Consulado ou Itamaraty...

Sempre que tratamos de assuntos relacionados, com a Nacionalização Portuguesa, nos deparamos, sobre questões, pertinentes, as documentações que irão compor o processo de Nacionalização.
Tem gente, que cita, que alguns documentos tem que passar pelo carimbo do Itamaraty, outros citam, que não, que somente tem que passar, pelo Consulado.
Eu entendo o seguinte: Nem todas as principais capitais brasileiras possuem Consulados Portugueses, e essas Capitais, tem que reconhecer, como efeito cartorário, tais documentos pelo Itamaraty.
As que possuem, os processos seguem os trâmites consulares normais, não precisando do reconhecimento do Itamaraty, até porque o Consulado supre, tal procedimento.
Alguem se habilite, para me dizer se estou certo ou errado, e informe qual o caminho correto a seguir.
Desde já agradeço pelas informações.

Comentários

• Consulado de Salvador

Aqui no consulado de Portugal de Salvador eles exigem que a certidão de nascimento de inteiro teor seja autenticada pelo Itamaraty para que eles permitam a legalização do Formulário 1C assinado presencialmente no consulado...
    Desta feita é como se fosse um pré requisito dos consulados, mas honestamente acho que quanto mais legalizado um documento mais fácil será o processo.
    Aqui na Bahia eles juram de pés juntos que não há necessidade de legalizar no consulado o RG autenticado em cartório brasileiro. Porém na prática houve quem tivesse o processo atrasado por ter enviado o RG sem o carimbo do consulado.
  • Consulado ou Itamaraty...

Obrigado meu irmão, pela sua atenção.
    Na verdade, o próprio formulário 1C, já diz, quais os documentos, que devem instruir o processo.
    Justamente por não haver uma uniformidade de procedimentos nos Consulados, é que acaba levando, muitas pessoas, a dispender, muito tempo e dinheiro.
    Todas as Conservatórias Portuguesas, já são digitais, e os trâmites por lá são bem mais rápidos, sendo mais viável os pedidos serem feitos, diretamente para a CRC, via correio.
    Um grande abraço.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.