Validade documentos

Olá, é a primeira vez que pergunto algo no fórum que tem me auxiliado muito com as postagens!
Minha certidão de nascimento de inteiro teor e repografica que está apostilada é de 2016. Eu posso utiliza-la para dar entrada no processo de atribuição pelos correios ou recomenda-se que eu retire uma nova?
Grata

Comentários

• Certamente está acima do prazo que as Conservatórias aceitam... O ideal é ter menos de 6 meses.
  • Obrigada pela informação :)
  • Isso não existe. Certidão apostilada não tem validade. Essa "ideia" de validade vem da época que não existia apostilamento(2016) e nem a padronização das certidões brasileiras (coisa de 3 ou 4 anos atrás).
  • @Rbt não é assim q funciona.Ja tivemos casos de certidões apostiladas q tinham mais de 1 ano e foram recusadas.
  • Então, certidão com mais de um ano, provavelmente, caiu em um dos casos que eu disse no comentário anterior, provavelmente foi emitida antes da validade do acordo de apostilamento de Haia, algum cartório apostilou e a conservatória não validou porque estava diferente das certidões atuais. Questão de bom senso, obviamente não vou mandar a certidão de casamento do meu pai, de quando ele casou na década de 70, mas também não é necessária essa paranóia dos 6 meses.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.