Ajuda
ViviiLopes
Member
Pessoal, por favor preciso de ajuda.
Primeiro vou explicar minha situação para ficar mais claro. Após, minha pergunta é simples e esta logo abaixo.
Sou bisneta de Português, minha bisavó era brasileira e foi casada com meu bisavô aqui no Brasil. Ela faleceu primeiro que ele e embora ele tenha tido outra mulher, não houve separação entre ele e minha bisavó.
O filho dele (meu avô) é vivo, minha avó também e são casados. Tenho meus pais vivos também. Tanto meus avós quanto meus pais são brasileiros.
MINHA DECISÃO PARA TIRAR A CIDADANIA:
Decidi que vou seguir a linha reta, tirar a cidadania do meu avô, depois a do meu pai e depois a minha.
Li toda as orientações no site do consulado de Portugal do estado de são paulo.
O problema não foi conseguir os documentos necessários, já estou com todos os documentos do meu biso e bisa: certidão de nascimento, casamento, óbito de ambos. Preciso apenas pegar os documentos do meu vô (bem mais fácil).
Na certidão de óbito dos meus bisos consta o averbamento do casamento e a certidão de casamento consta o óbito de ambos.
COMO EU IRIA PROSSEGUIR:
Eu iria seguir com a cidadania do meu vô pelo consulado de SP, iniciando primeiro a enviar a transcrição do óbito e casamento dos meus bisos. Após transcrito, iria mandar os documentos necessários para a cidadania do meu avô.
Após meu avô conseguir, iria enviar a transcrição do casamento dos meus avôs. Após transcrito, iria mandar o processo de cidadania do meu pai. Enfim, fazendo assim sucessivamente até chegar em mim.
obs: acabaram de chegar tudo que preciso do meus bisos, ainda não dei andamento e nem apostilhei nada.
MUDANÇAS DE PLANOS:
Após ler algumas situações na internet e ter a orientação de uma prima do meu namorado que está a 1 mês em Portugal, vi que mandando o processo para o consulado, posteriormente seria enviado para lisboa e iria demora uma eternidade para sair a cidadania do meu avô.
Foi ai que lendo algumas situação vi que o processo é bem mais rápido mandando direto para a Conservatória de Porto em Portugal.
AJUDA QUE PRECISO:
Se fosse fazer por aqui eu sei exatamente o passo a passo e quais procedimentos tenho que fazer.
O problema de mandar para Porto é que cada um fala uma coisa e tenho receio de mandar os documentos e faltar algo (até porque acredito que não são os mesmos documentos que são pedidos aqui).
Alguém poderia por favor me orientar qual site posso me apoiar para providenciar tudo para mandar para Porto?
Primeiro vou explicar minha situação para ficar mais claro. Após, minha pergunta é simples e esta logo abaixo.
Sou bisneta de Português, minha bisavó era brasileira e foi casada com meu bisavô aqui no Brasil. Ela faleceu primeiro que ele e embora ele tenha tido outra mulher, não houve separação entre ele e minha bisavó.
O filho dele (meu avô) é vivo, minha avó também e são casados. Tenho meus pais vivos também. Tanto meus avós quanto meus pais são brasileiros.
MINHA DECISÃO PARA TIRAR A CIDADANIA:
Decidi que vou seguir a linha reta, tirar a cidadania do meu avô, depois a do meu pai e depois a minha.
Li toda as orientações no site do consulado de Portugal do estado de são paulo.
O problema não foi conseguir os documentos necessários, já estou com todos os documentos do meu biso e bisa: certidão de nascimento, casamento, óbito de ambos. Preciso apenas pegar os documentos do meu vô (bem mais fácil).
Na certidão de óbito dos meus bisos consta o averbamento do casamento e a certidão de casamento consta o óbito de ambos.
COMO EU IRIA PROSSEGUIR:
Eu iria seguir com a cidadania do meu vô pelo consulado de SP, iniciando primeiro a enviar a transcrição do óbito e casamento dos meus bisos. Após transcrito, iria mandar os documentos necessários para a cidadania do meu avô.
Após meu avô conseguir, iria enviar a transcrição do casamento dos meus avôs. Após transcrito, iria mandar o processo de cidadania do meu pai. Enfim, fazendo assim sucessivamente até chegar em mim.
obs: acabaram de chegar tudo que preciso do meus bisos, ainda não dei andamento e nem apostilhei nada.
MUDANÇAS DE PLANOS:
Após ler algumas situações na internet e ter a orientação de uma prima do meu namorado que está a 1 mês em Portugal, vi que mandando o processo para o consulado, posteriormente seria enviado para lisboa e iria demora uma eternidade para sair a cidadania do meu avô.
Foi ai que lendo algumas situação vi que o processo é bem mais rápido mandando direto para a Conservatória de Porto em Portugal.
AJUDA QUE PRECISO:
Se fosse fazer por aqui eu sei exatamente o passo a passo e quais procedimentos tenho que fazer.
O problema de mandar para Porto é que cada um fala uma coisa e tenho receio de mandar os documentos e faltar algo (até porque acredito que não são os mesmos documentos que são pedidos aqui).
Alguém poderia por favor me orientar qual site posso me apoiar para providenciar tudo para mandar para Porto?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Assento de nascimento do seu bisavô português.
Certidão de nascimento por copia reprográfica apostilada do seu avô.
Requerimento 1C preenchido com assinatura do seu avô por autenticidade.
Vale postal de 175€ euros
Cópia do R.G.apostilado com até 10 anos.
Obs.após a atribuição do seu avô , vc repete o mesmo procedimento para seu pai e para vc.Um processo de cada vez.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3570/atencao-enderecos-para-envio-de-vale-postal-e-documentos#latest
Como voces nos vamos atras de informacoes nos consulados portugueses no Brasil e sempre ficamos deprimidos pela quantidade de documentos e ma vontade, mas e assim que funciona. Fui atras de informacoes no consulado portugueses de Sao Paulo, Brasilia e em Santos, aqui que foi o pulo do gato, Primeiro cada consulado pede os documentos basicos e alguns adicionais de sua propria vontade, fiz essa penitencia e no Consulado Portugues de Santos que consegui uma luz, a pessoa foi atenciosa (raro) e me disse que os documentos necessarios, era a certidao de nascimento de inteiro teor com apostilamento de Haya e a certidao do pai ou mae, nao precisaria pois obteria pelo sistema SIRIC - 100 anos informatizados. Fiz pergunta que todos que estao atras da cidadania querem quanto tempo e ela me disse tristemente de 8 meses a um ano...Ai veio a luz, perguntei se tinha outra forma de dar entrada no cidadania, ela respondeu que nos Registros e nos conservatorios em Portugal. Ai vai minha jornada e quem quiser e a dica.
1 - Liguei no Registro Geral em Lisboa, e fiz todas perguntas pertinentes e os documentos eram os mesmos e o prazo tambem, fiquei com aquela sensacao de depressao, mas vamos la, tive a ideia de ligar no Conservatorio de Arcos de Valdevez, meu pai nasceu la.
2- Encontrei o numero, o senhor Google ajudou.Ligando voce tem que fazer as perguntas certas e sem brincadeiras ou jeitinhos, aprendi que europeu nao gosta disso, o jeitinho brasileiro nao funciona e so ofende. As respostas sao curtas, grossas e rispidas, nao se assute e assim que eles sao.
3 - Fui informado que tinha que levar a certidao de nascimento e se meu pai era casado com minha mae deveria esta averbado em portugal, no meu caso minha mae e pai nao eram casado e essa infomacao nao estava no meu registro de nascimento.
4 - Obtive a certidao de nascimento de inteiro teor e a copia do livro de registro, fiz o apostilamento em Sao Paulo, em Brasilia e mais barato R$ 39,00 e da para enviar o documento pelo correio.
5 - Como estou desempregado fui para Portugal e no conservatorio de Arcos de Valdevez, dei entrada no processo dia 16/03/2018 e a senhora que me atendeu verificou os documentos e estava tudo correto, paguei 175,00 Euros pois sou de maior, menor nao paga e fui informado que em duas semanas estaria pronto, pois iria para Guimaraes fazer o registro de nascimento. Duvidei! mas hoje dia 26/03/2018 recebi o email de confirmacao.
Entao a dica e quem tem condicoes de ir para Portugual, leia a lei de cidadania no portal do consulado, procure o conservatorio onde seus pais nasceram, faca as perguntas certas com educacao e sem pensar em jeitinhos, um nao deles e um nao e pronto!
Se seus pais sao casados e nao estao averbados em Portugal, faca isso primeiro antes de dar entrada na cidadania, pergunte no consulado, tem custo mas deve ser feito antes de iniciar o processo de cidadania.
Espero que ajude, mas demorou apenas 15 dias! Fico feliz e gostaria que outras pessoas tambem conseguisem!
Abracos!!!