Sou filha de portugueses - como faço??
Gostaria de obter a dupla cidadania, sou filha e irmã de portugueses, meu pai é falecido, Não tenho a menor idéia de como iniciar o processo, gostaria de obter pra mim e meus fihos, alguem pode me orientar?
Obrigada
Obrigada
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Reuna os documentos disponíveis dos seus pais e revise bem se todos os nomes e datas estao corretos.
Indique em que lugar do Brasil voce mora.
ainda mais pq ambos seus pais são portugas.
como a Denise adiantou, vc precisa nos dizer quem declarou seu nascimento. Daí vc solicitará a nacionalidade por atribuição a partir do declarante do seu nascimento. pode ser tanto seu pai como sua mãe, provavelmente foi seu pai. pra começar vc precisará tb da certidão de nascimento de quem foi o declarante.
Sou de são paulo, vou procurar quem foi o declarante em minha certidão, pois nem sei onde ela está mas é bem provavel q tenha sido meu pai.
Se Ele foi o declarante do seu nascimento, basta conseguir a certidao de nascimento dele, juntar os doctos necessarios e pedir sua atribuicao de nacionalidade.
Voce vai precisar da certidao do seu pai para preencher o formulario de requerimento da cidadania.
Entre no site do Portal do Cidadao, cadastre-se e com os dados de nascimento dele peca uma certidao de nascimento. Eles enviam por correio.
Ele foi o seu declarante?
Em caso positivo voce podera entrar com o seu pedido sem ter que transcrever o casamento e óbito em Portugal, caso mande seus documentos por correio a Portugal. Se pretende usar o Consulado terá que transcrever tudo.
Entao vamos por partes:
1- seu pai é o seu declarante?
2- tem os dados de nascimento dele: data, local exato, nome dos pais?
3- peca a certidao no portal
4- peca no cartorio onde foi registrada uma certidao em inteiro teor.
5- decida-se se vai fazer atraves do consulado ou por correio.
Seguimos conversando.