Cancelamento de processo de aqusição de cidadania com devolução dos valores pagos.
caacbr
Member
Decepcionado com a burocracia portuguesa, notadamente com os serviços do Consulado português em Brasília - DF, que apenas se limita a orientar os interessados, sem interferência nenhuma no processo e da ausência de resposta das autoridades portuguesas em relação ao andamento do meu processo o qual foi dada entrada em 12/10/2016 (data da entrega da documentação em Portugal). Em março de 2017 recebi a informação via carta que o Processo nº 3163/2017 está na Conservatória de Registos Centrais, em Lisboa.
Nunca mais consegui informações. Recebi retorno via e-mail com respostas evasivas no começo, agora nem resposta consigo mais. Não tenho conseguido também contato via telefone - fico pendurado esperando ser atendido com o interurbano correndo.
O interessante desta história é que minha irmã entrou com o processo depois de mim, através do Consulado português em São Paulo, e já é cidadã portuguesa há mais de um ano.
No meu caso a sensação é que Portugal não é muito diferente do Brasil, com sua excessiva burocracia e péssimo serviço público. Sendo assim, estou perdendo o interesse nesta cidadania e talvez vá buscar a cidadania italiana a qual tenho direito legal também.
Então pergunto ao fórum se posso solicitar o cancelamento do processo e a devolução dos valores pagos e se terei sucesso neste pedido.
Nunca mais consegui informações. Recebi retorno via e-mail com respostas evasivas no começo, agora nem resposta consigo mais. Não tenho conseguido também contato via telefone - fico pendurado esperando ser atendido com o interurbano correndo.
O interessante desta história é que minha irmã entrou com o processo depois de mim, através do Consulado português em São Paulo, e já é cidadã portuguesa há mais de um ano.
No meu caso a sensação é que Portugal não é muito diferente do Brasil, com sua excessiva burocracia e péssimo serviço público. Sendo assim, estou perdendo o interesse nesta cidadania e talvez vá buscar a cidadania italiana a qual tenho direito legal também.
Então pergunto ao fórum se posso solicitar o cancelamento do processo e a devolução dos valores pagos e se terei sucesso neste pedido.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Italiana você pode pedir... demora um ano só pra entrar na fila.
Não entra nessa de "decepção e perda de interesse na cidadania", que só quem tem a perder é você. Se você "não quiser mais nada com Portugal", tem mais de uma dúzia de países para os quais você poderá ir. (UE+EEA)
Ligue para a Linha de Registos +351 211 950 500, opções 1 e 1 (se ligar via skype sai a R$ 0,073 por minuto). Funciona até 17h, horário de Lisboa. Informe seu nome, data de nascimento, que deu entrada no Consulado em BSB, solicite o número do processo e pergunte pelo andamento.
Pode ser que o processo já esteja pronto, você já tenha a nacionalidade, e o Consulado nunca tenha te enviado a carta por alguma razão. Pode ser que tenha tido alguma exigência e o Consulado tenha "sentado em cima" do processo.