Família Alves Dias Portugal/Rio de janeiro/Região Amazônica

A minha avó, NAZI ALVES DIAS era filha de portugueses, o pai dela se chamava JOAQUIM ALVES FILHO e mãe LEOPOLDINA DE SOUZA ALVES. Existe muito pouco relato de minha história familiar, por parte da história de minha família materna. Minha avó nasceu ainda na costa portuguesa a caminho do Brasil, por volta de 1910 a 1940, tristemente sua mãe faleceu ao dar a luz ainda no navio, vindo ao Rio de Janeiro. Nessa viagem minha avó que acabara de nascer, já tinha dois irmãos( não sei a idade), LURDEZ ALVES DIAS e MANOEL ALVES DIAS. Minha avó foi registrada muito provavelmente no Rio de Janeiro, por onde sua irmã Lurdez ficou( talvez até o fim da vida) e algum tempo depois veio ao norte do país, mais precisamente região Amazônica, onde inclusive seu irmão Manoel Alves Dias também fixou residência( talvez até sua morte). Minha avó foi afastada muito cedo de sua irmã mais velha, e posteriormente conheceu meu avô na região amazônica e se mudaram para capital, Belém do Pará, assim ela perdeu contato com seu irmão. Minha mãe e meus tios contam que viram somente uma única vez na vida o tio deles, Manoel e chegaram a trocar cartas com a tia do Rio de Janeiro. Meu avô se chamava Eduardo Salles Dias e tinha uma irmã mais velha chamada, Carmélia de Salles Alves, que se casou com JOAQUIM ALVES FILHO( isso mesmo meu bisavó, estranho heim). Deste segundo casamento entre meu bisavô( pai de minha avó, o português) e minha tiavó( irmã de meu avô), nasceram 6 ou mais filhos, todas eram bem mais novos que minha avó, claro, Merian, Marci, Dora, Abraão, Josué e Joaquim inclusive eu mesmo conheci quase todos, a maioria faleceu ou segue muito distante.

Perguntando um pouco para meus tios, e os primos de meus tios, o pouco que se sabe é:
-Os primeiros cinco( pai, mãe e 3 filhos) vieram de Portugal, Ilha da Madeira ou Porto.
-Chegaram em Rio de Janeiro e mudaram pra região amazônica.
-Nosso nome português é: Alves, ou Alves Dias.
-O nome de meu bisavó era muito comum, era português, ele teve dois casamentos, um português e um brasileiro.

Entendo que, minha mãe e seus irmãos, podem em algum momento pedir registro como filhos/netos de portugueses, porém, fica extremamente difícil provar isso, uma vez que a mãe deles, nasceu em alto mar e foi registrada no brasil, rio de janeiro.

então, primeiro tenho que conseguir registrar minha avó como filha legítima de dois portugueses( Joaquim e Leopoldina).


Alguém tem informações ou algum grau de parentesco comigo?
Como consigo achar navio, porto ou documentos de chegada/nascimento e óbito no Rio de Janeiro dos 5?
Como consigo achar documentos portugueses somente pelos nomes de meus bisavô e bisavó?


Qualquer luz, eu agradeceria muito.



Entre ou Registre-se para fazer um comentário.