Dúvida de documentação e outras!

Boa tarde a todos do Forum. Comecei a ler a alguns dias, mas, apesar de talvez ter tirado algumas dúvidas, gostaria de pedir ajuda sobre meu caso!
Meus pais são ambos portugueses, casaram no Brasil, que documentos eu preciso para atribuição?
Meu pai faleceu em Agosto do ano passado (2017). Eu não tenho a certidão de nascimento de nenhum dos dois, mas eles têm o Cartão do Cidadão" ainda válidos. Que documentação eu preciso para atribuição?
Além disso, minha mãe ainda é viva (84 anos) mas tenho um pequeno detalhe que,, apesar de nunca ter tido problema no Brasil, talvez em Portugal tenha, O nome de minha mãe é: "MARIA NAZARÉ", que consta em minha certidão de nascimento, mas o nome dela (e que consta correto nas certidões de nascimento da minha irmã e do meu irmão) é: "MARIA DE NAZARÉ". Sei que é óbvio, que deveria pedir a atribuição através do meu pai, mas essa diferença de nome poderia atrapalhar se eu usasse ela para atribuição?
Obrigado a todos!

Comentários

• Ainda (me desculpem)...
    Para complementar, pretendo pedir direto a Portugal, então qual CRC vcs sugerem?
    Obrigado novamente!
  • @topcat

É preciso transcrever o casamento deles em Portugal. Você precisa obter os números dos assentos de ambos, para isso envie os dados às Conservatórias dos Concelhos nos quais estão as freguesias de naturalidade.

Para a transcrição veja o tópico específico.

A divergência no nome de sua mãe não dará problemas. Poderá enviar o processo após a conclusão da transcrição para o ACP - não fazem transcrições. Ou enviar os dois processos para Tondela.
  • @Mariza...
    Obrigado Mariza por sua resposta!
    Mas, mesmo com minha certidão de nascimento constar o nome do meu pai, preciso transcrever o casamento?
  • Sim, porque são ambos portugueses.
  • @topcat sempre quando ambos são portugueses ou somente a mulher, é obrigatória a transcrição de casamento
  • @topcat

Devido ao fato de serem ambos portugueses casados fora do país torna-se obrigatório a transcrição de casamento.
  • Desculpem Mas o que é "indicação do número do assento" que consta no tópico. Eu tenho o "cartão do cidadão" de ambos e as carteiras de identidade Portuguesas antigas também.
  • Lá no tópico também fala de "Certidão de Casamento de inteiro teor", então não precisa ser por cópia reprográfica?
  • editado April 2018
    @topcat para transcrição de casamento é preciso somente certidões de inteiro teor apostiladas.Indicação do número do NR do assento..é solicitado o nr do registro.No cartão cidadão não consta esse número.
  • @Vlad Pen
    Obrigado
  • @topcat

Qual o ano de nascimento e freguesias de seus pais?
  • @Mariza
    Obrigado pela atenção! Vamo lá...
    Mãe: Nasc 25/01/1934 - Pinheiro, Aguiar da Beira
    Pai: Nasc 03/03/1929 - Viariz, Baião
  • @topcat

Envie os dados com indicação da freguesia dos seus pais e peça o número do assento:

Conservatória de Aguiar da Beira: registos.abeira@irn.mj.pt
    Conservatória de Baião: registos.baiao@irn.mj.pt
  • @Matiza...posso te perturbar mais um pouquinho?
    Bem, para mim, acho que tirei minhas dúvidas, mas, tenho 2 sobrinhas, uma (Nayara) o pai (meu irmão) faleceu, a outra, Juliana,, minha irmã ainda está viva. A Nayara pode pedir a nacionalidade direto com a "legação" com o avô ou avó (meus pais)? E, no caso da Juliana, ela só pode pedir depois que minha irmã tiver a nacionalidade, certo?
    Obrigado!
  • @topcat

Os netos precisam provar ligações efetivas com Portugal, exemplo: viagens constantes, participação da vida cultural em clubes portugueses durante alguns anos, etc. s Sugiro que leia o decreto-lei 71/2017.

A outra sobrinha dependerá da atribuição e transcrição de casamento de sua irmã.
  • @Mariza
    Obrigado por suas informações.
    Já obtive resposta da Conservatória de Aguiar da Beira sobre o assento da minha mãe.
    Existe algum jeito de saber se o casamento foi já transcrito? Como meu pai faleceu em Agosto do ano passado e com 84 anos minha mãe as vezes está confundindo muitas coisas, mas me ocorreu que no Registro Civil dela, consta o nome de casada e, na carteira de identidade antiga, que foi expedida em 2001 em Lisboa, consta, como está lá, Estado civil "cas".
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.