Prova de vida nos casos de Conversão do artigo 6.4 para artigo 1D

Gostaria de discutir e de orientação sobre prova de vida para os idosos que pediram a Atribuiçao de netos ,no caso específico dos naturalizados pela lei 6.4 visto que o processo é longo e que pode eventualmente cair numa exigência que solicite. algo do requerente como por exemplo :uma nova assinatura em requerimento .
Como fazer , quando fazer ,de quanto em quanto tempo é o que mais os colegas acharem pertinente a prova de vida .
Obrigada

Comentários

  • Olá, @Maritza Castro.

    O que temos visto em relação à prova de vida é que não adianta se antecipar muito. Em vários casos, algumas pessoas enviaram junto com o processo, a prova de vida, e devido ao atraso no mesmo, tiveram que fazer outro documento.

    Portanto, acho conveniente fazer apenas quando solicitado e se solicitado.
    Observe que, para pedir a conversão da nacionalidade naturalizada para atribuída, o requerente tem que fazer um CC. O que aconselhamos é que se envie os documentos para a conversão o mais rápido possível, após o CC estar pronto, tendo em vista que o documento português serve como prova de vida também.

    Com relação a como fazer, existem duas maneiras: via cartório ou via consulado.
  • @Marcia . É exatamente isso que eu tenho visto mas estou com uma situação na família que é a seguinte :O meu tio assinou o formulário no Consulado de SP no dia em que foi fazer o CC .Lá eles usam um carimbo que escrevem em qual documento foi baseado a assinatura presencial e como tudo na vida acontece passou batido .Foi pelo RG brasileiro .Na época eu também tinha salvo um email com a documentação bem genérica que li aqui .
    Meu primo esperou o CC chegar e fez uma cópia simples e mandou com o requerimento e AC e vale postal .Em um post antes da Páscoa eu li aqui um email que eles exigem que a assinatura esteja baseada no CC e fui procurar a xerox da documentação enviada .E quase caí dura ! O requerimento foi assinado dia 02/01pelo RG brasileiro e o CC emitido dia 03/01 .Corremos tanto por causa da saúde dele .Eu fiquei pensando no que fazer .Isso da prova de vida ,ou assinar outro requerimento baseado no CC ou qualquer outra forma eu não sei .Nos mandamos tb o assento de nascimento embora não tivessem pedido . É isso e obrigada pela sua resposta tão prontamente como sempre .
  • @Maritza,

    estava vendo agora seu inbox.
    Sim, em primeiro lugar, o CC devia ter sido certificado.
    Veja a documentação:
    Os cidadãos portugueses que tenham adquirido a nacionalidade portuguesa, com base no anterior n.º 4 do art.º 6.º da LN, podem agora requerer a sua atribuição nos termos do artº 1º nº 1 al d) da Lei da Nacionalidade, mediante apresentação dos seguintes documentos:
    - impresso de modelo aprovado 1D
    - certificado do registo criminal do país da naturalidade e da(s) residência(s), se diferente(s) de Portugal.
    - fotocópia certificada do documento de identificação português em prazo de validade, certificada no consulado português (ou autenticada em cartório), cartão de cidadão ou passaporte
    - pagamento do respetivo emolumento (175,00€),
    -Devem remeter para esta Conservatória os documentos indicados.


    O 1D deve ter assinatura baseada no CC pq é um cidadão que já é português, solicitando outro processo. Logo, o RG brasileiro fica sem efeito. Se fosse comigo, assinaria de imediato, outro 1D (com assinatura baseada no CC) e enviaria o CC certificado (pelo cartório ou pelo consulado). No envelope, colaria a referência dos demais documentos, dizendo ser uma complementação.
  • @Marcia de cara eu pensei nisso .O que você sugere .Eu enviar logo com uma carta explicativa mesmo sem estar numerado ? Eu não sei a logística da CRC no que se refere a esse tipo de procedimento . Acredito que eles devam numerar em maio ou início de junho .Ou quem sabe escrever um e-mail para lá e perguntar como fazer ?E com a resposta impresssa enviar.?
  • Se possível, sugiro enviar de imediato, para que não corra nenhum risco de ficar parado, mesmo que na pré análise.
  • É possível sim .Meu primo está ansioso com isso .Vamos marcar para ir ao Consulado fazer isso o mais rápido possível . Faço uma carta explicativa ?Como posso organizar isso .para facilitar a união com o que já está lá sem parecer que é um novo processo chegando .
  • @Maritza, faça uma cartinha, explicando, para evitar qq equívoco.
    No envelope, coloque o número do processo e o nome completo dele, e escreva "Documentos adicionais".
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.