Direto na Conservatória. Por onde começar?
Stanguini
Member
Olá, sou novo por aqui.
Fiz o processo de nacionalização da minha mãe pelo consulado geral em São Paulo, agora é minha vez.
Gostaria de fazer o processo direto na Conservatória enviando os documentos pelos Correios, mas estou cheio de dúvidas.
Qual a conservatória mais ágil?
Os documentos são os mesmos solicitados pelo consulado?
Desde já agradeço.
Fiz o processo de nacionalização da minha mãe pelo consulado geral em São Paulo, agora é minha vez.
Gostaria de fazer o processo direto na Conservatória enviando os documentos pelos Correios, mas estou cheio de dúvidas.
Qual a conservatória mais ágil?
Os documentos são os mesmos solicitados pelo consulado?
Desde já agradeço.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Sendo a sua mãe portuguesa e a sua nacionalidade partido dela,terá que transcrever o casamento dos seus pais
Sugiro Ponta Delgada que está sendo bem rápida
Documentos
- certidão de casamento por inteiro teor com o sinal público e apostilada
- certidão de nascimento por inteiro teor reprográfica com o sinal público apostilada do nubente brasileiro
- certidão de nascimento do português , cópia simples.
-xerox do RG autenticado de quem vai pedir a transcrição
- Taxa de 120 euros
- Requerimento preenchido e assinado por autenticidade
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1
Sendo que não sei por onde começar nas conservatórias.
Eu tenho a certidão de nascimento do português
Certidão de casamento do português com a cônjuge brasileira
certidão de nascimento da requerente filha do português
RG da requerente à nacionalidade.
O que mais precisa?
Por favor, me ajudem.
@Maria Nélida
@Stanguini
agradeço desde já
Minha dúvida é que fui informado anteriormente que se o pai português registrou o filho nascido no Brasil, então não precisaria da transcrição do casamento dos pais da requerente. Isso procede?
Estou preocupado pois não consigo encontrar a certidão de nascimento da nubente que foi casada com o português.
Outra dúvida é que o Português Nasceu no distrito do Porto. Eu tenho que obrigatoriamente buscar esse distrito pra registrar o filho do português?
Obrigado pela resposta Vlad
Eu creio que já tenho tudo o que é necessário.
A certidão de nascimento do português, durante o preenchimento do formulário 1C , posso enviar uma cópia dela? Tenho medo de enviar original e ficar sem ela aqui devido ao trâmite dela vir de Portugal.
Se eu mandar cópia precisa autenticar? e apostilar pelo fato de ser cópia?
Vlad muito obrigado novamente
Quando fiz o processo da minha mãe, enviei a certidão de casamento dela em inteiro teor e de nascimento do meu pai.
Creio que o casamento dela já esteja transcrito.
mais uma coisinha, por favor.
No quadro 2 do formulário 1C eu marco X apenas em pai português e X também em "pretende manter a composição original do nome?" Considerando que irei enviar a cópia da certidão do português
No quadro 5: onde tem local; eu moro em uma cidade e vou enviar pelos correios da capital do meu estado. ( correio central) assino qual das duas cidades? De onde envio ou de onde moro?
1-Se vai enviar uma cópia do assento do portugues,no quadro 2 marque somente essas duas opções:pai portugues e que pretende manter o nome original
2- A cidade onde será feito o reconhecimento da firma
Como a atribuição da sua mãe foi feita pelo consulado,pode ser que tenham transcrito o casamento
Envie um e-mail para - rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt - informando o nome dos seus pais e peça que verifiquem se a transcrição foi feita
Percebi que a certidão de nascimento do Português tem uma divergencia de nomes em relação a certidão de nascimento do requerente filho de português. Será que dá problemas?
Dependendo da divergencia,pode não tenha problemas
Como está na portuguesa e na brasileira?
A certidão que veio de Portugal está que nasceu José, filho de José Ribeiro Jardim.
No Brasil quando o José casou colocou como se fosse filho de José Ribeiro de Souza (que é o sobrenome dos Avós de dele, José)
A partir daí o sobrenome Jardim sumiu e filhos do José todos têm "José Ribeiro de Souza" como avô.(deveria ser José Ribeiro jardim)
Será que vai dar problema? Será que se eu enviar a certidão de casamento dele, José, que prova que ele nasceu na mesma data que tem na sua certidão de nascimento ajudará em algo ou piorará?
O requerente é filho de José.
@Kimtiagobaptista fez por Ovar. Devo fazer por lá tbm?
Vi bastante aqui que o melhor lugar p atribuição seria ACP, mas com essa divergencia estou muito receoso.
Pensei em mandar email pra lá, mas sei que eles são muito atarefados e mandar e-mail é indicado apenas em ultimo caso.
@VladPen e @MariaNélida, O que vcs fariam no meu lugar?
Tenho receio de não conseguir.