TRANSCRICAO e ATRIBUICAO

Olá pessoal.. tudo bem?
desculpa criar mais um tópico.. mas quanto mais leio.. mas confuso eu fico! =P

Primeiro... deixa eu começar explicando toooda a história.

Meu avô.. pai da minha mãe.. era português.. e casou-se aqui no Brasil com uma Brasileira..

Eu e minha mãe gostariamos de tirar a nossa nacionalidade por atribuição.. primeiro ela pelo meu avô e eu pela minha mãe posteriormente..

1 - meu avô é o declarante da minha mãe.. logo.. não precisamos fazer a transcrição do casamento dele com a minha avó...... CORRETO??? (economizando tempo e dinheiro - futuramente irei fazer essa transcricao e óbito do meu avô... por méritos morais mesmo)

2 - dps de ter conseguido a nacionalidade da minha mãe.... vou ter que fazer transcrição do casamento DELA com o meu PAI.... o meu declarante foi o meu pai....... logo.. tenho que fazer essa transcrição do casamento deles..... CORRETO..???

3 - eles (meus pais) já se divorciaram... haverá algum problema?

4 - dps de fazer a transcrição do casamento dos meus pais....... terei q dar inicio a minha atribuicao...... terei que usar a certidao de nascimento da minha mãe para isso... mas é a certidão de nascimento brasileira dela...? ou terei que usar outro documento de assento dela ou algo parecido....?

mas eu acho que tem uma coisa que pode ser empecilho.... o nome de registro do meu avô é Manuel Coimbra de Almeida (nome bem portuga hein.. eheheheh).. filho de Manuel Coimbra de Almeida (sim.. meu avô tem o mesmo nome de registro do meu bisavô... EeEeE imaginacao) e Gracilda da Gloria Coimbra..... POREM.. quando meu avô tirou carteira de identidade ao chegar no Brasil ele SIMPLESMENTE mudou de nome..!! Sem mais nem menos.... para Manuel Coimbra Junior... logo TODAS as certidoes da minha familia.. aparece o nome dele como M. C. Junior nao o de registro... será q vou ter algum problema?? pelo menos.. em todas as certidoes da minha familia a filiacao do meu avô aparece os nomes certos... o que vcs acham??

desculpa pele texto gigante.
MUITO OBRIGADO!!
bjs.. t+
«1

Comentários

• PS.:

outra dúvida....

seria melhor fazer dois processos separados de atribuição para a minha mãe e naturalização pela minha parte? (ao msm tempo)..

Assim não teria que fazer a transcricao do casamento dela....... eu acho.... e n teria q esperar pelo processo dela ser deferido... e assim.. n terei q esperar tanto tempo... de processo de atribuicao dela.. transcricao e só dps fazer a minha atribuicao e ainda esperar esse tempo do meu processo...

qual a opiniao de vcs?!

bjsss.. t+
  • Osorio, acho que te conheço da comunidade de cast members... eu sou 2008/2009

Sobre a parte do nome errado, eu não sei, o nome errado tá na certidão de nascimento da sua mãe? Isso que é o mais importante.... Vcs não viram isso na hora de fazer os processos de retificação?

Agora sobre a transcrição... Em tese, de acordo com a lei pelo menos, a sua mãe terá q fazer a transcrição pra regularizar a situação em PT, inclusive depois homologando o divórcio.

Porem, ha experiencias relatadas aqui de quem tenha feito por atribuiçao ignorando a transcrição de casamento quando é "filho da mãe", e alem disso, talvez vc possa fazer a prova de filiaçao por outras formas.

Vc está com mt pressa para tirar? Vejo q vc ja ta ha 2 anos nessa, acho q vale a pena investir em 2 atribuições, pq de fato fazer naturalização é mt mais chato e demorado.
  • ah sim, as perguntas!

1. não precisa transcrever, se ele é o declarante.

2. a transcrição do casamento da sua mãe com seu pai é o que se indica, é o padrão como forma de prova de filiação, mas repito, já li aqui casos em que não se fez a transcrição quando o ascendente português é a mãe (creio que tenha sido a Fätima!)

3.não há problema nenhum na transcrição se os seus pais já são divorciados, mas de qualquer maneira sua mãe é obrigada pela lei portuguesa (não sei qual a sanção!) a regularizar toda a vida civil dela, portanto pelo menos na teoria ela teria que, após transcrever o casamento, homologar o divórcio, que é um processo judicial de reconhecimento de sentença estrangeira, a ser feito no Tribunal da Relação, em portugal, com advogado.

4. Ao fim do processo da sua mãe, vcs receberão na casa de vcs uma certidão de nascimento, com o assento de nascimento da sua mãe na Conservatório dos Registos Centrais de Lisboa. É o registo do nascimento dela lá. E é esse registo (particularmente o numero de assento) português que vc vai usar para fazer a sua própria atribuição..

Eu particularmente recomendaria o envio da certidão original de sua mãe para acelerar o processo, foi o que a experiência própria me ensinou. Eu e minha irmã, mesmo pai e mesma mãe, só que eu com certidão original do meu pai, e ela só com a cópia. Resultado: eu fui assentada em 22/09, e ela em 05/11.
  • Nossa, agora que vi, confundi dois tópicos que li, vc não tá há dois anos nessa, ignora... ahhahahah!!!

Tipo, numericamente falando, digamos que a média dos processos de atribuição seja de 3 meses, e de naturalização de 9 meses (caso padrão, em que não há qualquer problema nas certidões etc.)

Nesse caso, mesmo fazendo a transcrição no consulado (que não seja no RJ!!!!), as duas atribuições sairiam em menos de 9 meses, e se for mais, vai ser pouco a mais, nada que não valha a pena esperar, até pelo trabalho maior que dá fazer o processo de naturalização.

Se vc tiver sorte pode arranjar alguém em PT pra fazer a transcrição por vc, e aí sai mt mais rápido.

Td é uma questão de avaliar que pressa vc tem, se for uma situação de vida ou morte, nem transcreve, vai direto na fé! ehhehee

A sua ultima instancia é a naturalizacao, pq só esse processo é maior que as duas atribuiçoes (com certeza)
  • Osorio,

estou passando a minha resposta a sua pergunta que estava no outro topico, vou apagar por la pra organizar melhor:

voce pode sim fazer pelo Consulado de Brasilia, mas ja adianto, eles sao muito ruins pra transcricao, o ideal seria voce pedir pra alguem fazer direto em Portugal, mas se nao der, so resta o Consulado dai.

Para legalizar as certidoes do Rio, voce vai ter que ir num cartorio ai de Brasilia e pedir um sinal o publico, e so depois podera legalizar no Consulado.

O divorcio dos seus pais nao faz diferenca do seu processo, faca a transcricao do casamento deles e depois entre com seu pedido de nacionalidade, apenas sua mae ficara com o estado civil omisso nos documentos ( BI+Passaporte ), para ela regularizar a situacao, tera que entrar com uma homologacao de divorcio em Portugal, e isso so eh possivel atraves de advogado
  • Resposta da Denise sobre os documentos necessarios

Osorio,
    Bom, nesse caso depois que a sua mãe obtenha a nacionalidade portuguesa deverá transcrever em Portugal o casamento com o seu pai. Em seguida você poderá pedir a sua nacionalidade.
    A transcrição pode ser feita pessoalmente ou por procuração em Portugal ou diretamente no Consulado Português da sua região.
    Os documentos para a da sua mãe são:
    - Certidão de nascimento do portugues ou os dados completos (nome, data de nascimento, freguesia, conselho, etc)
    - Certidão de nascimento dela em inteiro teor (autenticada no Itamaraty e legalizada no Consulado)
    - Cópia autenticada do RG ou do passaporte dela (legalizada no consulado)
    - Formulário 1 C assinado presencialmente no Consulado (ver Guia de Ajuda da comunidade)
    Reunidos os documentos acima, se quiser, envie por SEDEX ao endereço que aparece no formulário 1C, junte uma cópia do vale postal chamado Dinheiro Certo com o valor de 175 euros.
  • Osorio,

nao complica, rssssss, se sua mae quer a nacionalidade, faca tudo por atribuicao, muito mais facil, e a transcricao a gente da um jeito aqui na comunidade de arrumar alguem em PT pra fazer isso por voce, hehehe.

Quanto ao nome, vou deixar a Sandra te responder a respeito, ela tinha um problema desses, mas acho que o dela nao tinha supressao de sobrenome, apenas o Junior adicionado, bem, no guia de ajuda tem uma lei que obriga os cartorios a retificarem nomes em certidoes, da uma olhada e tenta levar a lei no cartorio e veja se eles corrigem. Se nao conseguir, nos fale.
  • Mariana
    meu deus... mas esse povo da Disney tá em todo lugar q eu vou..! =P heheheuehueheuhe....
    Obrigado.. =D

Cibele
    a questao do nome.... é a seguinte... meu avô ele trocou o nome dele... SEM MAIS NEM MENOS...!!! chegou pra tirar a identidade... e flw "pode colocar o nome X..!?" e trocou o nome..! simples assim..!! pior de tudo foi o cara que fez isso... aceitar essa mudança de nome sem processo... sem registro.. sem nada...!! (mas tb né, em 1900 e pedrinha.............) Daí em seguida TODAS as certidões da minha família... mas TODAS MESMO..!!! Consta o nome Manuel Coimbra Junior... Certidões de casamento dele... da minha mae... das minhas tias... Certidoes de nascimento da minha mae... a minha.. do meu irmao... das minhas tias.. dos meus primos..... tudo com Manuel C. Junior..!! =S =S =S

tenso........
    ehehehehe..

e sim... tenho um pouco de pressa...
    mas vcs acham necessário transcrever o casamento do meu avô com a minha avó para fazer o pedido de atribuiçao da minha mae....!?!?

obrigado pela ajuda gente..

bjsss.. t+
  • se o seu avo eh o declarante da sua mae, nao precisa da transcricao, quanto ao nome, vou deixar alguem ou a Sandra comentar a respeito do dela, mas voce pode tentar a retificacao no proprio cartorio, tem uma lei que obriga os cartorios retificarem, esta no guia de ajuda, nao custa tentar.
  • É, teu único problema agora é o nome, não precisa transcrever o casamento do seu avô.
    Mesmo com pressa, o caminho mais rápido é a atribuição, como na continha que fiz acima!
  • huuuummm... oks entaum... OBRIGADAO gente..

bom.... eu tava pensando... sera q via dar prol o nome....? pq olha soh.. a certidao dele aparece os nomes dos pais certos... e a certidao da minha mae.. aparece os nomes dos avos paternos... certos tb... conforme na certidao do meu avô...
    acredito q n de prol... mas soh tem um jeito de saber neh... tentando.. =P
    ehehehehehehe..

enfim gente.. brigado.. t+
  • No meu caso, meu avô foi registrado como filho de mãe solteira. Quando chegou no Brasil e teve as filhas, ele incluiu o nome do pai dele na certidão delas. A CRC pediu esclarecimentos, mas no fim não exigiu a retificação. Eu enviei um carta bem detalhada, explicando a história dele e tal. Disse que meu avô sabia quem era o pai dele, apesar do nome não constar na certidão de nascimento. Como não tinha muita escolaridade, ele não sabia que podia causar problemas futuros, etc.

Acho que se você explicar o engano do seu avô numa carta, há chances deles aceitarem. Se não aceitarem, vão pedir a retificação.
  • pessoal...

fui ver a certidao da minha mae hj de novo...

e vi q no declarante tah assim.....

declarante: o pai - digo - nome de outra pessoa......

sera q isso acabou com toda minha alegria...? e terei q transcrever o casamento...?

t++
  • Osorio,

se estiver escrito declarante: o pai, esta certo.

Mas o que vc quis dizer com: "digo - nome de outra pessoa......" ?
  • tah literalmente assim....

"declarante: o pai - digo - Calos Pinto Melho Palhares"

e esse carlos... ngm nem sabe kem eh..! =P
    nem minha mae... nem minha avó.. nem ngm.. =P
    ehehehehehehhe...

t+
  • provavelmente eh o escrivao, a pessoa que "transcreveu" o nascimento.
  • huuuuummm...

é possivel...!!

vou olhar isso depois...

brigadao Cibele.. =D =D =D
  • Osorio, vc olhou a certidão de nascimento comum ou a de inteiro teor de sua mãe? pode ser que a de inteiro teor saia redigida de forma mais clara. De qq forma, o nome completo de seu avô deve aparecer comp o declarante. O cartório pode reitificar esse nome "Carlos" se foi erro deles ou se está apenas confuso.
  • Isso significa que o tal Carlos declarou o nascimento e que o escrivão se confundiu e achou que ele era o pai. Para desfazer o erro, ele escreveu o "digo". Na certidão da casamento da minha mãe tem algo assim também. "24 anos, digo, 23".
  • mas ai eh q tah....

o meu avô foi declarar tb... e minha avó confirmou isso...

só se ele enganou td mundo e mandou outra pessoa fazer isso..! =P
    eheehheuehuhea...

pow... meu caso tah cheio de confusao...

1 - o meu avô troca de nome do nada....
    2 - esse trecu do "digo"....

aff....
  • Osorio, o declarante nao foi o pai
  • Osorio,

dos males o menor, transcrevendo o casamento, os problemas serao sanados.
  • ehh.. vou ter q fazer isso sim....

q saco.. =P

quanto eh msm pra transcrever...? e knto tempo fica pronto transcricao de casamento...?

brigadao gente...
  • Voce pode fazer atraves do Consulado ou em Portugal, pessoalmente ou por procurador.

Custa 105 euros em Portugal e fica pronta em ateh 10 dias, o Consulado cobra alguma taxa a mais sobre esse valor. As transcricoes em Sao Paulo, tem levado de um a dois meses pra ficar pronta.
  • ehh....
    mas vou fazer aqui na embaixada d brasilia msm....

jah vou aproveitar e transcrever o obito tb...

falando nisso.. a certidao de obito... pra transcrever.... naum ha necessidade de ter sido emitida ha menos de 6 meses naum neh...!?

e outra pgt.... eles se casaram no rio... minha avó ainda tá viva.... minha mãe.. filha do portuga com minha avó... pode dar entrada no processo de transcricao aqui em BSB...? ou só minha avó pode pedir a transcricao...!?
  • Osorio

pelas regras do consulado de SP: sua avó deve ser a requerente da transcriçao de casamento e óbito. Se ela mora em BRASILIA, tem q ser na embaixada/consulado.

quanto a validade, ja falaram q apos MRE reconhecer nao perde a validade, ja falaram que são 6 meses, uns dizem 1 ano.

No consulado de SP: validade de 1 ano, mas nao diz nada sobre nao perder a validade apos MRE reconhecer.

Uma dica: pegue uma novinha e pronto.
  • Dani...

minha avó mora em Rio das Ostras... cidade no litoral do estado do RJ..... entao ELA que vai ter que sair de RdO pra ir ateh o Consulado no RJ pedir a transcricao de casamento...?

pq se for......................... idosa n da pra ficar viajando assim.. =T eh frods... soh complica....

eu pensei... q como minha mãe... q é filha do casal... do portuga falecido e da brasileira.. viva.. porem idosa... n teria problema dela.. minha mae... fazer a transcricao...

vou tirar uma certidao de casamento deles nova.. mas tah complicado.. pra vc ter uma ideia.. qnd eles casaram.. o RJ ainda era DF...! =P hehehehehe..

esse meu caso... tah cada dia mais complicado....! tah dificil....
    mas vamos lah neh...!

obrigado.. t+
  • Desiste não Osorio!!!
  • entao Osorio.

eu nao entendo sobre o consulado do RJ, talvez Lara e as outras meninar possam te ajudar melhor.
    Mas no caso do consulado de SP, é tudo por correio, minha avó assinou com a digital, pois nao consegue mais usar as maos, ela nao precisou ir até o consulado.
    Veja no site do consulado do RJ, eles devem ter as informaçoes
  • A certidao nao perde a validade apos reconhecida pelo consulado, nao pelo itamaraty.

Osorio,
    acho que da sim pra sua mae fazer o pedido da transcricao, o "interesse" eh dela e nao da sua avo, conversa com eles e as certidoes do Rio, para terem validade ai em Brasilia, tem que ter um sinal publico feito no cartorio ai de Brasilia, sem isso, a embaixada nao aceita.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.