Dúvida
andreaximenesgemmal
Member
Meu filho nasceu em Portugal, logo ele é de nacionalidade Brasileira e naturalidade de Portugal. Na época ,eu e meu marido éramos brasileiros. Agora acabou de sair a nacionalidade do meu marido. Nesse caso meu filho não precisa solicitar a nacionalidade? O que devemos fazer? Obrigada!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
vcs registraram seu filho à época do nascimento?
Moravam legalmente em Portugal por mais de 5 anos? Se sim, poderiam ter requerido a atribuição dele à época.
Vc e seu marido têm nacionalidade originária?
Com base em que artigo obtiveram a nacionalidade?
Respondendo:
Sim, nosso filho foi registrado aqui;
Não ficamos 5 anos;
Meu marido acabou de receber a nacionalidade através da mãe.
Obrigada!
entendi. Então, vcs devem fazer atribuição do seu filho por inscrição.
Transcrevam seu casamento antes em Portugal, em qq conservatória (procurem uma que não tenha balcão de nacionalidade, para ser mais tranquilo).
Depois de transcrito o casamento de vcs, poderão agendar em conservatória que possua balcão de nacionalidade, a atribuição por inscrição (que é aquela que é feita pessoalmente e onde se preenchem os formulários ali no momento, junto ao funcionário do IRN).
O processo é fácil. Mas, a transcrição do casamento será solicitada. Aliás, já que moram em Portugal, terão que transcrevê-lo mesmo, a fim de que vc também possa solicitar sua nacionalidade.
exatamente. E como estão em Portugal, podem agendar e fazer esta atribuição por inscrição.