Iniciando o processo de cidadania
Vou começar a preparar os documentos pra entrar com o processo de cidadania de meu pai. relembrando:
O meu avô era portugues, ano passado fiz o processo de atribuição para a minha avó, que foi concluido em novembro/09, com um advogado, o dr urubu =P
A minha dúvida é: na certidão de nascimento de minha avó consta o nome 'Maria Piedade' Com o passar dos anos ela adotou o sobrenome da familia 'Maria Piedade Ferreira'.
Na certidão de nascimento de meu pai, na minha, de minhas irmãs o nome dela consta como 'Maria Piedade Ferreira'. Em portugal o nome dela esta como na sua certidão de nascimento "Maria Piedade".... muito confuso?? rsss
Será que eu vou precisar corrigir o nome primeiro? Pensei em alterar o nome dela na certidão de meu pai, e na minha tb. Sera que eu posso dar entrada assim mesmo?
valeuuuu =]
O meu avô era portugues, ano passado fiz o processo de atribuição para a minha avó, que foi concluido em novembro/09, com um advogado, o dr urubu =P
A minha dúvida é: na certidão de nascimento de minha avó consta o nome 'Maria Piedade' Com o passar dos anos ela adotou o sobrenome da familia 'Maria Piedade Ferreira'.
Na certidão de nascimento de meu pai, na minha, de minhas irmãs o nome dela consta como 'Maria Piedade Ferreira'. Em portugal o nome dela esta como na sua certidão de nascimento "Maria Piedade".... muito confuso?? rsss
Será que eu vou precisar corrigir o nome primeiro? Pensei em alterar o nome dela na certidão de meu pai, e na minha tb. Sera que eu posso dar entrada assim mesmo?
valeuuuu =]
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Quem declarou o nascimento do seu pai? Foi o seu avö portugues?
E quem me registrou foi o meu pai tb.
No passado era comum as certidões só trazem o primeiro nome das crianças e o sobrenome ficava subentendido como sendo o dos pais.
Vc acha que isso pode trazer algum problema? Pois em portugal o nome dela tb ficou como Maria Piedade, sem o sobrenome Ferreira.
Obrigada pela ajuda!!!! =]
mais uma vez obrigada pela ajudaaaa!!!!!
Conservatória dos registros centrais de Lisboa
Assento de nascimento nº 9XXXX do ano de 2009
é isso....
Na certidão do meu avô português tb só tinha o primeiro nome dele. E na certidão do meu pai tinha o nome e o sobrenome do meu avô (que era o sobrenome do pai dele, o meu bisa). Tranquilo! Isso é comum em Portugal e o mais importante é que o sobrenome que ela passou a usar é o sobrenome verdadeiro dela, isso está evidente na certidão de nascimento dela, é o sobrenome dos pais, logo é o sobrenome dela!
Muito obrigada Lara. Então nem tem necessidade de mandar uma cópia do RG da minha avó junto, pq daria um trabalhão pra conseguir, ela é bem complicada....
Ja vou juntar todos os documentos pra enviar o processo o quanto antes.
Obrigadaaaaaaa
Então hj eu vou no cartório reconhecer a assinatura do meu pai pra poder fazer o pedido da certidão de inteiro teor. Qdo recebê-la eu vou envia-la, junto da cópia autenticada do RG de meu pai para o Itamaraty.
Depois tem que enviar a certidão, o RG e o formulario 1C para o consulado de portugal para legalizar.
Depois de tudo legalizado é só enviar esses 3 documentos + a cópia do assento de nascimento de minha avó para a CRC, pagar a taxa no correio (dinheiro certo) e esperar???
Lara, obrigadaaaaaaa pela ajuda!!!!
=]