Bisavô José Araujo Ferreira ( Portugal)

Gostaria de saber como posso conseguir a certidão de nascimento do meu Bisavô (português), pois minha mãe pretende obter a nacionalidade por atribuição por ser neta e consequentemente eu obtê-la também.

### Dados ####:

*Nome do meu avô : Anthero Araujo Ferreira - Falecido
ano de nascimento: 05-01-1925
local do nascimento:São Paulo- Cravinhos (BRASIL)

*nome do meu bisavô : Jose Ferreira da Silva (PORTUGAL) - Falecido
*nome da minha bisavó : Raquel Maciel Araujo (BRASIL) - Falecido
*nome do meu Trisavô - Apolinário José da Silva (PORTUGAL)- Falecido
*nome da minha Trisavô - Maria Rosa Azevedo (PORTUGAL)- Falecido

obs: Ainda não tenho o local (freguesia) onde meu Bisavô nasceu.

*************************************************************##**********************************************************
** Assuntos retirado do site do consulado: **
http://consuladoportugalsp.org.br/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-de-portugueses/

2.Se você é neto de um cidadão português, e seu pai (ou mãe) não adquiriu a nacionalidade portuguesa,

- neto de cidadão português. Tenho direito à nacionalidade?

Os indivíduos nascidos no estrangeiro com, pelo menos, um ascendente de nacionalidade portuguesa do 2.º grau na linha reta que não tenha perdido essa nacionalidade, podem solicitar a sua nacionalidade portuguesa desde que satisfaçam cumulativamente os seguintes requisitos:

a) Declararem que querem ser portugueses;
b) Possuírem efetiva ligação à comunidade nacional;
c) Inscreverem o seu nascimento no registo civil português, após o reconhecimento da ligação à comunidade nacional.

► Se eu pedir a nacionalidade por ser neto, posso passar esse direito aos meus filhos?

Os netos de portugueses, recebem a nacionalidade por atribuição (que é diferente da aquisição) portanto é uma nacionalidade originária, que produz efeitos desde a data do nascimento do requerente. Por isso estes, depois de terem a nacionalidade e terem atualizado o estado civil, poderão passar esse direito para seus filhos (pelo tópico 1), sejam eles maiores ou menores de idade, como se sempre tivessem sido filhos de portugueses.

***************************************************************##****************************************************************

Agradeço desde já pela ajuda.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.