Transcrição casamento SP x Lisboa

Pessoal,

Gostaria de informações sobre quem fez transcrição de casamento através do consulado em SP. Quanto tempo demorou?
E em Lisboa demora 10 dias em média, é isso gente?
Não tenho ninguém lá em Portugal, vou acabar tendo que fazer por aqui e pagando + caro... =(

Outra dúvida... meus documentos para atribuição (cert nasc, form 1C e RG) estão prontos (legalizados por Itamaraty e consulado) num envelope há 6 meses, só esperando a transcrição... A validade dos docs perante a CRC é 6 meses ou 1 ano?

Comentários

• O meu demorou 75 dias

Via consulado em SP.
  • Se os documentos ja estao legalizados pelo consulado, nao perdem mais a validade.
  • Tava vendo a lista no consulado...

Pedem até a certidão do meu pai... (minha mãe é a portuga). Burocracia master. E eles emitem o BI junto, é isso? Não haveria essa necessidade por enquanto...

Tenho uns parentes meio distantes em Portugal, mas não queria mexer... rsrsrs
    Será que compensa? É bem rápido...

E a procuração eu teria que legalizar aqui no consulado SP?
  • O meu demorou uns 40 dias pra ficar pronto pelo consulado de SP.... fiz apenas a transcrição (falei que eu ia à PT fazer diretamente o Cartão do Cidadão e que portanto não queria o BI agora).

A Certidão de Nascimento do seu pai vc vai precisar de qq jeito (mesmo se fizer direto em PT).

Eu achei que valeu a pena fazer pelo Consulado (acho que saiu até mais barato), a única coisa que não gostei foi que eles não informam nada.. nem qdo foi enviado os documentos pra PT (se é que eles enviam, heheh)

ah!.... se vc fizer direto em PT vc vai ter que fazer uma procuração pública (no cartório) e legalizar no Cosnulado
  • Olha
    Eu enviei meus documentos para transcriçao/obito de meu avô em julho
    Ligava no consulado de SP e informavam q já tinha enviado à PT.
    Até semana passada, quando liguei e fui informado q perderam todos meus documentos no consulado, antes mesmo de digitalizá-los para enviar a PT.
    Era tudo mentira, não enviaram nada
    Só descobri no consulado, quando questionei as informações q me davam, pois eu disse a atendente, que eu entrei em contato com o Concelho onde meu avô nasceu e eles informavam que não tinham recevido nada (3 consultas em 2 meses no concelho)

Posso dizer que talvez seja sorte no Consulado, minha impressão é péssima, horrível, me enganaram por meses.

São inflexíveis nas perguntas sobre atrasos.

Ainda bem q enviei o pedido de nacionalidade de meu pai mês passado, pois eu não sabia desta possibilidade, sobre o declarante do nascimento.

Não vou pedir minha cidadania pelo consulado.
  • No seu caso,

A transcrição seria mesmo necessária?
  • Bom, aaaaacho que a transcrição do casamento é ncessária sim... A portuguesa é minha mãe (viva) e o meu pai (brasileiro e vivo) foi o declarante do meu nascimento.

Então quer dizer que mesmo fazendo em Portugal vou precisar da certidão de nascimento dele???

Quais os documentos que preciso então??
  • Sim, fazendo em Portugal precisará dos documentos abaixo:

1. certidao de nascimento de inteiro teor do seu pai, legalizada no itamaraty e consulado.
    2. certidao de nascimento portuguesa da sua mae.
    3. certidao de casamento de inteiro teor, legalizada apenas no consulado.
    4. procuracao publica, legalizada no consulado ( essa procuracao eh sua mae que deve fazer ).
  • e se eu pedir a atribuição sem a transcrição?

Pessoal,

e se eu pedir a atribuição via CRC (pelo correio) sem fazer a transcrição? Já ouvi casos em que 'na sorte' as pessoas conseguem a atribuição sem ter que fazer a transcrição.

E se for 'barrado', o que pode acontecer? Tenho que pagar a taxa de novo? O processo fica parado esperando eu fazer a transcrição?

E em uma segunda hipótese, eu poderia enviar meus docs via correio agora e fazer a transcrição aqui no consulado de sp AO MESMO TEMPO?
  • Fábio,
    Sendo a sua mae a portuguesa e o seu pai o declarante e ambos casados, eles pedirao a transcricao. O fator sorte existe, mas eu nao confiaria muito nisso. O melhor e, no final das contas, mais rápido seria vc. nao esperar que eles lhe pecam a transcricao, pois o processo ficaria parado por um período que eles mesmos dao.
    Sua segunda hipótese poderia funcionar caso eles nao detectem imediatamente a necessidade da transcricao E se o processo no consulado for rápido.
    Há uma pessoa que se dispös a ajudar com as transcricoes diretamente em Portugal, pois vive là. Procure-a nos tópicos e fale com ela.
  • Sou da mesma opiniao que a Denise, eh melhor contar com a sorte somente quando realmente precisa dela, se sao casados, eh melhor transcrever o casamento, o processo caminha mais rapido e nao tera dor de cabeca la na frente, a CRC pedindo isso ou aquilo, e la se vai mais tempo de espera.

Talvez de pra enviar seu processo e fazer a transcricao pelo consulado, isso eu faria, ou pediria pra alguem em PT ajudar com a transcricao.
  • Fabio vou lhe dar um conselho, mais espero que vc tenho atitude, rsrsrsr, é assim os consulados tem como prioridade fazer os processo de pessoas que estão indo p/ Portugal!
    P q? As pessoas tem que esta documentada.
    Se vc é filho de mãe portuguesa vc vai no consulado portugues em sp, e diz que esta indo p Portugal e que quer resouver isso o quanto antes pôs só esta dependendo desta documentação para comprar a passagem.
    Agora vc tem que ser convincente!!!!!!
    E se tiver sorte consegue dar entrada nos 2 processos juntos, pôs no rio eles estavam fazendo assim, os 2 junto averbamento e transcrição.
    Existem casos e casos, se eles pudem eles empurram com a barriga, e todos vcs esperam pelo agendamento.
    Isso eu aprendi na marra ai no brasil e aki tbm!
    Tem que ser energico, se não ele vão empurrando para depois.
  • Consulado SP

Pessoal, vou fazer a transcrição do casamento de meus pais via consulado de SP mesmo. Estou com todos os docs em mãos, só tenho algumas dúvidas.

Neste meu caso, não precisarei enviar nenhuma certidão para autenticação do Itamaraty, certo?

E sobre as certidões... a do casamento é daqui de São Paulo mesmo, porém a do cônjuge é do Ceará. Mesmo fazendo via consulado precisarei do tal sinal público?? Não achei nada no site do consulado que falasse sobre o sinal público neste caso de atribuição...

PS.: Ambos estão vivos. Minha mãe é a portuguesa e meu pai é o brasileiro.
  • Fabio,

precisa sim legalizar as certidões no Itamaraty, mesmo fazendo via consulado, e certidões de outro estado precisa de sinal público, tem um cartório que faz isso na Praça da Sé.
  • TEmpo e dinheiro

Denise, e todos vocês amigos.

Vocês sabem a diferença de preço e tempo entre fazer pelo consulado e diretamente por portugal?
    qual é mais rápido e mais barato?
  • luiz

Pelas minhas contas fazendo pelo consulado sai mais barato q vc mandando alguem fazer pra vc em portugal, só q é mais demorado.

fazendo pelo consulado :

prazo de 4 a 6meses (o prazo q eles dão)
    valor +ou- R$ 400,00

pedindo pra alguem de CONFIANÇA fazer em portugal:

prazo : 15dias mais ou menos
    valor + ou - R$ 700,00
    isso pq alem da taxa de 105euros , ainda temos q fazer
    uma escritura publica e legalizar dvs documentos no consulado
    o q acaba onerando o custo.
  • Cibele

uma das certidões q eu pedi era em um cartorio da bahia, e eu pedi para q eles enviassem um cartao de sinal público para o cartorio mais proximo de mim para que reconhecesse a assinatura do oficial (nao sei como se chama rsrs).

eu fiz errado? tinha q ter ido em algum cartorio especifico ?
  • DEnise, essa procuração pública como faz?
    Preenche os dados e manda pro consulado? ou tem que reconhecer firma , autenticar etc no cartório antes?
  • Janaina,

pode ter sinal público de qualquer cartório da área de jurisdição do consulado, não tem um específico, falei da Praça da Sé porque é no centrão da cidade.
  • Luiz

vc está confundindo as bolas rsrsrs

a procuração publica será necessaria no caso de voce pedir para alguem fazer a transcrição para vc em portugal.

se vc fizer no consulado NÃO é necessaria a procuração publica.

e para faze-la no manual de ajuda aqui , tem um modelo q vc deve fazer igual , só q aí vc coloca os seus dados e os dados da pessoa q irá fazer isso pra vc em portugal. vá ao cartorio e diga q quer fazer uma procuração publica. o valor é de 70 a 100reais. eles te falam lá na hora.

espero te-lo ajudado.
  • Cibele

obrigada. rrsrsrs por vias das duvidas é sempre bom perguntar neh rsrsr
    valeu!!!
  • Muito Obrigado Janaína!

ok!
    e essa procuração tem que ter o selo do consulado pra depois mandar no Irn??
  • Luiz

agora vc me pegou!!!! rsrsrs nao sei te responder , vamos aguardar alguem aqui se manifestar tá

achei o modelo da procuração pra vc

P R O C U R A Ç Ã O

F (nome completo)__________________, no estado de
    (casado/solteiro/divorciado/viúvo)____________ natural da freguesia de
    ___________concelho de _____________, filho de _______________e de
    ________________, com residência habitual em___________, de
    nacionalidade___________ portador do passaporte (ou outro documento de
    identificação equivalente) n.º___________ emitido em (data de emissão)
    ____/____/_____, por (entidade emissora) ___________, constitui seu procurador
    o Senhor _____________________(nome completo do procurador), portador do
    bilhete de identidade (ou outro documento de identificação equivalente)
    n.º___________ emitido em (data de emissão) ___________, por (entidade
    emissora) ___________, com residência habitual em ___________, a quem
    confere poderes especiais para fazer a transcricao de casamento e obito dos meus pais em qualquer Conservatoria do Registo Civil em Portugal, podendo para o efeito declarar, praticar e assinar tudo o que seja necessário ao indicado fim, nomeadamente a declaração para fins de transcricao de casamento e obito, podendo se necessário, substabelecer os poderes que lhe forem
    conferidos.__________________________________________
    Em (local) ___________aos (dia) ___________, de (mês) ___________de (ano)

Ok valeu Cibele!!!
    E aí?
    eu mando todos os documentos pro consulado, ele carimbam e selam, aí mando pra Portugal pagando a taxa e eles retornam com a transcrição?
    Ou tem que alguém ir lá buscar? A procuração não pode ser minha mãe mesmo pedindo?
    bjo
  • Luiz,

não pode fazer transcrição de casamento pelo correio, só pessoalmente em PT ( podendo ser através de procurador ), ou através do Consulado.
  • Luiz,

quem faz a procuração é o próprio nubente, se estiver vivo, se não está, então faz o filho/a do português ou o interessado na nacionalidade.
  • hum.. entendi

bom, então vou esperar sair a certidão de nascimento da minha mãe, aí vou pra portugal pra tirar essa transcrição e DEPOIS encaminho os meus documentos....
    VALEU CIBELE!!! muitiiiiiiiiiissimo obrigado!!!!
    bjo a todos que ajudam sempre!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.