Cidadania portuguesa atravez da bisa avo
Boa noite,
Minha bisa avo era portuguesa(nascida em Argoselo),tenho a certidao de nascimento dela.
Minha avo e minha mae estao vivas,quero tirar primeiro a cidadania da minha avo e depois da minha mae e ate entao a minha....
Vcs podem me ajudar??
Agradeco a atencao!
Minha bisa avo era portuguesa(nascida em Argoselo),tenho a certidao de nascimento dela.
Minha avo e minha mae estao vivas,quero tirar primeiro a cidadania da minha avo e depois da minha mae e ate entao a minha....
Vcs podem me ajudar??
Agradeco a atencao!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Depois se restarem dúvidas volte a postar aqui para podemos te ajudar.
Como sua avó ainda é viva (gaças a Deus) vc poderá tirar a cidadania sem problemas.
Consulte cidadania por "atribuição".
Obrigada!
Bom vou responder suas perguntas com outras perguntas.
Gostaria de saber se tenho q averbar o casamento da minha bisa avo portuguesa primeiro de dar entrada no processo....ou depois.E quais sao os documentos??
QUEM EH O DECLARANTE DA CERTIDAO DA SUA AVO? DEPENDENDO DO DECLRANTE VC NAO PRECISARA AVERBAR. SE O SEU BISAVO FOR PORTUGUES NAO PRECISARA AVERBAR, SE FOR BRASILEIRO SIM
Tenho um primo q mora em Portugal,ele ja tem o BI dele,porem ele nao sabe se foi averbado o casamento da nossa bisa avo,ele tirou o BI dele pulando a mae dele(falecida).
PECA SEU PRIMO PARA PEDIR UMA CERTIDAO DA SUA BISAVO , VC IRA PRECISAR DELA MESMO E ASSIM VC SABERA SE A AVERBACAO FOI FEITA.
E se tera que averbar,ele podera fazer isso por mim?? SEU PRIMO PODE FAZER ISSO PRA VC LA. EH ATE MAIS RAPIDO, SUA AVO PASSARA UMA PROCURACAO PUBLICA PRA ELE E VC PROVIDENCIA OS DOCUMENTOS NECESSARIOS PARA TRANCRICAO. DAI ELE MARCA NUMA CONSERVATORIA EM PORTUGAL E FAZ. A TRANCRICAO LEVA UNS 10 DIAS PRA SAIR.
Moro em Dublin(Irlanda),sera q posso averbar o casamento deles no consulado portugues daqui???? NAO SEI TE RESPONDER DE UMA LIGADINHA PARA O CONSULADO DAI.
TEM UM LINK NA PAGINA INICIAL ONDE ESYA ESCRITO GUIA DE AJUDA, TEM BASTANTE COISA LA QUE PODERA TE AJUDAR.
ABS
FATIMA
Bom dia Fatima,
Tenho em maos a certidao de inteiro teor da minha avo brasileira.E nela meu bisa avo (brasileiro) registrou minha minha avo (brasileira).E na certidaoo fala : filha legitima dele declarante e de sua mulher (minha bisa avo portuguesa)......
Como ele a registrou tera q ser feito o averbamento ne??
Obrigada
Shalom Paty,
Não sou nada expert , mas pelo que eu li em outros casos se o português(a) não for o declarante na certidão de nascimento tem sim que fazer a transcricão do casamento. Esse processo pode ser feito no consulado e tb direto lá em Pt ( o que é beeem mais rápido ). Teve gente aqui na comu que fez através de procuracão para algum amigo/familiar que mora lá. No tópico do Guia das Maiores Dúvidas/Perguntas tem um modelo da procuracão. Boa sorte e segue em frente, demora um pouquinho, mas no fim vale muito a pena!!! Abs!!
Também lembrei de um colega nosso aqui que mora na Alemanha, ele teve que fazer a transcricão do casamento. Ele teve um certo trabalho pq em algumas conservatórias tem que marcar horário e tals, vamos ver se a gente acha o tópico dele e ai te passo p tu poder acompanhar. Boa sorte!!!
Como disse a Fátima: peça para o seu primo ver se a a transcrição já foi feita, pois é muito possível que sim já que ele já é português. Isso facilitaria muito a sua vida.
Boa noite,
Tenho uma duvida,ja tenhos as certidoes de nascimento de inteiro teor(brasileiras) ,ja mandei para o iatamaraty e so falta mandar para o consulado de portugal,porem essas certidoes acabaram vencendo em setembro(prazo de 180 dias).....acabei demorando pra manda-las a Portugal............
Hj liguei na CNAI de Porto,falei com um funcionario,perguntei a ele se eu posso usa-las ainda...e ele me falou que para dar entrada na atribuicao nao tem validade,e que eu poderia usa-las mesmo vencidas!!!!!!!
Mas achei muito estranho....vcs sabem se realmente posso usa-las??
Acho que ele me deu informacao errada....
Se o Consulado não quiser legalizar então você deverá solicitar outras. Informe-se no Consulado onde solicitará a legalização, pois as respostas podem variam também de consulado a consulado.
O prazo era mesmo de seis meses, mas passou a ser de um ano, então tu ainda tá dentro dele. E lembre-se: esse prazo é entre a data de emissão da certidão e o reconhecimento pelo Consulado, o tal do selo branco. Depois que elas recebem o selo ela já não perde mais a validade.
Boa sorte!!
Os consulados aumentaram a validade para 1 ano , foi o q minha irma ha 3 meses atras ficou sabendo em Sao Paulo. antigamente tinha ate esse requisito de 180 dias no site , mas agora nao ha mais.
O que o rapaz falou esta correto, desde que seja inteiro teor , carimbo do itamaaty e do Consulado ta valendo.
Na realidade a validade nao faz muito sentido o que faz sentido eh a veracidade do documento.
abs
Tenha uma duvida!
O formulario 1C,quando preenchido precisa ser assinado em cartorio brasileiro(com firma reconhecida do assinante) ou no consulado de Pt no Brasil??
Agradeco.
a assinatura tem que ser PRESENCIAL, preferencia no Consulado, se for muito dificil, longe etc, pode ser no cartorio.
JA ESTOU COM OS DOCUMENTOS PARA SEREM ENVIADOS A PORTUGAL:
- CERTIDAO DA MINHA BISA AVO(PORTUGUESA E COM O CASAMENTO AVERBADO NA CERTIDAO).
- CERTIDAO BRASILEIRA DA MINHA AVO BRASILEIRA REGISTRADA NO CARTORIO COM O VISTO DO ITAMARATY E COM O SELO DO CONSULADO PORTUGUES EM SAO PAULO.
- FORMULARIO 1C ASSINADO NO CARTORIO.
-COPIA DO RG DA MINHA AVO BRASILEIRA COM FIRMA RECONHECIDA.
GOSTARIA DE SABER SE ESTA TUDO CORRETO,POIS ESTAREI ENVIANDO PARA PORTUGAL ESSA SEMANA COM A TAXA DE 175 EUROS.
AGRADECO A ATENCAO!
O formulario1C foi legalizado no consulado?
O formulario 1C PRECISA SIM, ser autenticado no consulado, o que pode ser feito eh o requerente assinar presencialmente em cartorio e reconhecer firma por AUTENTICIDADE, mas depois PRECISA autenticar no consulado,nesse caso o requerente nao precisa ir ao consulado, qualquer pessoa pode levar para autenticar
O Fomulário 1C pode ter a firma reconhecida em cartório mas é obrigatória legalização do mesmo no consulado de Portugal da sua área !!!!!
Voltamos à estaca zero!!!!
.
Janaina Pamela: Essa pergunta eu creio q vc deveria fazer direto pra CRC rsrsrs deve existir alguma justificativa rsrs
Aqui eu aprendi a forma exata de vc conseguir sua cidadania. pra se conseguir isso vc nao precisa gastar nem mais nem menos , apenas o q é necessário .
agora o caminho é dado , se a pessoa duvidar q precise autenticar no consulado , entao q faça isso ué . somos todos livres. eu particularmente nao gosto de gastar 1real a mais sequer . se nao tem necessidade , como eu mesmo já mostrei aqui com o proprio email da CRC , PRA QUE gastar dinheiro ?
mas como falei somos livres, na duvida, nao vai ao cartorio , vá ao consulado entao. ou entao assine por autenticidade no cartorio e depois veja no consulado se eles legalizam isso pra vc . é simples.
tudo isso é simples !!!! nao tem pq a gente ficar complicando a coisa e perder tempo tentando descobrir pq eles aceitam pq eles nao aceitam e tals. existem dois caminhos vc escolhe um e segue , é simples mesmo !!!
.
Cibele: Pois é, eu também confirmei com a CRC um tempo atrás sobre assinatura em cartório, realmente eles aceitam sem precisar de legalização consular, inclusive na carta que minha irmã recebeu ( depois de eles terem perdido o formulário dela ), dava a opção de assinatura no cartório ou no consulado, e tem o caso de uma pessoa aqui já portuga ( e que é bisneto ), que fez todos os processos da família assinando o formulário apenas no cartório.