Cidadania portuguesa atravez da bisa avo

Boa noite,

Minha bisa avo era portuguesa(nascida em Argoselo),tenho a certidao de nascimento dela.

Minha avo e minha mae estao vivas,quero tirar primeiro a cidadania da minha avo e depois da minha mae e ate entao a minha....

Vcs podem me ajudar??

Agradeco a atencao!

Comentários

• Sim, podemos... antes de tudo dê uma lida no tópico "Respostas para as maiores dúvidas" lá tem um monte de resposta que vc precisará no início. Documentação, tudo que vc precisará para iniciar o processo.
    Depois se restarem dúvidas volte a postar aqui para podemos te ajudar.
    Como sua avó ainda é viva (gaças a Deus) vc poderá tirar a cidadania sem problemas.
    Consulte cidadania por "atribuição".
  • Serginho

Obrigada!
  • Paty

Bom vou responder suas perguntas com outras perguntas.

Gostaria de saber se tenho q averbar o casamento da minha bisa avo portuguesa primeiro de dar entrada no processo....ou depois.E quais sao os documentos??

QUEM EH O DECLARANTE DA CERTIDAO DA SUA AVO? DEPENDENDO DO DECLRANTE VC NAO PRECISARA AVERBAR. SE O SEU BISAVO FOR PORTUGUES NAO PRECISARA AVERBAR, SE FOR BRASILEIRO SIM

Tenho um primo q mora em Portugal,ele ja tem o BI dele,porem ele nao sabe se foi averbado o casamento da nossa bisa avo,ele tirou o BI dele pulando a mae dele(falecida).

PECA SEU PRIMO PARA PEDIR UMA CERTIDAO DA SUA BISAVO , VC IRA PRECISAR DELA MESMO E ASSIM VC SABERA SE A AVERBACAO FOI FEITA.

E se tera que averbar,ele podera fazer isso por mim?? SEU PRIMO PODE FAZER ISSO PRA VC LA. EH ATE MAIS RAPIDO, SUA AVO PASSARA UMA PROCURACAO PUBLICA PRA ELE E VC PROVIDENCIA OS DOCUMENTOS NECESSARIOS PARA TRANCRICAO. DAI ELE MARCA NUMA CONSERVATORIA EM PORTUGAL E FAZ. A TRANCRICAO LEVA UNS 10 DIAS PRA SAIR.

Moro em Dublin(Irlanda),sera q posso averbar o casamento deles no consulado portugues daqui???? NAO SEI TE RESPONDER DE UMA LIGADINHA PARA O CONSULADO DAI.

TEM UM LINK NA PAGINA INICIAL ONDE ESYA ESCRITO GUIA DE AJUDA, TEM BASTANTE COISA LA QUE PODERA TE AJUDAR.

ABS

FATIMA
  • fatima

Bom dia Fatima,

Tenho em maos a certidao de inteiro teor da minha avo brasileira.E nela meu bisa avo (brasileiro) registrou minha minha avo (brasileira).E na certidaoo fala : filha legitima dele declarante e de sua mulher (minha bisa avo portuguesa)......

Como ele a registrou tera q ser feito o averbamento ne??

Obrigada
  • Paty

Shalom Paty,

Não sou nada expert , mas pelo que eu li em outros casos se o português(a) não for o declarante na certidão de nascimento tem sim que fazer a transcricão do casamento. Esse processo pode ser feito no consulado e tb direto lá em Pt ( o que é beeem mais rápido ). Teve gente aqui na comu que fez através de procuracão para algum amigo/familiar que mora lá. No tópico do Guia das Maiores Dúvidas/Perguntas tem um modelo da procuracão. Boa sorte e segue em frente, demora um pouquinho, mas no fim vale muito a pena!!! Abs!!
  • Paty

Também lembrei de um colega nosso aqui que mora na Alemanha, ele teve que fazer a transcricão do casamento. Ele teve um certo trabalho pq em algumas conservatórias tem que marcar horário e tals, vamos ver se a gente acha o tópico dele e ai te passo p tu poder acompanhar. Boa sorte!!!
  • Paty,
    Como disse a Fátima: peça para o seu primo ver se a a transcrição já foi feita, pois é muito possível que sim já que ele já é português. Isso facilitaria muito a sua vida.
  • Serginho

Boa noite,

Tenho uma duvida,ja tenhos as certidoes de nascimento de inteiro teor(brasileiras) ,ja mandei para o iatamaraty e so falta mandar para o consulado de portugal,porem essas certidoes acabaram vencendo em setembro(prazo de 180 dias).....acabei demorando pra manda-las a Portugal............

Hj liguei na CNAI de Porto,falei com um funcionario,perguntei a ele se eu posso usa-las ainda...e ele me falou que para dar entrada na atribuicao nao tem validade,e que eu poderia usa-las mesmo vencidas!!!!!!!

Mas achei muito estranho....vcs sabem se realmente posso usa-las??

Acho que ele me deu informacao errada....
  • Paty,
    Se o Consulado não quiser legalizar então você deverá solicitar outras. Informe-se no Consulado onde solicitará a legalização, pois as respostas podem variam também de consulado a consulado.
  • Paty

O prazo era mesmo de seis meses, mas passou a ser de um ano, então tu ainda tá dentro dele. E lembre-se: esse prazo é entre a data de emissão da certidão e o reconhecimento pelo Consulado, o tal do selo branco. Depois que elas recebem o selo ela já não perde mais a validade.

Boa sorte!!
  • Paty

Os consulados aumentaram a validade para 1 ano , foi o q minha irma ha 3 meses atras ficou sabendo em Sao Paulo. antigamente tinha ate esse requisito de 180 dias no site , mas agora nao ha mais.

O que o rapaz falou esta correto, desde que seja inteiro teor , carimbo do itamaaty e do Consulado ta valendo.

Na realidade a validade nao faz muito sentido o que faz sentido eh a veracidade do documento.

abs
  • ...........

Tenha uma duvida!

O formulario 1C,quando preenchido precisa ser assinado em cartorio brasileiro(com firma reconhecida do assinante) ou no consulado de Pt no Brasil??

Agradeco.
  • Paty,

a assinatura tem que ser PRESENCIAL, preferencia no Consulado, se for muito dificil, longe etc, pode ser no cartorio.
  • BOA NOITE,

JA ESTOU COM OS DOCUMENTOS PARA SEREM ENVIADOS A PORTUGAL:

- CERTIDAO DA MINHA BISA AVO(PORTUGUESA E COM O CASAMENTO AVERBADO NA CERTIDAO).
    - CERTIDAO BRASILEIRA DA MINHA AVO BRASILEIRA REGISTRADA NO CARTORIO COM O VISTO DO ITAMARATY E COM O SELO DO CONSULADO PORTUGUES EM SAO PAULO.
    - FORMULARIO 1C ASSINADO NO CARTORIO.
    -COPIA DO RG DA MINHA AVO BRASILEIRA COM FIRMA RECONHECIDA.

GOSTARIA DE SABER SE ESTA TUDO CORRETO,POIS ESTAREI ENVIANDO PARA PORTUGAL ESSA SEMANA COM A TAXA DE 175 EUROS.

AGRADECO A ATENCAO!
  • Paty,
    O formulario1C foi legalizado no consulado?
  • O que a Denise quer dizer e que o 1C deve ser assinado presencialmente no Consulado ai entao eles colocam o selo do Consulado = Legalizacao.
  • Thiago

O formulario 1C PRECISA SIM, ser autenticado no consulado, o que pode ser feito eh o requerente assinar presencialmente em cartorio e reconhecer firma por AUTENTICIDADE, mas depois PRECISA autenticar no consulado,nesse caso o requerente nao precisa ir ao consulado, qualquer pessoa pode levar para autenticar
  • Sandra, na verdade, no outro tópico estavam falando que não precisa autenticar no consulado não. Eu também achei estranho, mas parece que a CRC aceita só a assinatura no cartório mesmo.
  • Em e-mail enviado pela CRC, foi dito que o formulário com assinatura reconhecida por AUTENTICIDADE, não terá a necessidade de passar pelo consulado. Inclusive, lembro de um caso que o rapaz fez o da avó, o do pai e o dele dessa forma, todos com sucesso.
  • Legalizar o Formulário 1C

O Fomulário 1C pode ter a firma reconhecida em cartório mas é obrigatória legalização do mesmo no consulado de Portugal da sua área !!!!!
  • Pessoal,
    Voltamos à estaca zero!!!!
  • Matheus: Não entendo isso de não precisar autenticar a assinatura presencial do cartório no consulado. Se em Portugal eles exigem o selo branco para as certidões (o selo do cartório brasileiro não vale), por que eles aceitam o selo do cartório para a assinatura?
    .
    Janaina Pamela: Essa pergunta eu creio q vc deveria fazer direto pra CRC rsrsrs deve existir alguma justificativa rsrs

Aqui eu aprendi a forma exata de vc conseguir sua cidadania. pra se conseguir isso vc nao precisa gastar nem mais nem menos , apenas o q é necessário .

agora o caminho é dado , se a pessoa duvidar q precise autenticar no consulado , entao q faça isso ué . somos todos livres. eu particularmente nao gosto de gastar 1real a mais sequer . se nao tem necessidade , como eu mesmo já mostrei aqui com o proprio email da CRC , PRA QUE gastar dinheiro ?

mas como falei somos livres, na duvida, nao vai ao cartorio , vá ao consulado entao. ou entao assine por autenticidade no cartorio e depois veja no consulado se eles legalizam isso pra vc . é simples.

tudo isso é simples !!!! nao tem pq a gente ficar complicando a coisa e perder tempo tentando descobrir pq eles aceitam pq eles nao aceitam e tals. existem dois caminhos vc escolhe um e segue , é simples mesmo !!!

.
    Cibele: Pois é, eu também confirmei com a CRC um tempo atrás sobre assinatura em cartório, realmente eles aceitam sem precisar de legalização consular, inclusive na carta que minha irmã recebeu ( depois de eles terem perdido o formulário dela ), dava a opção de assinatura no cartório ou no consulado, e tem o caso de uma pessoa aqui já portuga ( e que é bisneto ), que fez todos os processos da família assinando o formulário apenas no cartório.
  • Obrigada por colocar minha resposta de novo !
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.