MINHA MAE FILHA DE PORTUGUES FALECIDA

Prezados, estou na seguinte situacao. Minha mae era filha de Português, foi casada com o meu pai. entretanto, a minha mãe faleceu e eu acabei não pedindo a cidadania na epoca. No atual momento sou neto de português. Gostaria de saber se seria possível transcrever o casamento de minha mãe com o meu pai (ainda que ela já seja falecida), caso o declarante do nascimento de minha mãe seja o português.
Sabem me informar se esse jeito que estou fazendo é possivel ou não?

Comentários

  • @Graciano,

    evite duplicar as questões, por favor. E coloque seu caso REAL.

    Fiquei confusa:
    em outro tópico, disse que seus pais nunca foram casados e aqui diz que foram.
    Afinal, qual a sua real situação?

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/145392/#Comment_145392
  • Olá, desculpe pelas duas mensagens, mas esotu escrevendo também pela minha namorada. Neste tópico é referente a ela. Desculpe, novamente, pela duplicidade de mensagens.
  • @Graciano,

    então. Sendo sua namorada neta de portugueses, terá que provar as ligações efetivas com Portugal.

    A documentação necessária é:
    - Certidão de nascimento do português
    - Certidão de nascimento da mãe do requerente, do tipo reprográfica, emitida há menos de 180 dias, apostilada
    - Certidão de casamento da mãe da requerente também, de inteiro teor, emitida há menos de 180 dias, apostilada
    - Certidão de nascimento da requerente, do tipo reprográfica, emitida há menos de 180 dias, apostilada
    - Cópia do histórico escolar em instituição de ensino de língua portuguesa, autenticada em cartório (deve constar 2 anos de língua portuguesa - não serve de nível superior)
    - Certidão de antecedentes criminais da policia federal, emitida há menos de 90 dias (se for pelo site não precisa ser apostilada)
    - Cópia do RG ou passaporte (se contiver a filiação) da requerente, autenticada em cartório, apostilada
    - Requerimento preenchido, com assinatura reconhecida presencialmente no consulado português, ou por autenticidade em cartório
    - comprovantes de ligação efetiva com Portugal (residência legal em território nacional; deslocamento regular a Portugal; propriedade em seu nome há mais de três anos ou contratos de arrendamento celebrado há mais de três anos, relativos a imóveis sitos em Portugal; participação regular ao longo dos últimos cinco anos à data do pedido na vida cultural da comunidade portuguesa do país onde resida, nomeadamente nas atividades das associações culturais e recreativas portuguesas dessas comunidades).
    - Vale postal de 175 euros ou pagamento pela plataforma de cartão de crédito


    Só pode ser mandado para a CRCentrais Lisboa.

    Requerimento modelo 1D:
    http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para6500/



    Plataforma de cartão:
    https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC3


    * respondendo à questão da transcrição do casamento: sendo a mãe dela falecida brasileira, não há asamento a transcrever
  • Entendi, que pena, ela terá que esperar um pouco para ter a chance de requerer a dela.

    E só ficou uma dúvida. Se o avô dela era português e registrou a mãe dela que era brasileira, e a mãe dela faleceu, mas era casada do o avô dela brasileiro, ainda sim, não conseguiria fazer a transcrição?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.