Sou Filho de Português, meus pais eram casados mas meu tio foi o declarante

Olá, eu tenho 24 anos de idade, estou tentando requerer a nacionalidade Portuguesa, mas eu gostaria de saber se irei conseguir, pois quando liguei no consulado fui informado de que meu pai tinha que ser o declarante, na época ele e minha mãe tinham brigado e meu tio acabou sendo o meu declarante na certidão de nascimento, o casamento deles não foi reconhecido em Portugal, lá ele se encontra casado com uma outra mulher ainda, teria que averbar o divórcio deles lá, depois o casamento do meu pai e da minha mãe? Mas a certidão deles daqui já encontra se com o divorcio averbado, e pra complicar ainda mais, meu pai faleceu a 6 anos
Eu estou totalmente perdido, alguem poderia me dar uma luz?
Obrigado

Comentários

• Inclusive eu possuo um formulário de autorização para viagem de menor, que foi feito para que eu pudesse viajar para Moçambique, onde meu pai morou e faleceu, o documento precisou ser feito para que eu pudesse viajar desacompanhado para lá, possui o nome do meu pai grau de parentesco e o numero do passaporte dele? ajuda alguma coisa?
  • editado March 2018
    @PauloCastroMoura se seu pai nasceu em Moçambique tem q confirmar antes se ele possue a nacionalidade portuguesa. De qualquer forma,terá q transcrever o primeiro casamento, homologar o divórcio em Portugal através de um advogado e depois transcrever o segundo casamento.
  • O meu pai nasceu em Portugal,
    Mas como eu faço pra fazer as transcrições? Ou simplesmente consultar como esta a situação?
  • @PauloCastroMoura
    Para consultar a situação você pode enviar um email para rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt informando os dados dele (nome, filiação, local de nascimento) e perguntar pelo estado civil. Também pode pedir uma certidão pelo civil online, mas custa 10 euros (paga com cartão de crédito internacional ou multibanco, se tiver conta em banco português) http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
    O fato de você não ter sido registrado pelo seu pai pai certamente complica um pouco o processo. Documentos como o que você falou ajudam. Se tiver algum assinado por ele, melhor ainda.
    Não entendi se seus pais eram casados aqui e se seu pai era casado com outra mulher em Portugal desde antes de você nascer ou se casou depois.
  • Eu possuo um documento assinado por ele, e minha mãe se casou com o meu pai, inclusive possuo até a certidão de casamento deles, posso pedir outra, mas antes de ele se casar com a minha mãe ele era casado com uma mulher aqui no Brasil, e fez a transcrição do casamento em Portugal, mas quando ele se divorciou dela ele não fez essa transcrição.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.