MÃE PORTUGUESA, PAI BRASILEIRO - NÃO CASADOS - ADOÇÃO POSTERIOR

Tereza Lima,
Por gentileza, solicito sua ajuda: Minha prima Margareth quer solicitar a nacionalidade portuguesa por Atribuição. A Margareth é filha de Maria (filha de português) e Carlos, não casados; ela nasceu em 1956, sendo registrada no mesmo mês do nascimento,sendo declarante o pai. A Maria (mãe da Margareth) conseguiu a cidadania portuguesa por Atribuição em 2017, com o nome de solteira. O pai, Carlos, já faleceu; a mãe casou em 1970 com o Jorge (alterando o nome de solteira). Em 1971 o Jorge adotou, em cartório, a Margareth. A adoção foi averbada no cartório junto à certidão original de nascimento da Margareth. Qual sua opinião em relação aos documentos para serem enviados, em anexo ao formulário, solicitando a nacionalidade por Atribuição para a Margareth? Será que a certidão de nascimento da Margareth, com a averbação, pode causar algum problema? Agradeço sua atenção. Luiz

Comentários

  • Bom dia, @Luiz marques.

    Vou responder pela @Tereza Lima, ok?
    Se ainda quiser conversar com ela, envie inbox.

    Em primeiro lugar, se Maria e Jorge casaram (e Maria consta com nome de casada nos documentos de Margareth), terá que transcrever este casamento, para evitar que se caia em exigência, ainda que Maria casou-se bem depois do nascimento da filha.

    Essa questão, vai eliminar as provas da maternidade, que serão exigidas, tendo em vista que Maria não foi declarante da Margareth em 1956 e esta nasceu antes de 1978 (qdo tem novo entendimento da lei).

    Após a transcrição do casamento, basta enviar os documentos normais:
    - cópia simples da certidão portuguesa da Maria (se possível, enviar cópia simples da certidão do casamento a ser transcrito tb)
    - certidão de nascimento da Margareth, do tipo reprográfica, apostilada (lá constará que foi registrada assim que nasceu e que houve a posterior adoção pelo padrasto)
    - requerimento 1C preenchido e assinatura reconhecida por autenticidade da requerente
    - cópia autenticada e apostilada do RG da requerente
    - vale postal de 175 euros
  • Marcia,
    Muito obrigado!
    Abr,
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.