Direto na Conservatória. Por onde começar?

Olá, sou novo por aqui.

Fiz o processo de nacionalização da minha mãe pelo consulado geral em São Paulo, agora é minha vez.

Gostaria de fazer o processo direto na Conservatória enviando os documentos pelos Correios, mas estou cheio de dúvidas.

Qual a conservatória mais ágil?

Os documentos são os mesmos solicitados pelo consulado?

Desde já agradeço.

Comentários

• @Stanguini,
    Sendo a sua mãe portuguesa e a sua nacionalidade partido dela,terá que transcrever o casamento dos seus pais
    Sugiro Ponta Delgada que está sendo bem rápida
    Documentos

- certidão de casamento por inteiro teor com o sinal público e apostilada
    - certidão de nascimento por inteiro teor reprográfica com o sinal público apostilada do nubente brasileiro
    - certidão de nascimento do português , cópia simples.
    -xerox do RG autenticado de quem vai pedir a transcrição
    - Taxa de 120 euros
    - Requerimento preenchido e assinado por autenticidade

http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1

• Eu estou também em busca da nacionalidade por atribuição (pai-filha)

Sendo que não sei por onde começar nas conservatórias.

Eu tenho a certidão de nascimento do português
    Certidão de casamento do português com a cônjuge brasileira
    certidão de nascimento da requerente filha do português
    RG da requerente à nacionalidade.

O que mais precisa?

Por favor, me ajudem.
    @Maria Nélida
    @Stanguini

agradeço desde já
  • editado April 2018
    @Vlad Pen

Minha dúvida é que fui informado anteriormente que se o pai português registrou o filho nascido no Brasil, então não precisaria da transcrição do casamento dos pais da requerente. Isso procede?

Estou preocupado pois não consigo encontrar a certidão de nascimento da nubente que foi casada com o português.

Outra dúvida é que o Português Nasceu no distrito do Porto. Eu tenho que obrigatoriamente buscar esse distrito pra registrar o filho do português?

Obrigado pela resposta Vlad
  • editado April 2018
    @marcuspergentino...Sim, se o português foi o declarante do nascimento do filho não é necessário a transcrição de casamento se o processo for feito em ACP. Para o processo de atribuição, precisa do assento de nascimento do português ou se o mesmo estiver informatizado, vc pode apenas informar os dados referentes ao nascimento.
  • @Vlad Pen, agradeço novamente a resposta.

Eu creio que já tenho tudo o que é necessário.
    A certidão de nascimento do português, durante o preenchimento do formulário 1C , posso enviar uma cópia dela? Tenho medo de enviar original e ficar sem ela aqui devido ao trâmite dela vir de Portugal.
    Se eu mandar cópia precisa autenticar? e apostilar pelo fato de ser cópia?

Vlad muito obrigado novamente
  • @marianelida
    Quando fiz o processo da minha mãe, enviei a certidão de casamento dela em inteiro teor e de nascimento do meu pai.

Creio que o casamento dela já esteja transcrito.
  • @marcuspergentino pode enviar a cópia se o assento ja tiver informatizado e não precisa autenticar e nem apostilar.
  • editado April 2018
    Muito obrigado @Vlad Pen.

mais uma coisinha, por favor.

No quadro 2 do formulário 1C eu marco X apenas em pai português e X também em "pretende manter a composição original do nome?" Considerando que irei enviar a cópia da certidão do português

No quadro 5: onde tem local; eu moro em uma cidade e vou enviar pelos correios da capital do meu estado. ( correio central) assino qual das duas cidades? De onde envio ou de onde moro?
  • @marcuspergentino,

1-Se vai enviar uma cópia do assento do portugues,no quadro 2 marque somente essas duas opções:pai portugues e que pretende manter o nome original
    2- A cidade onde será feito o reconhecimento da firma
  • Maria NélidaMaria Nélida Member
    editado April 2018
    @Stanguini,

Como a atribuição da sua mãe foi feita pelo consulado,pode ser que tenham transcrito o casamento

Envie um e-mail para - rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt - informando o nome dos seus pais e peça que verifiquem se a transcrição foi feita
  • @Maria Nélida

Percebi que a certidão de nascimento do Português tem uma divergencia de nomes em relação a certidão de nascimento do requerente filho de português. Será que dá problemas?

• @marcuspergentino,

Dependendo da divergencia,pode não tenha problemas
    Como está na portuguesa e na brasileira?
  • editado April 2018
    @Maria Nélida

A certidão que veio de Portugal está que nasceu José, filho de José Ribeiro Jardim.
    No Brasil quando o José casou colocou como se fosse filho de José Ribeiro de Souza (que é o sobrenome dos Avós de dele, José)

A partir daí o sobrenome Jardim sumiu e filhos do José todos têm "José Ribeiro de Souza" como avô.(deveria ser José Ribeiro jardim)

Será que vai dar problema? Será que se eu enviar a certidão de casamento dele, José, que prova que ele nasceu na mesma data que tem na sua certidão de nascimento ajudará em algo ou piorará?
    O requerente é filho de José.
  • editado April 2018
    Procurando no fórum achei um colega em situação igual a minha que conseguiu, @KimTiagoBaptista.

@Kimtiagobaptista fez por Ovar. Devo fazer por lá tbm?
    Vi bastante aqui que o melhor lugar p atribuição seria ACP, mas com essa divergencia estou muito receoso.
    Pensei em mandar email pra lá, mas sei que eles são muito atarefados e mandar e-mail é indicado apenas em ultimo caso.
    @VladPen e @MariaNélida, O que vcs fariam no meu lugar?
  • editado April 2018
    @marcuspergentino é preciso justificar.Antigamente as pessoas não tinham documentos oficiais para justificar nomes e por vezes trocavam sobrenomes dos pais pelos avós.Não podemos garantir q a conservatória não vá pedir para ser retificado o nome na certidão de casamento.Ovar é mais flexível com essas divergências , mas tb é mto mais demorada para conclusão de processos.
  • @VladPen tem algum modelo de justificativa? Faço por email?

Tenho receio de não conseguir.
  • @marcuspergentino..essa justificativa vc deve enviar junto com o processo.Se ja enviou , terá q aguardar a conservatória se manifestar ou não.Não temos modelo para esse tipo de questão.
  • editado April 2018
    @VladPen Junto à justificativa estou pensando em enviar ainda a certidão de casamento do português com a mãe da requerente. Justificativa impressa e certidão de casamento ambas apostiladas. O que vc acha?
  • @marcuspergentino tudo q vc puder juntar para justificar ..será importante.
  • Muito obrigado @VladPen
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.