Dupla Cidadania: avós ou cônjuge?

Meus avós paternos são portugueses, falecidos, meu pai ainda vivo e sem dupla cidadania e sou casada há três anos com um cidadão português, o qual tirou a dupla pelo seu avô, gostaria de saber o que é melhor, dar entrada pelos meus avós ou pelo meu marido?

Comentários

  • @GabC,

    Sem duvida,seria vc fazer do seu pai e depois a sua
    3 anos de casados só pode vir a conseguir se já tiver filhos portugueses
    Seu marido fez a nacionalidade pelo avô?Foi como neto?
  • editado April 2018
    Pelo seu marido você vai ter que comprovar ligações efetivas com Portugal (se tiver filhos portugueses originários, já comprova; ou quando fizer 5 anos de casada se o marido for português originário, tb comprova, mas há outras possibilidades. Há um tópico específico sobre o assunto aqui no forum). Além disso, é nacionalidade derivada, não retroage ao nascimento. O processo só é feito em Lisboa, e demora mais de 1 ano (250 euros, mais as certidões).
    Se fizer pela seu pai a partir dos pais dele, é originária e é um direito seu. Há conservatórias bem rápidas como o ACP. (essa sai um pouco mais cara pelo número de transcrições de operações a serem feitas: transcrição de casamento dos avós (120euros, se já não tiver sido feita ou se eles não tiverem casado em Portugal), atribuição do pai (175) e sua (175), mais as certidões.
    Fica entre derivada ou originária e barata e demorada ou cara e rápida, se não houver outros fatores que pendam pra uma das opções (se você tiver filhos maiores de antes desse casamento, eles só poderão ter se a sua nacionalidade for originária, por exemplo)
    De qualquer forma, como esposa de português você já pode residir e trabalhar legalmente em Portugal.
  • Minha esposa é neta de português e minha sogra ainda é viva porém divorciada. Posso fazer o processo de cidadania da minha esposa sem que a mãe dela tenha feito? Minha sogra precisa fazer a transcrição do casamento dela em Portugal? O que eu realmente preciso fazer?
  • @CristianMPereira..o correto é atribuir a nacionalidade primeiro da sua sogra e depois sua esposa.Se ela fizer direto como neta é mto mais difícil o processo ser deferido pq tem q comprovar laços de efetiva ligação com a comunidade portuguesa.
  • @Vlad, se minha sogra fizer primeiro, qual será a facilidade ou dificuldade da minha esposa fazer depois?
    Minha esposa fará o processo como sendo filha de português ou continuará como sendo neta de português?
  • @CristiamMPereira sua esposa passará a ser filha de portuguesa.
  • Surgiu mais uma dúvida, quando é feito o processo de cidadania para netos, a transcrição do casamento do avô também precisa ser feita ?
  • editado June 2018
    Quanto tempo para se obter o número do processo depois que os documentos chegam no AC Porto? E como esse número chega até mim?
  • @CristianMPereira,

    ligue para a Linha Registos.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.