Etapas do Processo e Próximos Passos - Dúvidas

Amigos,

Felizmente, consegui localizar o assento do meu bisavô na conservatória de Montalegre, vejam o e-mail da CRC Montalegre:

Informo V.ª Exa que o assento de nascimento de Domingos Ferreira encontra-se na CRC de Montalegre. Assento n.º 08/1906, Solveira. Visto residir no Brasil, tem a possibilidade de ir junto do Consulado mais perto da área da residência e dar entrada dos respetivos processos.

Com os melhores cumprimentos

Manuela Pinto

ONDE ESTÁ O PROCESSO:

-Enviei para a Manuela Pinto um vale postal internacional no valor de EUR 20,00 para conseguirem uma cópia da certidão de nascimento do meu bisavô foi localizada no assento n.º08/1906 em Solveira.

MINHAS DÚVIDAS:
-Preciso aguardar o envio da certidão de nascimento para o Brasil para começar o processo de obtenção de cidadania por atribuição?
-No meu caso, eu preciso fazer o processo de atribuição para a minha avó filha de Domingos Ferreira (português), depois fazer o processo para o meu Pai e depois para mim de uma vez ou existe alguma conservatória que eu possa enviar todos os documentos e aguardar todas as 3 cidadanias ficarem prontas? Se sim, qual é a conservatória que eu deveria tentar? Estou pensando em ir pessoalmente para concluir o processo, mas após ler os relatos das experiências de quem foi pessoalmente, estou pensando em realizar a entrega dos documentos via correios, pois se tiver algum documento faltando não terei dado viagem perdida.
- Onde a transcrição de casamento entra no processo? Eu preciso fazer transcrição de casamento do meu bisavô, da minha avó e do meu pai? Qual é a diferença de averbação e a transição de casamento? Posso fazer o processo sem mencionar casamento? O único interessado na cidadania sou eu na família, por isso estou fazendo o processo de todos e sozinho.
-Eu tenho 28 anos e meu RG foi obtido quando eu tinha 16 anos, logo o documento existe há 12 anos, será necessário a obtenção de um novo RG no Brasil? O mesmo vale para os RG da minha avó e do meu pai?

Desde de já agradeço a ajuda de todos.

Abs,
Vinicius

Comentários

• @vinissu Se vc já tem o nr do assento , data de nascimento e local..pode dar entrada sem ter o assento em mãos.Vc terá que fazer um processo de cada vez.Se seu bisavô foi o declarante do nascimento da sua avó, não precisa transcrever o casamento se fizer pela conservatória ACP.Depois de atribuida a nacionalidade da sua avó terá que transcrever o casamento dela.O R.G tem que ter no máximo 10 anos.
  • @vlad nao entendi quando vc mencionou sobre o meu bisavô ser o declarante da minha vó brasileira. Ela a registrou aqui no brasil. Como eu sei de precisa ou não da transcrição?

O meu rg tem mais de 10 anos e o do meu pai e da minha vó também..todos 3 precisam ser renovados antes de serem enviados para portugal? Nesde caso, preciso da certidao de nascimento de todas as partes atualizadas e nenhuma certifao ds casamento? Aqui no Brasil quando se casa, a certidao de nascimento fica retida e passa valer a certidão dd casamento, certo?
  • editado March 2018
    @vinissu como eu disse..seu bisavô foi quem registrou sua avó, então ele é o declarante. Os R.Gs precisam ser renovados.Vai precisar de todas as certidões recentes .Na transcrição de casamento da sua avó vai precisar da certidão de casamento dela.Para o processo da sua avó , do seu pai e seu..vai precisar da certidão de nascimento por cópia reprográfica apostilada.
  • editado March 2018
    @vlad então pelo o que entendi só precisa de transcrição de certidao de casamento do filho do português, minha avó no caso,das próximas gerações que nasceram aqui no brasil nao precisa, certo? A certidao de casamento substitui a certidao de nascimento...ainda sim irei precisar de ambas certidões para o meu Pai e minha vó?

Mais uma duvida..eu estou realizando o provesso sozinho sem ajuda de familiar...como farei para assinar o formulário 1C do meu pai e da minha avó na frente do notariado do consulado se apenas eu irei?

Desculpa por tantas dúvidas!!
  • @Vinissu sua avó e seu pai precisam assinar o formulário 1C e reconhecer a assinatura por autenticidade na frente do tabelião.
  • editado March 2018
    Obrigado @vlad!

Infelizmente é mais complicado do que eu pensei, se eu fizer a transcrição do casamento aqui pelo consulado do Rio de Janeiro irá demorar meses para agendar o processo. Não tenho como enviar para portugal pelos correios, só indo pessoalmente para fazer a transcrição e pelo o que a mulher da conservatória me informou, os processos estão demorando em média 1 mes e meio por geração sendo que ela só protocola, confirma a documentação e envia para Lisboa ou Braga, pois as conservatórias desses lugares tem autonomia para fazer o processo. Ainda sim, eu precisaria da procuração da minha avó e do meu pai para dar entrada no processo, sendo que ainda corre o risco do processo não ser deferido e dar viagem perdida. Se eu tiver um representante legal em portugal, essa pessoa poderia dar entrada para mim e em média 3 meses poderia ter a cidadania.

Eu preciso da cidadania o quanto antes, pois desejo ir ao pais procurar um emprego na minha área.
  • @vinissu, você pode pedir a transcrição via correio. consulte o tópico de transcrições de Ponta Delgada aqui do forum
  • @vinisuu

Você está pensando que é difícil o que não é. Basta um pouco de paciência para ler os tópicos.
    Primeiramente é preciso ver na certidão de sua avó se o português foi o declarante no registro de nascimento dela.
    Caso positivo vc não precisará transcrever o casamento dos bisavós se enviar o processo ao Arquivo Distrital do Porto.
    Peça o assento do bisavô Domingos
    Certidão de casamento ou óbito do bisavô apostilada.
    Certidão de sua avó cópia reprográfica apostilada - se estiver ilegível peça uma digitada também
    Cópia apostilada de identidade recente de sua avó
    Requerimento assinado no cartório com firma reconhecida por autenticidade
    Se a sua avó tiver mais de 80 anos faça a prova de vida no cartório.
    Vale postal 175 euros
    Após juntar esses documentos volte ao Fórum para saber como encaminhar o processo.

Somente após a atribuição da avó vc se preocupará com a transcrição de casamento dela que certamente será obrigatória. Para que pensar no tamanho do boi se a gente come um bife de cada vez?
  • @mariza

Oi Mariza, tudo bem?

Muito obrigado pelas dicas! Eu não sei como te agradecer mais do que você já tem me ajudado nesse fórum.

Eu estou aguardando o assento do meu bisavô ser enviado para o Brasil, eles já localizaram e me deram o número, mas creio eu que eu precise receber essa documentação no Brasil para enviar de volta a Portugal, correto?

Quando você disse para pedir a certidão de casamento ou óbito do meu bisavô, você quis dizer que só precisará apenas uma? Quando eu liguei para o consulado, para tirar as dúvidas, eles me informaram que eu precisaria das duas certidões porque para regularizar o estado civil dele em Portugal, correto? Por favor, me corrija se eu estiver errado....

O requerimento que você menciona seria o 1C, correto? Eu posso entregar para minha avó apenas assinar e eu ir reconhecer firma dela em algum cartória que ela já tenha firma sem a necessidade de ela estar presente ou ela precisa ir junto?

Minha vó fez 79 anos esse ano de 2018. Ainda teria que pesquisar por essa prova de vida.

Agora estou tentando descobrir como solicito as certidões aos cartórios sem ter que ir pessoalmente, pois fica muito longe.

Vou ler mais sobre esse assunto nos outros tópicos e desculpe-me pelas perguntas....fiquei feliz e estou ansioso para conseguir a cidadania.
  • @vinissu

O Consulado exige mais documentos que as Conservatórias. Eu te passei dicas para o envio diretamente para a Conservatória. No caso vc precisa seguir a orientação do Consulado.
    Se escolher o Consulado é lá que a sua avó precisará assinar o requerimento se decidir pela Conservatória ela poderá assinar no cartório.
    Com a informação da Conservatória você não precisa solicitar uma cópia do assento, basta preencher o requerimento com os dados.
    Atualmente estão exigindo prova de vida para maiores de oitenta anos, mas no Consulado é de graça.
    Alguns cartórios atendem pedidos de certidões via e-mail ou site.

• @mariza

Obrigado pelas respostas! Vou seguir seus conselhos, pois vou enviar diretamente para Portugal. Vou seguir suas dicas!

Você sabe me dizer se eu irei precisar da certidão de óbito e casamento atualizada e apostilada do meu bisavô? Preciso de ambas ou de apenas da certidão de óbito para atualizar o estado civil perante a conservatória de Portugal?

Abraços!!
  • Gente, duvida sobre os documentos ja apostilhados:

Reuni todos os documentos necessários no ano passado e não enviei.
    A certidão de nascimento do requerente (no caso meu pai) e o documento de identificação foram apostilhados em JULHO DE 2017.
    Ainda são válidos para dar entrada agora em abril? Li em alguns lugares que eles aceitam até 1 ano, mas ainda estou com dúvidas...
    Desde ja agradeço.
  • @brunopeixoto..algumas conservatórias só aceita até 6 meses (4ª CRC do Porto) .Mas creio que outras devem aceitar com menos de 1 ano.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.