha uma boa grana aí !!! rsrsrsrs

mais uma vez , obrigada!!!
  • Gente, muito obrigado pelas informacoes! E que quando li que vc se tornava um portugues achei que poderia ter alguma chance , ja que como disse meu pai nunca fez nada por mim mesmo rsrs Nao o vejo a 14 anos, se conseguisse a cidadania por ele seria a unica coisa boa que ele poderia fazer! pelo visto nem isso!
    mais uma vez meu obrigado a todos! Vou investigar como ele conseguiu e depois volto aqui a perguntar! Quem sabe nao tenho parentes portugueses?
  • Leo,
    Se voce quiser trabalhar em Portugal, uma forma de seu pai lhe ajudar seria conseguir um contrato de trabalho. Com isso voce poderia viver la trabalhando e depois de 6 anos de residencia legal poderia solicitar sua naturalizacao. Se nesse meio tempo se casa com uma portuguesa (espero que nao me mate a sua esposa atual, caso ja esteja casado! rsrsrsrsr) o prazo seria de apenas 3 anos.
    A vida da muitas voltas! Coloque suas metas e tenha fé.
    Boa Sorte!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.