Valor certidão de nascimento de inteiro teor

Olá! Sou nova aqui e irei dar entrada no pedido de cidadania da minha mãe para depois tirar a minha. Estou com dificuldade de entrar em contato com o cartório no Rio de Janeiro onde ela nasceu para pedir a certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica (legalizada) e pensei em pedir pelo site cartorio 24 horas, porém achei absurdo o valor - em torno de R$ 560,00 e gostaria de saber se alguém poderia me confirmar quanto custa esse tipo de certidão.

Comentários

  • Seja bem vinda, @andreialopes.

    as certidões variam em função da idade. Uma certidão antiga custa mais caro, mas algo em torno de R$150 a R$160. Este valor cobrado é exorbitante. Totalmente fora da realidade.
  • Mencionei o valor sem o apostilamento.
  • @Andreia

    @Marcia tem razão. Mas esse é o preço de VOCÊ indo lá pessoalmente buscar. Alguns cartórios não fazem na hora.
    Um detalhe importante, se você não tiver os dados da certidão (cartório, livro, folha e termo), será preciso fazer buscas e TALVEZ fique mais caro. Principalmente se o cartório original fechou.
    Isso sem falar no custo do Sedex para lhe remeter a certidão pelos Correios em segurança.

    Você tem os dados da certidão?
  • Obrigada, @Guilherme Moreira
  • Obrigada a todos pela atenção! Tereza, tenho a certidão sim..só que moro no interior do Rio e o telefone que consegui do cartório em questão ninguém atende...mas tentarei ir pessoalmente então, pois achei o valor muito caro!
  • @andreialopes
    Dos RCPN que já pedi alguma coisa, a maioria consegui resolver pelo site: 4º (Catete), 5º (Copacabana), 8º (Tijuca) e 12º (Barra). O 3º (Centro) não consegui por site, por telefone, por sinal de fumaça... Tive que ir pessoalmente. O atendimento foi bem rápido, não estava cheio, coisa nem de 10 minutos solicitei e fui buscar outro dia. Se for um desses, fica a dica.
    Solicitando direto ao cartório (mesmo que via site próprio) nunca são tão mais caro assim como você falou. Veja também se nesse site que você pesquisou não te "empurraram" fazer certidão reprográfica e digitada (alguns cartórios sugerem, mas não é obrigatório, só se a legibilidade estiver muito ruim, aí não precisa apostilar a digitada, só a reprográfica)
  • @jhmelman O cartório da minha mãe é de Madureira, acabei de achar um site (depois de muita procura) com e-mail e telefone ..enviei um e-mail, vamos ver se vâo responder.. mas amanhã vou tentar ligar! Se não, vou pessoalmente mesmo... obrigada!!
  • Outra coisa que pode encarecer é sedex... Carta registrada sai bem mais barato. Demora um pouco mais, mas a diferença do sedex às vezes não compensa.
  • @andreialopes

    Se não envolve buscas, realmente o valor está abusivo.
    O ruim é que determinados cartórios cariocas mal atendem o telefone e outros não aceitam serviços não presenciais.
    Verifique se não há algum conhecido no Rio que possa fazer esse serviço pra você pois provavelmente terá de comparecer ao cartório em dois dias diferentes.
  • @jhmelman @terezalima Obrigada! Paguei 201 reais pela certidão apostilada.
  • Bem melhor que os 560 inciais! :)
    Ainda é caro, mas já é um valor compatível com o custo de certidões no RJ. (a minha em Salvador/BA saiu por menos de 50 reais, o resto da família toda era isso, uns cento e tantos mais apostila, cento e muitos)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.