Consulado ou Itamaraty...
Sempre que tratamos de assuntos relacionados, com a Nacionalização Portuguesa, nos deparamos, sobre questões, pertinentes, as documentações que irão compor o processo de Nacionalização.
Tem gente, que cita, que alguns documentos tem que passar pelo carimbo do Itamaraty, outros citam, que não, que somente tem que passar, pelo Consulado.
Eu entendo o seguinte: Nem todas as principais capitais brasileiras possuem Consulados Portugueses, e essas Capitais, tem que reconhecer, como efeito cartorário, tais documentos pelo Itamaraty.
As que possuem, os processos seguem os trâmites consulares normais, não precisando do reconhecimento do Itamaraty, até porque o Consulado supre, tal procedimento.
Alguem se habilite, para me dizer se estou certo ou errado, e informe qual o caminho correto a seguir.
Desde já agradeço pelas informações.
Tem gente, que cita, que alguns documentos tem que passar pelo carimbo do Itamaraty, outros citam, que não, que somente tem que passar, pelo Consulado.
Eu entendo o seguinte: Nem todas as principais capitais brasileiras possuem Consulados Portugueses, e essas Capitais, tem que reconhecer, como efeito cartorário, tais documentos pelo Itamaraty.
As que possuem, os processos seguem os trâmites consulares normais, não precisando do reconhecimento do Itamaraty, até porque o Consulado supre, tal procedimento.
Alguem se habilite, para me dizer se estou certo ou errado, e informe qual o caminho correto a seguir.
Desde já agradeço pelas informações.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Aqui no consulado de Portugal de Salvador eles exigem que a certidão de nascimento de inteiro teor seja autenticada pelo Itamaraty para que eles permitam a legalização do Formulário 1C assinado presencialmente no consulado...
Desta feita é como se fosse um pré requisito dos consulados, mas honestamente acho que quanto mais legalizado um documento mais fácil será o processo.
Aqui na Bahia eles juram de pés juntos que não há necessidade de legalizar no consulado o RG autenticado em cartório brasileiro. Porém na prática houve quem tivesse o processo atrasado por ter enviado o RG sem o carimbo do consulado.
Obrigado meu irmão, pela sua atenção.
Na verdade, o próprio formulário 1C, já diz, quais os documentos, que devem instruir o processo.
Justamente por não haver uma uniformidade de procedimentos nos Consulados, é que acaba levando, muitas pessoas, a dispender, muito tempo e dinheiro.
Todas as Conservatórias Portuguesas, já são digitais, e os trâmites por lá são bem mais rápidos, sendo mais viável os pedidos serem feitos, diretamente para a CRC, via correio.
Um grande abraço.