Divórcio - atribuição

Boa noite a todos!
Minha mãe acabou de conseguir a cidadania dela por atribuição porém sairá com nome de casada pois o consulado brasileiro não faz o divórcio.
Isso influencia na minha atribuição como filha?
Lembrando q na certidão de casamento da minha mãe já consta o divórcio e meu pai não tem cidadania Portuguesa.
Questiono pois, pelo menos via consulado, eles pedem os documentos do meu pai por não ser cidadão português e vai constar o divórcio e o nome da minha mãe voltou a ser de solteira.
Fico no aguardo. Obrigada!

Comentários

  • @Amarilis antes de iniciar seu processo, precisa transcrever o casamento da sua mãe em Portugal mesmo que ela tenha se divorciado.
  • Como fiz pelo consulado eles já fazem nascimento e casamento. Ela estará como casada. O nome sairá como casada.

    Minha dúvida é q não farei via consulado pela demora, farei direto via portugal.

    Porém, pelo menos no consulado, eles pedem pra eu me certificar q, antes de mandar meus documentos, o estado civil da minha mãe esteja atualizado em Portugal... e não estará pois ela estará como casada e é divorciada.
  • editado April 2018
    @Amarilis o consulado pede coisas diferentes.Faça como lhe disse a não ser que a transcrição de casamento ja tenho sido feita.
  • Minha mãe estará como casada em portugal. É certeza. O consulado faz até a transcrição de casamento.

    Não queria fazer transcrição de divórcio, primeiro pq minha mãe não se importa de deixar casada, segundo pq é um processo q tem q ser feito com advogado em Portugal, moroso e caro... aí já queria dar entrada na minha cidadania. Queria saber se iriam barrar dizendo q o meu pai não é mais casado com a minha mãe e consta lá q ela e casada.
  • @Amarílis Romanholi,
    Faça exatamente como o Vlad falou
    Transcreva o casamento da sua mãe e peça sua atribuição
    O divórcio não vai atrapalhar em nada já que vc é filha desse casamento
    Sua mãe só precisaria homologar o divorcio se vc fosse filha de um casamento apos o divorcio
  • O casamento já esta transcrito.
    Entendi! Muito obrigada @vlad e @Maria.
    Começarei a levantar a papelada amanhã mesmo.
    Por gentileza, poderiam me fornecer um link com passo a passo para dar entrada do melhor cartório? Estou dando uma lida mas não sei qual está sendo o mais rápido... Obrigada novamente.
  • @Amarílis Romanholi

    No momento o mais rápido está sendo o ACP - Arquivo Central do Porto
    Vc já tem a relação de documentos?
  • Não tenho... poderia me passar por favor? (Desculpa pelas dúvidas rs)
  • @Amarílis Romanholi

    -cópia simples do assento de nascimento da sua mãe
    -copia autenticada e apostilada do seu RG (com menos de 10 anos de expedição)
    - sua certidão de nascimento reprografica (xerox do livro) apostilada
    - formulário 1C (imprime frente e verso na mesma folha e colorido conforme modelo no link abaixo)preenchido e assinado com firma reconhecida por autenticidade

    http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para1654/downloadFile/attachedFile_1_f0/Artigo_1-C_cheque.pdf?nocache=1455794359.46

    - manual de como preencher o modelo 1 C

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao#latest

    - vale postal (feito em agencia dos correios)no valor de 175 euros

    Endereço para o envio do vale postal

    • IRN, IP
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto

    Endereço para o envio dos documentos

    • Arquivo Central do Porto
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto
  • Nossa, muuuuito obrigada! Ja estou lendo o link.
    Vi que vocês costumam enviar via DHL os documentos... É só ligar pra eles ou eles possuem um local para postagem?

    Depois do envio devo enviar email pra algum local?

    Obrigada novamente!!!
  • @Amarílis Romanholi

    A grande maioria envia pelos correios via EMS

    Depois que enviar os documentos, acompanhe pelo site dos correios(ou DHL)a chegada dos documentos na conservatória



  • Ótimo. Farei isso.

    Aproveitando o gancho, sou casada. Este processo q farei será apenas do meu nascimento certo? Ou já posso pedir junto junto a transcrição do casamento?
  • @Amarílis Romanholi,
    Aguarde a conclusão do seu processo e depois faça a transcrição do seu casamento por Ponta Delgada
  • Legal. Então são dois processos separados. Obrigada!

    Em média qto tempo está demorando o assento de nascimento?

    De novo, muito obrigada pelas orientações !!!
  • @Amarílis Romanholi
    Complicado falar em prazos,mas pelo ACP acredito que,no máximo,uns 3 meses
  • Puxa muito obrigada!
    Vc deixa eu fazer só mais uma pergunta? Rs
    Este processo q irei fazer me dará somente o assento de nascimento ou já me enviará o cartão cidadão?

    E passaporte, é outro requerimento?
  • @Amarílis Romanholi

    Só o assento
    Dependendo do seu estado agenda o CC pelo site do consulado e depois o passaporte
  • É são Paulo.
    Uma coisa de cada vez né hehe
    Muito obrigada mesmo! Darei entrada esta semana. Bjs a todos
  • Dando continuidade neste assunto... Vi acima que preciso do assento de nascimento de minha mãe.
    E do meu pai (que não é cidadão português) não preciso enviar nada?

    E, conforme mencionei acima, o consulado fez todo o processo de nascimento e transcrição de casamento da minha mãe a título de conhecimento somente.
  • Maria NélidaMaria Nélida Member
    editado May 2018
    @marílis Romanholi

    Somente o assento de nascimento da sua mãe com o casamento averbado
  • Boa tarde a todos, tudo bem ?

    Estou ajudando meu amigo para juntar os documentos dele para processo de atribuição, porém surgiu uma dúvida que eu não entendi muito bem.

    O Avô dele é Português e tem o Pai vivo. Vai seguir a sequencia AVO -> Pai -> Ele.

    A dúvida é: O Pai dele é divorciado, mas não casou novamente. Para que ele dê entrada no processo de atribuição após finalizar o processo dele, será necessário algum procedimento de transcrição / homologação / reconhecimento ou algo dessa natureza em relação ao divórcio do pai dele para que ele possa dar entrada no processo dele, ou o Pai dele ficará como divorciado e ele faz todo o processo dele normalmente ?

    Att

    Carlos Belette
  • @CarlosBelete, já respondido no outro tópico.Favor não duplicar postagens
  • @Vlad Pen desculpe, vc poderia me informar em qual tópico se encontra a sua resposta para eu consultar.
    Mais um vez mil desculpas.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.