Mãe e pai portugueses, consigo fazer atribuição somente pela minha mãe?

Pessoal, me ajudem a esclarecer o meu caso.

Comecei a procurar a cidadania faz tempo, mas sempre me desanimei ao ler a burocracia do consulado porque para alguns critérios teria de ir atrás de alguns documentos.

Sou filha de pai e mãe portugueses (o caso até parece fácil...rs).
No caso a minha mãe é solteira e meu pai já foi casado com outra mulher (que não é minha mãe) e se separou dela (casamento e divórcio feitos no Brasil) e ele não mandou nenhuma documentação sobre isso para Portugal.
Meu pai possui a certidão com nome correto e o restante dos documentos brasileiros não, além de não ter atualizado seu cartão cidadão. Quando vi no consulado teria de ir atrás dessas correções (casamento, divórcio, correção de nome) e meu pai não iria correr atrás disso por mim =(
Por conta disso pensei em tentar fazer a cidadania só através da minha mãe.

Aqui nesse fórum, pelo o que entendi, talvez o processo pelas conservatórias (tirando a de Lisboa) fosse um pouco mais tranquilo do que o consulado.No caso, tenho os documentos de certidão de nascimento originais dos meus pais, fui registrada pelo meu pai 15 dias após meu nascimento e só teria que fazer a minha certidão por cópia reprográfica do livro.

Resumindo a dúvida, pelo conservatório esses problemas com os documentos do meu pai não teriam problema? Se tiver algum entrave com esses documentos do meu pai será que posso fazer a cidadania só através da minha mãe (documentos estão todos certinhos).

Obrigada!

Comentários

  • @Dani1000 como seus pais não foram casados , recomendo fazer a atribuição de nacionalidade pelo seu pai.Vc precisa do assento de nascimento dele.O restante do processo é fácil.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.