Duvida para fazer a atribuição em relação ao casamento do meu pai português com minha mãe brasileira

marco motamarco mota Member
editado April 2018 em Processos de Atribuição
Boa noite amigos,
estou com uma duvida. Estou começando o processo de atribuição e irei fazer direto daqui do Brasil com Portugal.

Primeira duvida:
Em relação a certidão de nascimento do meu pai português(falecido), ele foi casado com minha mãe brasileira. Em relação a isso, como não consta que meu pai português casou com minha mãe brasileira na certidão dele, eu
preciso fazer alguma coisa ou eu posso enviar direto a certidão de nascimento normal do meu pai sem constar o casamento com os outros docs?
E por ser falecido preciso também fazer algo em relação a informar óbito. Caso sim, como devo fazer?

Segunda duvida:
Em um vídeo no youtube, a pessoa disse que posso fazer o processo de atribuição direto por Portugal na
conservatória de Tondela, pois seria mais rápido e não precisava depender do consulado aqui no RJ.
No vídeo explica que com toda documentação exigida em mãos, eu devo ir nos correios pedir um vale postal de
175,00 euros em favor do IRN,IP e remetido para o endereço de Tondela.
Esta informação procede? Realmente é só isso?
minha duvida é como faço para obter o cartão de cidadão e o passaporte depois?

Muito Obrigado

Comentários

• @marco mota

Se o seu pai portugues foi o declarante na sua certidão de nascimento,faça seu processo pelo ACP que,por enquanto,está aceitando atribuir sem transcrever o casamento
  • @marcomota complementando a @MariaNelida, o cartão cidadão e o Passaporte vc solicita depois junto ao consulado.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.