Processo Concluído, e agora?

Bom dia pessoal,

O processo de atribuição do meu pai (brasileiro) filho do meu avô (português) foi concluído recentemente em Ovar, gostaria de umas dicas para começar o meu processo.

1 - Preciso fazer a transcrição de casamento do meu pai antes de começar o meu processo de atribuição?
2 - recebi somente uma folha com o numero do assento do meu pai, com esse documento consigo fazer tanto a transcrição de casamento e a minha atribuição ou preciso emitir alguma certidão em Portugal?
3 - Ponta Delgada ainda continua sendo o melhor lugar para transcrição de casamento?

obrigado

Comentários

  • @reduduarte,

    Caso seus pais tenham casado antes de 1981, sua mãe tem direito à nacionalidade gratuitamente. Para isso, terá que transcrever o casamento deles. Se não for o caso e se seu pai tiver sido seu declarante, poderá enviar sua atribuição ao ACP, sem a transcrição.

    A folha que recebeu do assento do seu pai, embora bastante simples, tem um valor inestimável, pois é a certidão portuguesa de nascimento dele.
  • @Marcia obrigado pela resposta.
    Meu pai casou-se com minha mãe em 1987, ela não tem interesse na cidadania.
    Uma pergunta, ACP é o mesmo processo que o OVAR? os prazos são parecidos?
    é difícil mudar de conservatória quando ja se conhece uma;
    qual a sua opinião em relação a isso?
  • @reduduarte,,ACP está bem mais rápida que OVAR,,envie para lá
  • Acabei de ver na minha certidão que o declarante é a minha mãe, e o nome do meu pai aparece somente como pai
  • @reduduarte, se o declarante é sua mãe, e o português é seu pai..terá que transcrever o casamento antes.
  • Olá, meu processo foi concluído 17xxx/18. Obrigado a todos que me ajudaram!
  • Postei no lugar errado, algum mod pode mover para o post para "Atribuição pelo ACP Porto"? ou excluir.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.