Necessidade de averbação de casamento para filho de português cujos pais são divorciados
Boa tarde, estou a solicitar meu pedido de nacionalidade portuguesa e estou fazendo orçamento com advogada de Portugal que me passou a seguinte orientação: eu precisaria averbar o casamento do meu pai com a minha mãe, sendo ele o português (adquiriu nacionalidade por filiação) e sendo o próprio o declarante na minha certidão de nascimento. Porém, eu já tinha obtido informação anterior de que, se o português é o declarante na certidão de nascimento, não seria necessário averbar o casamento. Para piorar, meus pais são divorciados, então se realmente for necessário averbar o casamento deles, ele seria possível mesmo sendo eles divorciados? Ou pelo simples fato dos meus pais serem divorciados, perco o direito a pedir minha nacionalidade portuguesa mesmo sendo filha de português e tendo meu pai como declarante na minha certidão de nascimento? Meus pais se divorciaram, mas eu não me divorciei do meu pai, ele continua sendo meu pai... Não tem lógica isso... Será que alguém poderia me ajudar a tirar esta dúvida? Obrigada!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
por aqui, ensinamos a pedir a nacionalidade sem intermediários.
Enviando processo pelo ACP, quando o pai é o português e o declarante na certidão do filho, casado com não portuguesa, não há necessidade de transcrição do casamento.
Mas, se pretende fazer com sua advogada, deve seguir seus conselhos.