Trabalhar na UE a principio c/ a certidão?

Gostaria de saber se é ilegal trabalhar nos paises da união Europeia (no meu caso a Alemanha) a principio apenas com a certidão de nascimento portuguesa. Pois eu precisaria antes juntar um dinheirinho, de lá, p/ ir a lisboa tirar meu bi e passaporte.
Sei que pode soar meio estranha a questão, mas em tese eu já pertecenço a UE, não é mesmo?

Comentários

• Kadinho,

a questão é se alguém vai te empregar apenas com a certidão, acredito que não, e também tem que pensar, sem documentos portugueses ( digo BI e/ou passaporte ) você não pode ficar mais do que três meses em qualquer país da UE.

A boa notícia é que, os preços das passagens dentro da UE são tão baixos, chegando às vezes ser ridículos, que não será nada difícil viajar se pegar uma promoção aérea, outra idéia, e é o que eu faria, tiraria apenas o BI ou Cartão do Cidadão no Brasil, antes de partir pra Europa, não precisa de passaporte pra entrar na UE, é um valor relativamente baixo e você terá bandeira branca pra viver sossegado, o passaporte você pode deixar pra uma outra hora.
  • Kadinho
    Vai ao consulado de portugal na Alemanha!
    Porque?
    Agora é cartão cidadão então vc tera que dar a sua morada e depois ira para sua casa a senha de ativação do chip do seu cartão sendo assim se vc vier para Portugal derrepende não vai poder dar entra aqui ou tera que voutar para busca-lo.
    o custo é de 16 euros.
  • Cartão do Cidadão no Rio tem saído em menos de 30 dias e BI em São Paulo, entregando a certidao original, sai em 10 dias.
  • kADINHO;
    Eu estou aqui na Alemanha tb, aguardando minha certidao pra poder ir ao Consulado fazer meu BI...
    no meu caso sera o consulado de Hamburg...
    entaum, relaxa... efaca via consulado...
  • Cibele--- Bom, deixa eu ver se entendi, em São Paulo esta demorando 10 dias para tirar o cartão cidadão?
    Se for verdade é melhor tirarem o BI ai no Brasil! Pq?
    Eu dei entrada no BI dom meu filho de 6 anos e demorou uns 70 dia para chegar a carta de ativação do chip.
    Como foi o primeiro BI do meu filho demorou este tempo, já o meu BI que eu tirei demou uns 10 dias, Eu já tinha BI e todos os registros feito, ss, saude e finanças.
    Se realmente for vero que o primeiro BI esta demorando este tempo aconselho a darem entrada no BI e esperarem por ele ai no Brasil e já embarcar com ele em mãos, e ao desembarcar é só mostra-lo no setor de desembarque e pronto se ganha tempo em todos os lados e se já diverem passaporte brasleiro econômiça tbm dinheiro pôs não precisar do passaporte europeu neste momento.
  • Primeiro B.I. somente no Brasil ou em Portugal. Nao tem fuga
  • Primeiro B.I. somente no Brasil ou em Portugal. Nao tem fuga

....... ou no país onde tenha residência fixa.
  • cibele e maestro

Agradeço esse toque de vcs, curiosamente essa possibilidade foi descartada por mim ontem, pois o prazo medio que me informaram no consulado de frankfurt é de 3 meses.
    Mesmo tendo eu destacado que esses seriam meus primeiros BI e passporte não houve nenhuma objeção. Novamente tiro meu chapéu p/ essa comunidade, sempre um passo a frente inclusive dos consulados mundo a fora.
    Obrigado pessoal!
  • então pra entrar na UE só o BI tá bom??? Pra que o passaporte então? para outros países fora da UE ?
  • Luiz,

pra entrar na Europa, basta apresentar o BI, até na Inglaterra que está fora do espaço Schengen, eu entro apenas com BI.
  • Mas tipo se for entrar nos Estados Unidos aí já precisa de passaporte né?
  • Ahhhh ! Aí sim, pra os EUA e qualquer outro país fora da Europa, só com passaporte ! E achei mais uma vantagem sobre vistos, já tem um tempo que brasileiros precisam de visto para o México, entrando com passaporte português não precisa, ufa !
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.