alguem aqui conseguiu por naturalização?

ola! :)
eu acabei de transcrever o casamento de meus avós enviando pelo correio foi muito rapido, e agora  queria começar o meu processo por naturalização,ja tenho quase todos os documentos e pretendo enviar pra Lisboa em breve,mas sempre vejo nessa comunidade todo mundo tirando a nacionalidade por atribuição ,uma das razões de eu não fazer por atribuição é que seria bem mais caro
pra mim ter que pagar o processo da minha mãe e depois o meu
e tambem estou preocupada pq o advogado la da outra comunidade falava como naturalização fosse um bicho de 7 cabeças

então estava me perguntando se será q ainda tem gente aqui tirando por naturalização/aquisição ? quanto tempo demorou?
no site do IRN  Portugal diz que dura 6 meses mas duvido muito

Comentários

  • ah e no site do consulado de Portugal diz
    "  Cumpre ressaltar no entanto, que
    alguns desses casos (tópicos 4, 5,
    6 e 7) podem ter o pedido de nacionalidade negado pelo
    Ministro da Justiça,  se forem detectadas qualquer uma das
    circunstâncias que são
    fundamento de
    oposição à aquisição da nacionalidade (para saber quais são, clique aqui)
    .

         Já os três primeiros casos (tópicos 1, 2 e 3) não correm esse risco. Por
    esse motivo, se for neto de cidadão português e o seu pai, ou mãe (aquele
    que for o filho do cidadão português), estiver vivo, o melhor caminho é que
    ele obtenha primeiro a nacionalidade dele (ou dela,
    pela situação 1) para que o mesmo direto seja estendido logo em seguida
    a si (e depois para seus filhos também, se for o caso).

    "

    agora estou com medo :(
  • ingrid k

    Conselho de amigo esquece a naturalisacao Tira por atribuicao e melhor pra ti ,pra tua Mae e pra OS teus filhos .a 1 ditado Que falam o barato sai caro vai o caro Que a atribuicao porque dura mas e no fim so tens a ganhar .esta e a minha opiniao .BOA SORTE.
  • fiz por naturalizacao para o meu sobrinho já que a mae dele nao tinha interesse na cidadania, foi tudo tranquilo, apenas demora uns meses a mais, ele já é português.
  • obrigado João.
    Renato,voce sabe quantos meses demorou? tem gente que fala q demora ate 1 ano ou mais.. outras falam meses

    se eu fizer por aquisição tem que dar entrada pra fazer o cartao cidadão da minha mãe alem da cidadania pra depois dar entrada no meu processo? ou nao precisa do cartao cidadao,posso dar entrada na minha assim que a dela sair?
  • eu então teria q transcrever o casamento dos meus pais em Portugal pra fazer a minha cidadania depois de tirar a da minha mãe?

  • A lei de nacionalidade está pra ser alterada, se for aprovada, os netos/bisnetos passarão a ter direito a nacionalidade por atribuição, de forma direta.Se voce puder esperar mais um pouco, e a lei for aprovada, voce poderá tirar a sua nacionalidade por atribuição sem precisar fazer a da sua mãe.Quanto ao referido advogado, fuja dele, pois aquilo é um espertalhão, 171.

    abços

    Carlos
  • Ingrid,
    Voce pode fazer diretamente por naturalizacao enviando os documentos a Lisboa. Varias pessoas aqui da comunidade solicitaram e conseguiram. Veja depoimentos no foro em geral e documentos necessarios na guia de ajuda.
    Por atribuicao voce, depois de aprovado a da sua mae, voce tera que transcrever o casamento dos seus pais e, se enviar seus documentos diretamente a Lisboa. Se for fazer pelo consulado, eles pedirao o cartao de cidadao da sua mae.
     
  • Ingrid, levou uns 8 meses, basta a certidao de nascimento do portugues, nao precisa de cartao cidadao.
  • [APAGADO]
  • Renato,
    Voce fez diretamente em Lisboa, nao e?
  • Sim Denise, enviei por correio para Lisboa
  • Por isso nao exigiram o C.C. O Consulado o exige valido e com o estado civil atulaizado.
  • sim, fazer pelo consulado no Brasil é tudo mais burocrático e demorado, eles exigiam que o português tivesse o cartao cidadao.
  • muito obrigado pelas respostas!
    falei com o Sr Mário ontem sobre a naturalização  e ele me disse que se os documentos estão corretos não tem problema,então vou fazer naturalização mesmo ja que meus documentos ja estão prontos..

    Ele me deu o endereço pra enviar vale postal e os aquivos para o Porto, mas no documento de anexo diz para enviar pra Lisboa e vejo todo mundo aqui enviando pra Lisboa, agora fiquei confusa


  • Ingrid,
    Atencao a um detalhe.
    A atribuicao da sua mae pode ser feita pelo Porto, porque é filha de portugues nascido em Portugal.
    Os filhos de portugueses que nao nasceram em Portugal devem solicitar suas cidadanias ou nos consulados ou em Lisboa.
  • obrigado gente,vou fazer por naturalização mesmo ja que o Sr Mário dissw que não tem problemas,estava organizando os documentos e minha duvida agora é: quais documentos tenho q legalizar no consulado? só  as certidões de nascimento ou também o requerimento, registos criminais e copia do diploma escolar?
  • Ingrid,

               'Guia de Ajuda' - Cibele 18/01/2011

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.