Certidão Nascimento / Freguesia / Concelho - Trás-os-Montes - Vila Real

Olá Pessoal, tudo bem?
Estou em busca dos documentos do meu bisavô (nascido em Portugal), mas tenho poucos dados para descobrir o Concelho e a Freguesia.

Seu nome era JOAQUIM VIEIRA, filho de Luiz Vieira e Maria. Veio para o Brasil com 19 meses de idade, chegando no dia 29/10/1912 no Vapor Liger, família n. 50440, procedente de Leixões.

Tenho apenas sua certidão de óbito, que aponta sua nacionalidade portuguesa, mas preciso obter os dados do registro de nascimento. Segundo meu avô me informa, a origem deles seria a região de Tras-os-Montes, Vila Real.

Será que apenas esses dados são suficientes para obter os dados de nascimento e até mesmo a certidão?

Como faço para buscar essa informação?
Muito Obrigado!
«13

Comentários

  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado March 2018
    @Luiz

    http://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=995107 - Sugiro que procure um dos familiares pois, o livro de 1911 não está online.

    https://tombo.pt/f/vrl17 - com o ano de nascimento dos irmãos poderá se certificar de que foram registrados em Moucós.

    Encontrei uma Emília em Moucós, filha de Maria da Conceição, solteira. O casamento deve ter ocorrido após alguns dos filhos terem nascido. Envie os dados de Joaquim ao Arquivo de Vila Real com a data de nascimento entre 1910 setembro de 1911.

    http://www.advrl.org.pt/contactos.html

  • Oi @Mariza
    Obrigado pela atenção e pelas dicas. Vou tentar obter os dados por esse caminho sugerido.
  • @Mariza
    Deu certo o procedimento sugerido. Contatei o cartório de lá por e-mail, acharam o registro de nascimento que eu estou buscando e vão me enviar uma cópia da certidão.
    Mais uma vez, obrigado pela ajuda.
  • @Luiz Raphael, eu tambem solicitei a certidao do meu bisavô pela ADVRL via correio, e demorou 2 meses pra chegar, uma dica solicite digitalizada via email ao invez dela original via correio, pois nesse formato ja serve para a atribuição. Eles cobram 2 euros pela digitalização. Espero ter ajudado.
  • Legal, muito obrigado pela dica @DeboraAvilaSilva !
  • Oi Pessoal, bom dia!

    Alguém poderia me ajudar, por favor. (Como saber em que Freguesia minha Bisavó nasceu)

    Estou em busca da certidão de batismo ou nascimento da minha Bisavó, gostaria de iniciar o processo de cidadania portuguesa.

    Hoje temos em mãos:
    Doc. de Registro (Qdo ela chegou ao Brasil, esta em péssimas condições)
    Certidão de casamento da Bisavó
    Certidão de óbito da Bisavó
    Minha Vó esta viva.

    Temos a informação que ela veio de Vila Real-PT, entrei em contato com um cartório em Vila Real que me indicou entrar em contato no e-mail correio@advrl.org.pt pois a data de nascimento dela é anterior à 1911, o correio solicitou
    que informasse a freguesia para rastrear o documento, mas essa informação não tenho, é possível saber a freguesia com as informações abaixo:

    Bisavó: Florinda Lopes
    Data de Nascimento: 13/12/1907
    Pai: Jose Rodrigues Nunes
    Mãe: Maria do Carmo Lopes:
    Local de nascimento: Vila Real-PT


    Obrigada
  • Ana Alice,

    retorne o e-mail ao Arquivo Distrital informando a freguesia de Ermida, concelho de Vila Real. Pelo pedido de passaporte o ano de nascimento da bisavó Florinda seria 1906.
  • @Guilherme Moreira

    Muito obrigada pela ajuda, vou informar ao Arquivo Distrital e informar sobre a questão da dúvida no ano de nascimento.
    Por curiosidade onde você conseguiu essa informação?
  • @Guilherme Moreira

    Recebi a mensagem abaixo do Arquivo Distrital:

    "Informamos que foi localizado um registo de Florinda, filha de José Rodrigues e de Maria do Carmo (não possui os nome de família), neta paterna de Luciano Rodrigues e de Albertina de Sousa e materna de Jerónymo Lopes e de Comba Pinto."

    O que significa "Não possui os nome de família"?
  • Prezados do Fórum,

    Tentei achar no sistema de pesquisas, mas até o momento não tive sucesso.

    No Registro de estrangeiro consta como local de Origem "V. Real/Portugal".

    Será que alguém conseguiria talvez encontrar alguma referência com os dados abaixo:

    Nome: Felisberto Teixeira

    Data de Nascimento: 05/11/1911

    Pai: Joaquim Maria Teixeira

    Mãe: Gracinda Teixeira


    Imensamente agradecido pela ajuda.

    Este fórum é fenomenal, estão de parabéns !

  • @vitorvqm

    Felisberto é seu parente?

  • Boa tarde,

    Ele é o bisavô da minha esposa, que estou tentando ajudar no processo de cidadania.

    Eu já tenho a nacionalidade portuguesa.

  • PS: Sem o sobrenome Teixeira, encontrei esse registro

    ÂMBITO E CONTEÚDO

    Requerente: Joaquim Maria

    Idade: 28 anos

    Freguesia: Gouvães do Douro

    Concelho: Sabrosa

    Distrito: Vila Real

    Acompanhantes: Gracinda de Jesus (esposa, 27 anos), Maria do Carmo (filha, 7 anos), Ilda dos Anjos (filha, 5 anos) e Felisberto (filho, 14 meses)

    Destino: Brasil

    COTA ATUAL

    F. 271v

    COTA ORIGINAL

    638


    Quando vou ver o registro da foto, existe uma letra "T." no final do nome "Joaquim Maria".

    Será esse o registro?

    Se for, como eu consigo pedir a certidão de nascimento do Felisberto, para confirmar?


    Mais uma vez, muito obrigado por qualquer ajuda possível.

  • @vitorvqm

    Assento 20, ano 1910, freguesia de Gouvães do Douro, concelho de Sabrosa (tif 009):

    https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1076462

    Solicite cópia certificada:

    https://digitarq.advrl.arquivos.pt/oservices

  • Não sei como vocês conseguem fazer essas buscas tão rapidamente.

    O ano de nascimento de que eu havia passado estava errado e era o que constava no Registro de Estrangeiro do Brasil.

    Muito obrigado Guilherme !!

  • Olá!

    Gostaria demais da ajuda de vocês!

    preciso encontrar a certidão de nascimento ou batismo da minha bisavó!

    tudo que sei:

    Gender:FemaleBirth:September 20, 1897 

    Pinhel, Guarda, PortugalDeath:May 07, 1979 (81) 

    São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil (Brazil) (Age)Place of Burial:São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil (Brazil)Immediate Family:Daughter of Joaquim Galante and Prazeres dos Santos Galante 

    Wife of Ernando Nora 

    Mother of Corina Nora VerdiZilda Nora De Souza SantosWilma Nora OestDirce Galante Nora and Yvete 

    Sister of Laerte GalanteAntonio GalanteAurora AyresLuzaOtília Galante and 1 other


    1897September 20, 1897

    Birth of Maria Galante Nora

    Pinhel, Guarda, Portugal

    1917November 21, 1917

    Age 20

    Birth of Corina Nora Verdi

    Piracicaba, Piracicaba, São Paulo, Brazil


    pareceu que morou em cerejo também!


    sera que consigo encontrar a certidão?

    obrigada desde de ja

  • @Camiladomt , aqui tem o registro e nascimento de Maria, filha de Joaquim Neto e Prazeres dos Santos, freguesia de Cerejo

    https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/viewer?id=1203585 , m_005.tif, número 15

    Também pode encontrar o inventário do Joaquim Galante, em 1950: http://digitarq.adgrd.arquivos.pt/details?id=1162961

    Pode pedir os documentos ao Arquivo Distrital da Guarda

  • Olá! Nossa quanta gratidão! Obrigada por me ajudar, abri e parece que não consigo ler os nomes..

    consigo por aqui também a certidão de casamento dela com meu bisavô

    Maria Galante e Ernando Nora

    por favor?

    e peço a solicitação da documentação por e-mail mesmo com eles?

  • editado March 2021

    @Camiladomt

    Você precisa se cadastrar com login e senha e solicitar direto na página do AD...Na própria página tem uma série de vídeos explicativos sobre como proceder...

    Clique em serviços em linha...Na parte superior da página...:

    https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/

  • @Camiladomt , abra o link no computador, coloque a lupa e você consegue ler. A letra do pároco não é das piores!!

    Peça a certidão certificada ao Arquivo Distrital da Guarda

    Peça o processo de inventário para descarregar pela web. Pode ser que no processo de inventário tenha a certidão de casamento, aí você saberá onde solicitar.

    Faça dois pedidos separados. A certidão deve custar uns 2o euros e vem pelos correios.

    O inventário, depende de quantas folhas tiver, mas são alguns cents de euros por folha.

  • Vocês são perfeitos!

    muito obrigada!

    a sua rapidez foi incrível!

  • @Camiladomt

    Para esclarecer o nome do pai, casamento de Joaquim Galante e Prazeres dos Santos:

    https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/viewer?id=1203623

  • Oi pessoal, boa noite!

    Estou tentando encontrar a certidão de nascimento ou batismo do meu avô. Não tenho muitos dados, pois meus avós e pai são falecidos.

    Nome: Domingos Nogueira Gonçalves

    Data de nascimento: 13/07/1914

    Mãe: Custódia Maria Rodrigues

    Pai: Vicente Nogueira Gonçalves

    Freguesia: ?

    Concelho: ?

    Distrito: Trás os montes

    Minha mãe informou que ele nasceu na região de Trás os Montes.

    Podem me orientar em como fazer a pesquisa corretamente nesses sites? Um amigo me orientou a entrar no site do Arquivo Distrital de Vila Real, mas fiquei completamente perdida!

  • editado March 2021

    @anacris_fisio , se nasceu em 1914, pode pedir a certidão no civil online. Custa 10 euros

    Em Freguesia, Concelho , coloque qualquer um (ex: Vila Real, Vila Real, Vila Real)

    Em "Informações adicionais", diga que não sabe Distrito, Concelho e Freguesia, sabe apenas que era de Trás-os-Montes.

    Veja como fazer: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    Pague com cartão de crédito virtual, ou o pagamento vai dar erro.

  • achei aqui e vi que minha bisavó nasceu em 1897 e saiu de Portugal em 1899

    o tempo dela ter ficado em Portugal interfere alguma coisa no processo da cidadania?

    obrigada

  • E quais as documentações que preciso para tirar a cidadania?

    estou guardando tudo em uma patas, esperando algumas certidões


  • é assim..

    meus bisavós falecidos

    meus avós falecidos

    minha mãe viva moitem sem a cidadania

    consegui, certidão de casamento dos meus tataravos portugueses, certidão de nascimento da minha bisavó, certidão de quando minha bisavó saiu do país, certidão de nascimento da minha avó, certidão de nascimento da minha mae


    tenho esses documentos.. consigo tirar a cidadania portuguesa? Por favor

  • Obrigada demais @Leticialele ❤!!!!

  • @Camiladomt , o tempo que sua bisavó permaneceu em Portugal não importa, O importante é ter nascido lá.

    Sua mãe pode pedir a cidadania pelo Art 1D como neta de português.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.