Registro de casamento É NECESSÁRIO se o pai for PORTUGUES?

Gente, estou com dúvidas.

Me informaram que não é necessário registrar casamento dos pais para pedir a cidadania portuguesa se o pai for português. Isso procede?
Não queria ter que registrar o casamento dele, pois não quero me meter nas obrigações dele.

Abraços e obrigada a quem puder ajudar.

Comentários

• @Marina, se somente o pai for o português e foi o declarante,pode fazer o processo por ACP.
  • @vlad minha atribuição deve sair nessa semana. Sou casado pela segunda vez, no qual tenho 2 filhos (4 e 2 anos).
    Consigo fazer a cidadania deles na ACP sem transcrever casamento nem fazer processo de divórcio (uma estrovenga lusa)?
  • @SergioSelotijr pode sim, mas se futuramente quiser pedir a nacionalidade para a esposa ,tera q regularizar o estado civil em Portugal.
  • É, imagino isso, @vlad. Mas estou com proposta de trabalho em outro país e preciso dar andamento rápido e o meu processo do estado civil vai demorar um pouco por conta dessa burocracia.

Muito obrigado!
  • Olá, estou fazendo o processo de atribuição para minha mãe, nascida no Brasil e filha de pai português. A minha dúvida é se para fazer a minha atribuição terei que transcrever o casamento dos meus pais, sendo que são divorciados e meu pai é brasileiro (na minha certidão de nascimento consta que ele foi declarante)?
  • @mfmargarido tera sim q fazer a transcrição de casamento dos seus pais pq sua mãe será a portuguesa.
  • Obrigada pelo esclarecimento, @Vlad Pen. Ao mandar os documentos para a atribuição da minha mãe para a conservatória eu posso mandar junto os documentos para fazer a transcrição? E quanto ao fato do divórcio, altera alguma coisa?
  • @mfmargarido aconselho a atribuição da sua mãe ser concluída pq me parece q ACP não faz transcrição de casamento.
  • @Vlad obrigada. Então não precisarei registrar o casamento dele para conseguir minha nacionalidade?
  • @marina, como te falei no post acima, se dizer por ACP, não precisa transcrever o casamento.

• @Vlad Muito obrigada pela ajuda. Um forte abraço!!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.