Solicitação de cartão cidadão em Portugal e solicitação de nacionalidade

luarangel24luarangel24 Member
editado March 2018 em Processos de Atribuição
Boa tarde,
Tenho duas questões.
Minha mãe, filha de portugueses e solteira, deu entrada no pedido de nacionalidade no Consulado do Rio de Janeiro há mais de 2 anos. Somente essa semana recebeu a carta PIN para solicitar o cartão cidadão. No site do Consulado só há data para solicitação do cartão cidadão no mês de Julho. Vamos para Portugal (Lisboa e Porto) em Junho, gostaria de saber se é possível tirar o cartão cidadão dela enquanto estivermos lá (vamos ficar 10 dias), se é necessário fazer agendamento prévio e se é melhor fazer a solicitação em Lisboa ou Porto.
Outra questão é com relação à minha solicitação de nacionalidade. Está praticamente impossível fazer agendamento para dar incício ao processo de solicitação de nacionalidade Consulado do Rio de Janeiro. Quero dar entrada no pedido por Portugal, mas como falei, minha mãe ainda não possui o cartão cidadão. Preciso aguardar a emissão do cartão dela para dar entrada no meu pedido? Quais os documentos necessários para dar entrada no pedido, qual o melhor local (mais rápido) para fazer a solicitação e é melhor fazer presencialmente ou por correio?
Obrigada

Comentários

• editado March 2018
    @luarangel24 vc não precisa esperar o cartão cidadão da sua mãe para dar entrada no seu processo, mas terá antes q transcrever o casamento dela em Portugal se já não o fez.Faça por Ponta Delgada

http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest

• Minha mãe não é casada. Então, só preciso da documentação informada nos outros posts?
    - Formulário 1C (requerimento)
    - Certidão de nascimento (PROGENITOR) – Cópia simples
    - Certidão de nascimento (REQUERENTE) - Emitida a menos de 1 ano do tipo reprográfica, com firma reconhecida de quem a assina e apostilada + Certidão de inteiro teor caso a reprográfica esteja inelegível (essa não precisa apostilar)
    - Documento de identidade (REQUERENTE) - Cópia autenticada do documento de identificação (Carteira de identidade) - apostilada
    - Vale postal no valor de 175 euros.
  • Se você vai pra lá de entrada lá e pague na conservatória. Escolha uma que não aceite processos por Correios e que tenha autonomia para decidir ( algumas recebem o processo e mandam para Lisboa).
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.