Iniciando o processo de cidadania

Vou começar a preparar os documentos pra entrar com o processo de cidadania de meu pai. relembrando:
O meu avô era portugues, ano passado fiz o processo de atribuição para a minha avó, que foi concluido em novembro/09, com um advogado, o dr urubu =P
A minha dúvida é: na certidão de nascimento de minha avó consta o nome 'Maria Piedade' Com o passar dos anos ela adotou o sobrenome da familia 'Maria Piedade Ferreira'.
Na certidão de nascimento de meu pai, na minha, de minhas irmãs o nome dela consta como 'Maria Piedade Ferreira'. Em portugal o nome dela esta como na sua certidão de nascimento "Maria Piedade".... muito confuso?? rsss
Será que eu vou precisar corrigir o nome primeiro? Pensei em alterar o nome dela na certidão de meu pai, e na minha tb. Sera que eu posso dar entrada assim mesmo?
valeuuuu =]

Comentários

• Andréa,
    Quem declarou o nascimento do seu pai? Foi o seu avö portugues?
  • A minha avó nunca casou e o no registro do meu pai só consta a minha avó (foi ela quem declarou) o meu avô não registrou o meu pai.
    E quem me registrou foi o meu pai tb.
  • Andrea, sua avó é brasileira e obteve a nacionalidade portuguesa, é isso? ela é filha de portugueses?
  • Andrea, sua avó é brasileira e obteve a nacionalidade portuguesa, é isso? ela é filha de portugueses? (2)
  • Exatamente. O processo dela foi concluido em novembro / 2009
  • ok Andrea, e o Ferreira vem dos pais dela? Ferreira aparece como sobrenome dos pais na certidão PORTUGUESA de sua avó? Pois é isso que interessa.

No passado era comum as certidões só trazem o primeiro nome das crianças e o sobrenome ficava subentendido como sendo o dos pais.
  • É exatamente isso Lara, meu bisavô era Adelino Ferreira e registrou apenas o nome de minha avó, sem o sobrenome.
    Vc acha que isso pode trazer algum problema? Pois em portugal o nome dela tb ficou como Maria Piedade, sem o sobrenome Ferreira.
    Obrigada pela ajuda!!!! =]
  • No Rg de minha avó consta o sobrenome Ferreira, eu pensei em entrar com o processo e enviar a cópia do Rg dela junto com a certidão, e se eu conseguir alguma declaração do cartório dizendo que em 1917 não era habito colocar o nome completo ou algo assim, será que isso é dificil?? Sera que tem alguem com o caso parecido com o meu?
    mais uma vez obrigada pela ajudaaaa!!!!!
  • E respondendo a sua pergunta "Ferreira aparece como sobrenome dos pais na certidão PORTUGUESA de sua avó?" Sim. Na certidão de nascimento Portuguesa aparece Avelino Ferreira e Leopoldina Vicente Ferreira. Quer dizer eu tenho uma cópia digitalizada de um documento que eu não sei bem se é a certidão. Em cima esta escrito:
    Conservatória dos registros centrais de Lisboa
    Assento de nascimento nº 9XXXX do ano de 2009

é isso....
  • opa Andrea, não tem que se preocupar nem retificar nada não! Tá tudo certo, é assim mesmo.

Na certidão do meu avô português tb só tinha o primeiro nome dele. E na certidão do meu pai tinha o nome e o sobrenome do meu avô (que era o sobrenome do pai dele, o meu bisa). Tranquilo! Isso é comum em Portugal e o mais importante é que o sobrenome que ela passou a usar é o sobrenome verdadeiro dela, isso está evidente na certidão de nascimento dela, é o sobrenome dos pais, logo é o sobrenome dela!
  • Lara

Muito obrigada Lara. Então nem tem necessidade de mandar uma cópia do RG da minha avó junto, pq daria um trabalhão pra conseguir, ela é bem complicada....
    Ja vou juntar todos os documentos pra enviar o processo o quanto antes.
    Obrigadaaaaaaa
  • Andrea, vc pode entrar com a atribuição do seu pai o quanto antes. Sua avó já está registrada na CRC, então não precisa mandar nenhum documento dela, nem mesmo a certidão de nascimento, basta preencher corretamente o formulário 1C do seu pai e juntar a certidão de nascimento dele de inteiro teor e a cópia do RG dele (tudo legalizado). É isso!
  • Lara

Então hj eu vou no cartório reconhecer a assinatura do meu pai pra poder fazer o pedido da certidão de inteiro teor. Qdo recebê-la eu vou envia-la, junto da cópia autenticada do RG de meu pai para o Itamaraty.
    Depois tem que enviar a certidão, o RG e o formulario 1C para o consulado de portugal para legalizar.
    Depois de tudo legalizado é só enviar esses 3 documentos + a cópia do assento de nascimento de minha avó para a CRC, pagar a taxa no correio (dinheiro certo) e esperar???
    Lara, obrigadaaaaaaa pela ajuda!!!!
    =]
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.